O presidente Jair Bolsonaro resolveu retirar a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) da liderança do governo no Congresso. Seu substituto no cargo será o senador Eduardo Gomes (MDB-TO). De acordo com integrantes do governo, a crise com o PSL acelerou a saída de Joice, mas a troca já era cogitada há algum tempo. A mudança foi oficializada em despacho do presidente publicado no fim da tarde em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), com mensagem ao Congresso informando a indicação de Gomes para exercer a função de líder.
A situação de Joice ficou insustentável no governo na quarta-feira, após a deputada assinar uma lista de apoio à permanência de Delegado Waldir(GO) na liderança do PSL na Câmara. Bolsonaro articulou para que um dos seus filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro (SP), assuma o lugar.
Em nota, o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, ressaltou que a escolha dos líderes é uma prerrogativa do presidente da República e disse que uma mensagem oficializando a troca será enviada ao Congresso. .
Por volta das 16h, o Palácio do Planalto divulgou uma atualização de agenda na qual foi incluída uma audiência do presidente com o senador e o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, das 11h30 ao meio-dia. Foi nesse encontro que Gomes foi convidado e aceitou substituir Joice.
Senador de primeiro mandato, Eduardo Gomes foi deputado federal por três mandatos, entre 2003 e 2011. Também já foi vereador em Palmas entre 1997 e 2003. O parlamentar ocupa atualmente um dos quatro postos de vice-líder do governo no Senado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário