quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Índia Ysani Kalapalo é Ameaçada de Morte no Xingu


A indígena brasileira Ysani Kalapalo, que participou da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, no mês passado, disse que sua aldeia está sendo atacada espiritualmente por lideranças das tribos do Parque Indígena do Xingu. 

Em vídeo compartilhado nas redes sociais, Ysani disse que sua aldeia, que fica localizada no Xingu, está “sofrendo uma série de ameaças” de morte e perseguição.

A indígena declarou:


“A maioria dos indígenas do Xingu estão querendo eliminar a minha família. Principalmente para que esta aldeia não venha futuramente a crescer financeiramente, para que esta aldeia não se desenvolva.”

Durante os quase 10 minutos de vídeo, Ysani explica que a feitiçaria é uma prática comum na cultura indígena e que sua família está sendo atacada pelos líderes das tribos do Xingu.

Revelando ser cristã, com uma Bíblia nas mãos, Ysani acrescentou:



“Eles não querem que esta aldeia cresça. Já que eles não podem me matar fisicamente, ‘então vamos matar ela através da feitiçaria’. […] As maiorias do Xingu não acreditam em Deus, mas eu, Ysani Kalapalo, acredito em Deus.”


Ysani, que se apresenta como indígena do século 21, completou:


“Aqui, dentro do Xingu, a mulher não tem foice. Quem tem foice é o homem. Eu sou uma ameaça para eles. Eu sou uma ameaça para todos os indígenas do Xingu. Sabe por que? Eu falo. Eu não tenho medo. Eu falo a verdade nua e crua. Doa a quem doer.”

Confira o vídeo completo:


Nenhum comentário: