terça-feira, 9 de abril de 2013

Torcedor de Futebol: Um Ser Irracional

O ser humano é racional, mas o torcedor de futebol não é. Quando o assunto envolve a paixão de um torcedor pelo seu clube, não espere que este "ser" vá agir  com razão. Torcedor de futebol é movido pela paixão. 

Entre o torcedor e sua paixão(Clube), está a imprensa. Neste contexto existe um conflito que não tem solução. O torcedor é movido pela paixão. A imprensa tem que agir com a razão. Só que a razão tira a emoção da vida. 

Na peça para o torcedor agir com razão, se assim o fizer, estará perdendo o poder da paixão pelo seu time.  A imprensa na maioria das vezes, age com a mesma paixão do torcedor, na tentativa de ser a voz deste torcedor. Quando isso acontece, da imprensa ser a voz do torcedor, ela estará sendo movida pela paixão e perderá a razão.

Torcedor, imprensa, clube, paixão e razão é uma equação sem solução. Nunca irá existir consenso entre todas as partes. Elas sempre vão coexistir em permanente conflito. Quando a paixão fala mais alto, a razão se ausenta. Quando a razão predomina,  a paixão fica distante. 

Torcedor  é movido pela emoção provocada pela paixão e neste momento, ele deixa de ser racional para ser irracional. Ele pode xingar o técnico do time dele de burro, mas se você disser que o time foi ridículo, ele dá "xilique" e diz que você está de sacanagem e perseguindo o time dele. Torcedor é irracional. Se você elogiar o dirigente e o time estiver mal, você é um "comprado", um puxa-saco. Se o time perde o jogo e você elogia o adversário, você é torcedor do outro time.

Todos que trabalham na imprensa esportiva, no fundo são torcedores e algum momento a paixão irá entra em conflito com a razão. O torcedor nunca irá agir com razão, pois o dia que isso acontecer, ele deixa de ser torcedor.

A paixão torna o homem em animal irracional.
David Saleeby

Nenhum comentário: