Em texto publicado no blog que mantém na internet, o deputado Cláudio Meirelles (PTC) afirma que o governador Caiado é incapaz de conviver com a crítica e não tem apreço pela liberdade de expressão. Por isso, tem arroubos de coronelismo e persegue veículos de comunicação que não lhe beijam as mãos, como o blog Goiás24Horas.
“Por ser arcaico e tendo sido forjado no seio de uma família de coronéis, Caiado não tem preparo de conduta para compreender que todas as vezes em que a liberdade de expressão começa a ser restringida, a diversidade de pensamento é afetada diretamente e, assim, começa a surgir o autoritarismo”, assinalou.
“Leia a íntegra do texto de Cláudio Meirelles:
Causou estranheza e até perplexidade, a operação da Polícia Civil realizada na manhã do último dia 23, de busca, apreensão, prisão e quebra de sigilos fiscal e bancário de jornalistas e agentes políticos que fazem oposição ao governador Caiado. Sim, todas as ações foram realizadas tendo como foco pessoas que não pertencem ao grupo político ou círculo de amizade do governador.
As justificativas para investigar computadores da ABC, antiga Agecom e Detran, são de que através dela foram superfaturados pagamentos a sites, blogs e outros veículos de comunicação, com ênfase para o Goiás24Horas, Canal Gama, e “Blog do Cleuber Carlos.
É lamentável que Caiado esteja confirmando na prática aquilo que todos já desconfiavam. Aqueles arroubos do combativo parlamentar que fazia estremecer os alicerces da Câmara Federal e do Senado, que ameaçava com os punhos os seus contendores, não passavam de desabafos raivosos de um cidadão que não se habituou a conviver com o contraditório e que moldou-se na vida presenciando o uso da chibata no lombo dos mais fracos.
Essa ação da polícia contra pessoas por quem ele não tem apreço, ao contrário, tem a contida vontade de esmagar com os próprios punhos, não esconde o que Caiado prepara para os próximos anos de seu desgoverno. Ele mostra-se incomodado com a constatação de que nem todos têm preço para beijar-lhe as mãos.
Caiado quer que lhe aplaudam enquanto cai a guilhotina. Governos autoritários são sempre assim. O governador está massacrando servidores e a sociedade em geral para, daqui a dois anos, retornar com migalhas e o discurso do líder benevolente, que quer o bem do seu povo.
Não há uma justificativa plausível para que a Polícia Civil, que segue as ordens do seu chefe maior, faça operações exclusivamente de jornalistas e seus veículos de comunicação, conhecidos por denunciarem a inoperância do governo, os seus equívocos, as suas jogadas malignas, as suas dissimulações e a sordidez de seus atos.
Por que a Polícia Civil investiga somente os blogs que são críticos ao governo do Caiado?
Por que não se investiga também os pagamentos realizados pelo Governo do Caiado com as publicidades?
No governo Caiado, corta direitos de servidores, fecha escolas, destrói a UEG e retira os incentivos fiscal do setor produtivo, alegando dificuldades financeiras no Estado sendo que, a Secretária da Economia do Governo de Caiado fez suplementação orçamentária no valor de 80 milhões só para gastos com publicidades, conforme portaria 64/2019. Pois é, não tem dinheiro para pagar o piso salarial dos professores mas tem dinheiro para gastar com publicidades.
Quisera fosse ao menos um arremedo de governante que aceitasse conviver com as críticas, Caiado podia continuar utilizando os blogs, sites e jornalistas que lhe são fiéis para entrar em contenda com os seus críticos. Mas jamais poderia patrocinar ação que visa calar a imprensa que lhe faz oposição
Nenhum comentário:
Postar um comentário