sábado, 6 de novembro de 2010

JOGADORES GOIANOS ABANDONAM GOIÁS, VILA NOVA E ATLÉTICO-GO POR FALTA DE ESTRUTURA

André Magalhães, atacante 16 anos talento goiano de São Franscisco de Goiás, direto para o Internacional de Porto Alegre, hoje ao lado de Tinga, sem passar pelos clubes goianos.



Foi-se o tempo que os garotos bons de bola buscavam o Goiás, Vila Nova e Atlético para realizar o sonho de se tornar jogadores profissionais. Com as categorias de base sucateadas e sem estrutura nenhuma dos clubes goianos, que outrora eram grandes reveladores de talentos, as jovens promessas do centro-oeste buscam oportunidades em clubes cujas as estruturas nas categorias de base deixam os clubes goianos parecendo favelados do futebol. Nenhum clube goiano possui centro de treinamento com alojamento para as categorias de base ou seja não tem estrutura. Em contra-ponto clube como Cruzeiro, Atlético Mineiro, Internacional, São Paulo e Atlético Paranaense tem estrutura para base que deixa qualquer pai sonhando ver seu filho "estudando" futebol.

ATLÉTICO PARANAENSE

A principal prova da excelência do CAP na formação de jogadores de futebol são os vários atletas do clube que já passaram pelas diferentes categorias da seleção brasileira. No total, são 22 jogadores que já vestiram a camisa da seleção cinco vezes campeã do mundo.

Destaque especial para o meia Kléberson, pentacampeão mundial na Copa de 2002, formado nas categorias de base do CAP, e que hoje atua no Besiktas, da Turquia; para Fernandinho, que está no Shakhtar, da Ucrânia, e Dagoberto , ambos campeões mundiais sub-20 em 2003; e para o jogador Paulo Rink, também formado nas categorias de formação do clube e o primeiro jogador brasileiro a vestir a camisa da Seleção da Alemanha, tendo participado inclusive do Campeonato Europeu de Seleções em 2000.

O Clube Atlético Paranaense mantém duas categorias de formação (juvenil e júnior). Atualmente, os garotos do Furacão disputam em média 10(dez) competições por ano, sendo 06 (seis) campeonatos pela categoria juvenil e 04(quatro) pelos juniores.

O complexo abriga toda a estrutura administrativa e as equipes das categorias de formação do Atlético. O espaço reservado a elas tem:

Vestiário para time júnior
Vestiário para time juvenil
Dois vestiários para as equipes visitantes
Dois vestiários para árbitros
Sala de Musculação
Alojamento com 22 leitos, para atletas em teste
Sala de Pedagogia

Um comentário:

Anônimo disse...

vergonha pras esses times Goianos será até quando vai isso ?