quinta-feira, 17 de outubro de 2019

CEO da tecnologia é encontrada morta após ligar para os pais dizendo: “Estamos na Matrix, é tudo um jogo, um experimento mental”


A família de Erin Valenti interrompeu sua busca na noite de sábado (12), pouco depois que a polícia informou que um corpo foi encontrado no vale de Almaden, no sul de San Jose (Califórnia), local onde a empresária de tecnologia de 33 anos desapareceu após várias ligações telefônicas desconcertantes durante um aparente episódio de instabilidade mental.

“Embora estivéssemos orando por um resultado diferente, agradecemos a ajuda e o apoio que vocês nos deram” disse um uma postagem no Facebook do grupo Help Find Erin Valenti.

Erin Valenti desapareceu na noite de segunda-feira (7), depois de sair de Palo Alto para pegar um voo para casa do Aeroporto Internacional de San Jose. 

O Departamento de Polícia de San Jose informou que encontrou um corpo dentro de um veículo estacionado no bloco 6500 de Bose Lane, a apenas 800 metros do último local conhecido de Valenti, perto da Rodovia Expressa Almaden e da Avenida Camden. Os registros mostram que o Corpo de Bombeiros de San Jose respondeu a uma chamada médica às 15h56.


No sábado, parentes continuaram sua busca frenética por Erin, que, aparentemente, sofreu um episódio mental no início da semana, contando-lhes em uma série de telefonemas bizarros:A jovem, com cabelos loiros até a cintura e dirigindo um Nissan Murano cinza, não usava seu telefone ou cartão de crédito desde segunda-feira.


A mãe de Erin, Whitey Valenti, descreveu a filha como uma jovem intensa e brilhante que se formou em Administração de Empresas Summa Cum Laude (com a maior da honras) pela Universidade de Georgetown, antes de entrar no mundo dos negócios. 

Erub foi fundadora e CEO da Tinker Ventures, uma empresa de design e desenvolvimento de aplicativos, onde gerenciou uma equipe global de 120 funcionários em seus escritórios em Salt Lake City e no Paquistão. Antes de formar a Tinker, ela foi chefe de desenvolvimento de produtos da Overstock.com, onde supervisionou uma equipe de 250 engenheiros. 


Nada parecia errado até que ela ligou para os pais por volta das 15h30 na segunda-feira depois que se encontrou com um ex-colega em Sand Hill Road e disse que não conseguia encontrar o carro alugado. Depois de encontrar o carro, ficou no telefone com os pais, e a conversa ficou bizarra. 

Ela perdeu o voo de segunda-feira à noite para casa, em Utah, do Aeroporto Internacional de San Jose e não compareceu à cerimônia de terça-feira em Utah, onde estava ansiosa para receber um prêmio “mulheres em tecnologia”. 


“Conversamos com ela durante horas, intermitentemente” na segunda-feira à noite, disse Whitey Valenti. “Os pensamentos dela estavam desconectados. Ela falou uma milha por minuto. Ela dizia que voltaria para casa no Dia de Ação de Graças, e no próximo ela estava dizendo que estava na Matrix”, uma referência a um filme de ficção científica sobre um mundo de realidade virtual. 

“O policial disse que não fazia nenhum sentido. Eles foram procurá-la na segunda-feira à noite e nunca a encontraram”, disse o marido de Erin Valenti, Harrison Weinstein. 

Valenti e Weinstein se conheceram em Palo Alto em 2003, quando ele era um estudante de pós-graduação na Universidade de Palo Alto e ela trabalhava para a empresa Summit Partners. Eles estavam casados ​​desde 2011. 


Durante sua viagem à Califórnia na semana de 1º de outubro, o casal conversou todas as noites, disse ele, e estava tudo bem. Ela ficou no Ritz Carlton em Laguna Beach para um workshop de liderança executiva chamado ‘Create the Powerful‘, e na quinta-feira voou para San Jose e alugou o Nissan. Ela foi para uma conferência de tecnologia em Monterey no final da semana, antes de retornar no fim de semana passado à área da baía para ver velhos amigos e colegas. 

Weinstein, um psicólogo, disse que Valenti saiu do The Nest Hotel em Palo Alto na segunda-feira à tarde. 

“Não havia um histórico de algo assim, nenhum diagnóstico de saúde mental, hospitalização, uso de substâncias ou prisões – seu histórico é o mais limpo que você poderia ter. Isso é incrivelmente diferente dela“, ele disse durante a procura. “Ela é uma pessoa de grandes realizações, uma pessoa de sucesso.”


Mas, para tornar o caso ainda mais bizarro, o pai de Erin, Joseph Valenti, acusa a polícia de ter conduzido o caso de Erin de forma displicente, questionando como é que o corpo de sua filha passou despercebido em uma rua residencial, provavelmente por dias. 

Juntamente com o choque e a tristeza que a descoberta trouxe à família de Valenti, também foram levantadas questões dolorosas. Como ela morreu? Quanto tempo o corpo dela estava lá antes de ser encontrado? Como ninguém a notou? Poderia mais ter sido feito antes que fosse tarde demais? 

Joseph Valenti disse:


…E estou totalmente frustrado e chateado com a forma como isso foi conduzido.

O sargento Enrique Garcia, que está conduzindo as investigações, disse um e-mail:


Não estamos compartilhando detalhes adicionais no momento, pois a investigação está aberta e em andamento.

Moradores do bairro pacífico e chique, onde abóboras, caveiras de plástico e outros acessórios festivos de Halloween adornam casas grandes, tentavam descobrir como o corpo da jovem estava ali – quase à vista – pelo que poderia ter sido dias. 

Ralph Elongo, 56 anos, que mora na esquina onde o carro com o corpo foi encontrado, disse: 


É realmente estranho, bizarro, nebuloso para mim. Porque esse tipo de coisa geralmente não acontece em Almaden.

O que mais parece estranho é que nenhum de nós notou. E nós somos um bairro bem rígido. Então, eu estou bem confuso.

Nenhum comentário: