quinta-feira, 9 de abril de 2015

Estado de Goiás e Zezé di Camargo e Luciano Serão Homenageados Por Escola de Samba em 2016



Um dos principais produtos culturais do Estado de Goiás, a música sertaneja, vai ganhar destaque no próximo carnaval do Rio de Janeiro. Em 2016, a escola de samba Imperatriz Leopoldinense levará ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí a história dos cantores goianos Zezé Di Camargo e Luciano e realizará um desfile homenageando também o Estado de Goiás, berço da dupla sertaneja.
O enredo da escola, “É o Amor que mexe com a minha cabeça e me deixa assim - Do sonho de um caipira nascem os dois filhos do Brasil”, em referência aos dois filhos de Francisco e de Dona Helena, foi apresentado no início da tarde desta quinta-feira, 9, durante almoço no Palácio das Esmeraldas. O encontro reuniu 20 ritmistas, um mestre de bateria, o primeiro casal de porta-bandeira e mestre sala, Rafaela Theodoro e Marcílio Diamante, e o cantor Nego, intérprete oficial da escola.
O convite aos cantores goianos para representarem o próximo tema da escola partiu do presidente da Imperatriz Leopoldinense, Luiz Pacheco Drumond; do diretor de Carnaval, Wagner Araújo; e do carnavalesco Cahê Rodrigues. O evento no Palácio das Esmeraldas marcou o início das pesquisas para a criação do desfile de 2016.
“Não poderia haver uma notícia melhor para o nosso Estado. Estamos muito felizes, porque além da homenagem ao Zezé e Luciano, há uma homenagem ao Estado de Goiás, que será extremamente bem divulgado durante o carnaval do ano que vem. É por essa razão e por muitas outras, especialmente pelo carinho e respeito que temos por eles, que o Governo de Goiás vai apoiar da melhor maneira possível a participação deles e a homenagem que vão receber no carnaval”, afirmou Marconi.
Após a apresentação em Goiânia, o grupo segue para Pirenópolis, nesta tarde, onde a dupla vai transmitir à cidade o convite para participação no samba-enredo. O Teatro Sebastião Pompeu de Pina vai servir de cenário para que Zezé e Luciano abram as alas de sua memórias de infância para contar a trajetória que já emocionou o público no filme “2 Filhos de Francisco”, que este ano completa dez anos de estreia.
Não é a primeira vez que o Estado de Goiás é homenageado no carnaval carioca. Em 2001, o Estado foi tema da escola de samba Caprichosos de Pilares com o enredo “Goiás, um sonho de amor no coração do Brasil”. O samba foi representado pelo carnavalesco Jaime Cezário e pelo intérprete Jackson Martins. Naquele ano, a escola conquistou a 12ª posição no ranking das campeãs.
Naquela homenagem, foram representadas as mais diversas riquezas do Estado de Goiás, como gastronomia, música, festas tradicionais, patrimônios culturais, pontos turísticos, enfim, toda a cultura e história do povo goiano
Apoio do Governo

Em entrevista coletiva concedida à imprensa antes do evento, o governador Marconi Perillo afiançou que o apoio do governo estadual à escola de samba será estritamente institucional. “Eu, particularmente, vou procurar os empresários, vou procurar as pessoas que gostam da cultura, das artes, do carnaval, e vou pedir a eles ajuda para que os dois possam se apresentar, ter sucesso e vencer. Não queremos apenas a homenagem, queremos entrar competitivos, entrar para vencer. Dessa forma tenho certeza que muita gente vai ajudar a escola de samba. O que posso dizer é o seguinte: dos cofres do estado, nenhum tostão. Agora, do Estado de Goiás vai sair todo o apoio que eles precisam para que tenham um carnaval competitivo”, explicou Marconi.
O cantor Zezé di Camargo reforçou a declaração do governador. “Se precisar sair do nosso bolso, como pessoa física, não tenha dúvida (de que sairá). Mas a escola não procurou a gente com essa intenção nem nós propomos isso para a escola de samba. Quer dizer, seria como se estivéssemos comprando uma homenagem, e não é”, disse.
Este ano a Imperatriz Leopoldinense completa 56 anos de existência. Fundada na Zona da Leopoldina, pela entidade carnavalesca já passaram integrantes da mais alta estirpe musical do Rio de Janeiro, como Armando Marçal, Pixinguinha, Villa-Lobos, Heitor dos Prazeres, Bidê (Alcebíades Barcelos), Mano Décio da Viola e outros.
Participaram também da solenidade o vice-governador José Eliton; o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Hélio de Sousa; o deputado estadual Francisco Oliveira; o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, Sebastião Monteiro; o presidente em exercício da Fieg, Wilson de Oliveira; secretários de Estado, presidentes de agências e empresários.


Um comentário:

Anônimo disse...

Muito engraçado... essas escolas de samba fazem homenagem, mas quem paga a conta é o homenageado.......