A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-líder do governo no Congresso e contrária ao presidente no racha que vem afetando o PSL, perdeu cerca de 240 mil seguidores desde 5ª feira (17.out.2019) –queda de 4,7%. Os dados são da consultoria Bites. As projeções apontam que ela pode perder 400 mil até o final da próxima semana.
Destituída da Liderança do Governo no Congresso após conflitos com a família Bolsonaro, Hasselmann perdeu 126.920 seguidores em suas contas oficiais no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube em 24 horas.
A debandada nas redes da deputada se deu imediatamente após o distanciamento de Joice e os Bolsonaro ser escancarado. A deputada assinou nesta semana uma lista de apoio à permanência do deputado Delegado Waldir (GO) na Liderança do PSL na Câmara, contrariando interesses do presidente, que articulou para que seu filho 03, Eduardo Bolsonaro (SP), assumisse o posto.
“Joice, como observamos, é mais afetada porque existe uma campanha específica no Twitter, em grupos do Whatapps na direção de estimular que bolsonaristas leais deixem de seguir seus perfis”, escreveu a consultoria em nota.
Segundo a Bites, a baixa de Joice só é comparável com o que aconteceu com a deputada Tábata Amaral (PDT-SP), que após se posicionar contra a orientação do partido na votação da reforma da Previdência perdeu 83.432 inscritos em suas redes sociais desde julho.
A ex-líder de Bolsonaro, contudo, não foi a única a sofrer com a cisão no partido. Outros 4 deputados considerados bivaristas – ala de apoio ao presidente da sigla, Luciano Bivar – perderam 10.597 seguidores. São eles: Prof. Dayane Pimentel (PSL-BA), Felipe Francischini (PSL-PR), Delegado Waldir (PSL-GO) e Julian Lemos (PSL-PB).
Por outro lado, os deputados que se mantiveram ao lado de Bolsonaro foram beneficiados nas redes sociais, mas não na mesma proporção. Um grupo de 9 congressistas ganhou 51.528 seguidores desde o início da crise.
A disputa pela hegemonia dentro do partido do presidente tem sido destaque também na mídia. Nas últimas 24 horas, o assunto é o de maior propagação nos sites de notícia e portais da mídia alternativa.
Segundo a consultoria, entre 28.296 artigos publicados nesse período em todo o Brasil sobre diversos assuntos, o post de Eduardo com a nota de três reais estampado com o rosto de Joice lidera os compartilhamentos, com 184 mil. Pode chegar até a 261 mil.
OUTRO LADO
A deputada foi ao Twitter para tentar se defender dos ataques que tem sofrido e da perda de seguidores pelo que ela classifica de atuação da “milícia e por oportunistas”. Ela nega que tenha rompido com o presidente da República.
Eis as justificativas de Joice Hasselmann:
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