sexta-feira, 3 de julho de 2020

Professora Clarice Pode Libertar População de Acreúna da Escravidão Política

Com a decisão do congresso nacional em definir para 15 de novembro as eleições municipais, as pré-campanhas se intensificaram nas redes sociais. Enquanto em muitas cidades a disputa política está em banho maria, por causa da pandemia do coronavírus, em Acreúna, cidade que fica distante 150 km da capital, os pré-candidatos estão com suas campanhas em ritmo intenso.

Historicamente a cidade tem sofrido com administrações que enfrentaram problema com a justiça. Muda-se os prefeitos, mas os problemas são praticamente os mesmos, com denuncias de corrupção, irregularidades e ineficiência na gestão pública.

Muitas vezes, estas denuncias são fruto de disputa políticas de grupos rivais, que acabam provocando o Ministério Público, que de forma equivocada, aciona a justiça e este processo todo mais prejudica do que ajuda a cidade.

Na política de Acreúna ainda reina o coronelismo. Coronelismo é uma prática na política brasileira, um comportamento social e político prejudicial e recorrente. Se caracteriza pelo controle da política por um pequeno grupo de privilegiados que definem os rumos políticos de uma cidade ou região, utilizando-se muitas vezes de meios ilegais.

Em resumo, a intensa disputa política entre os grupos rivais, tem atrapalhado a cidade a crescer e se desenvolver nos últimos anos. Geralmente estes grupos, se revesam no poder, em uma eleição são aliados, em outra são rivais, mas sempre são as mesmas pessoas ou os mesmos grupos políticos que se mantem no poder.

Fazendo uma rápida analise dos pré-candidatos a prefeito de Acreúna para a eleição deste ano, posso observar que temos todos os tipos de candidatos: Forasteiro, Pau de galinheiro, machão, suco de chuchu e professora.

Analisando o perfil e histórico  de cada um, salta aos olhos o curriculum da professora Clarice: 45 anos, casada há 28 anos, mãe de dois filhos, graduada em pedagogia, pós graduada em psicopedagogia e administração escolar. Mestre em ciências da educação. Concursada da secretária de educação do estado há 24 anos, atualmente cursa o 5º período de psicologia. Foi gestora em três escolas. A primeira foi no distrito de Arantina. A segunda, foi a escola municipal tia Lurdes e por último o colégio estadual Ari Ribeiro, onde foi gestora por por 5 anos. Clarice foi gestora de recursos humanos da prefeitura municipal por 4 anos. Presidente de comissão de licitação por 3 anos. Conselheira do Conselho de Assistência Social por 3 anos. Coordenou a campanha do deputado estadual Claúdio Meirelles em 2018. Atualmente é coordenadora do Centro Universitário UNIASSELVI Acreúna e coordenadora do Centro Educacional Albert Einstein, Escola Profissionalizante.

Não precisa ser especialista para ver que a professora Clarice é uma mulher muito bem preparada, intelectualmente e na pratica da gestão pública. Nenhum dos outros pré-candidatos apresenta curriculum que possa ser comparado com o da professora Clarice.

Todos nos sabemos que curriculum não ganha eleição, infelizmente, a população muitas vezes, escolhe votar em pessoas que não tem capacidade ou em velhas raposas políticas, que vivem da politica e são os responsáveis por Acreúna ter parado no tempo. 



A Mulher na Política

Nos últimos anos, o Brasil vivenciou uma progressão no debate público em torno das questões femininas. Temas como assédioabortomaternidade e carreira, vem sendo discutidos amplamente na sociedade e ganhando espaço no cenário político. A luta pelo direito das mulheres vem progredindo não só no Brasil, mas em todo o mundo. Alguns avanços já foram conquistados nas última décadas, como o direito ao voto e o direito de serem eleitas. Porém, no que tange a representatividade das mulheres na política, esse debate ainda se encontra muito distante do desejado.

Muitas mulheres ainda têm dificuldades de ocupar cargos de poder, serem eleitas ou terem voz ativa nas tomadas de decisões políticas. Isso acontece devido à exclusão histórica das mulheres na política e que reverbera, até hoje, no nosso cenário de baixa representatividade feminina no governo.


 Dentro desta perspectiva, a simples candidatura a prefeita da professora Clarice é um avanço significativo para as mulheres de Acreúna. A política ainda é um território machista, dominado por homens que querem se mantem no poder para continuar sendo os senhores soberanos das mulheres. Um ditado bem machista diz que "por trás de um grande homem tem sempre uma grande mulher". Até quando as mulheres, que são maioria na população, vão continuar sendo apenas uma sombra atrás dos homens na política? 

Geralmente os homens não precisam apresentar  nenhuma qualificação para disputar a eleição, muitas vezes, apresentam o seu lado machista e são exaltados por isso. Enquanto a mulher para disputar, tem que ser um ponto fora da curva, com curriculum invejável, como o da professora Clarice e mesmo assim, sofre uma discriminação velada  pelo simples fato de ser mulher. Passa a ser atacada pelos machistas de plantão, que não aceitam a acessão da mulher na sociedade e muito menos na política.


Segundo o Inter-Parliamentary Uniono Brasil é um dos piores países em termos de representatividade política feminina, ocupando o terceiro lugar na América Latina em menor representação parlamentar de mulheres. No ranking, a nossa taxa é de aproximadamente 10 pontos percentuais a menos que a média global e está praticamente estabilizada desde a década de 1940. Isso indica que além de estarmos atrás de muitos países em relação à representatividade feminina, poucos avanços têm se apresentado nas últimas décadas.

Um depoimento que exemplifica bem as dificuldades que a mulher enfrenta na política é o da deputada Paulinha.





 A professora Clarice pode entrar para a história, como a primeira mulher a ser prefeita de Acreúna e colocar a cidade em um novo patamar. Libertando o povo da escravidão política dos coronéis. Na política a cidade de Acreúna ainda vive o tempo dos coronéis que mandam e desmandam na cidade. Contratam "capangas políticos" para tocar o povo como gado.  Com o poder do dinheiro, mantém o povo como escravo de seus desejos, decidindo quem ganha e quem perde a eleição. Neste ciclo vicioso, muita gente passa a sofrer da "síndrome de estocolmo" e passa acreditar que as coisas tem que ser assim mesmo. (Síndrome de Estocolmo é um estado PSICOLÓGICO em que a pessoa submetida a intimidação, medo, tensão e até mesmo agressões, passa a ter empatia e sentimento de AMOR e amizade por seu AGRESSOR). Assim como os porcos acreditam que o senhor que carrega o balde de lavagem é a melhor pessoa do mundo, pois lhe dão comida todos os dias e nem de longe imaginam qual é a verdadeira intenção dele!
A mulher precisa se curar da síndrome de estocolmo na política e entender que essa mudança na sociedade, depende somente dela! As mulheres precisam se unir para se libertar e dar o grito de independência.  Deixar de ser apenas uma sombra atrás de um homem  para começar a fazer história.  

10 comentários:

EU AMO VIAJAR disse...

A professora Clarice além de um preparo profissional indiscutível é um ser humano maravilhoso. Com certeza Arantina e Acreúna estaram,finalmente, bem direcionada em suas mãos.

Unknown disse...

Ela e a melhor para Acreúna e Arantina Goiás tamos juntos prefeita Clarice precisamos de vc para melhorar o nosso município da corrupção

Dilza Alves de Oliveira Costa disse...

Eu apoio a Professora Clarice por um motivo simples.
Sonho em ver Acreúna voltar a ser a princesinha do Sudoeste Goiano.

Unknown disse...

Ela me representa eu e minha família te apoiamos!Precisamos renovar e professora Clarice e a renovação para uma Acreúna e Arantina melhor!

Unknown disse...

Professora Clarice ela sim nos representa ,conte com meu apoio e minha família!

Unknown disse...

Meu voto vai pra essa pessoa de um coração grande q n se deixa vencer pelos obstáculos da vida.... uma mulher guerreira que n mede esforcos para ajudar o próximo...precisamos de uma pessoa assim pra uma Acreúna melhor que pense no proximo que queira sempre buscar melhorias para a população de Acreúna meu voto é pra vc Clarice

Gabriel Capel disse...

Professora clarice representa hoje a mudança que Acreúna precisa. Juntos seguiremos e mudaremos os rumos dessa história, e teremos Acreúna de volta

Unknown disse...

Uma pessoa muito boa e muito competente , melhor candidata sem duvidas. Parabéns pela sua coragem e vontade de trabalhar

Unknown disse...

Professora Clarice é com certeza o nome mais promissor dentre todos , Acreúna não pode continuar como está , precisamos de mudanças !!

Anônimo disse...

Parabéns cleuber!essa sim vai representar o povo sofrido de acreuna e arantina...chega das pessoas de fora da nossa cidade querer dar pitacos no nosso município