A última atualização do boletim de Influenza, da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), realizada no último dia 10 de maio, constatou cinco óbitos em Goiás pela doença, sendo uma em Goiânia. Goiás registrou 100 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave/SRAG este ano. Os números apontam um crescimento de 23,4% em relação ao mesmo período de 2013, também de acordo com a secretaria.
Número de casos
Dos 100 casos de SRAG notificados no Estado, 14 foram por Influenza, sendo: 10 casos por Influenza A-H1N1, onde 4 evoluíram para óbito; 2 casos por Influenza A-H3N2, onde 1 evoluiu para óbito; 2 casos por Influenza B, onde os dois evoluíram para cura.
Os quatro óbitos causados por Influenza A-H1N1 ocorreram nos municípios de Corumbaíba (2), Goiânia (1) e Itapaci (1). A morte pelo Influenza A-H3N2 aconteceu em Rio Verde.
Imunização
A Secretaria da Saúde de Goiás prorrogou a vacinação contra a Influenza até o dia 23 de maio, em razão da baixa procura pela vacina nos postos de saúde. Até o momento a cobertura vacinal está em 65,66% (6º lugar no ranking nacional) e a meta é imunizar 80% da população-alvo.
O público-alvo definido pelo Ministério da Saúde é formado por oito grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes (independente da idade gestacional), puérperas até 45 dias após o parto, pessoas com 60 anos ou mais de idade, indígenas, trabalhadores de Saúde que atuam nos serviços de referência para Influenza, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e população carcerária e funcionários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário