O governador de Goiás, José Eliton, participa hoje da 20ª reunião do Fórum dos Governadores do Brasil Central, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. A reunião será presidida pelo governador do Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), que recebe neste momento o colega goiano no seu gabinete particular.
O Consórcio Brasil Central é formado pelos Estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e o Distrito Federal. O objetivo é que, juntos, os estados possam usar uma agenda comum e impulsionar a competitividade da região Brasil Central - que equivale a 12% da população do país. Com isso, a expectativa é que os projetos garantem o desenvolvimento das cidades.
Durante o fórum, os governadores lançam o projeto Aliança Municipal pela Competitividade (AMC), que visa promover uma aproximação maior entre os governos estaduais e municipais, com o fortalecimento de parcerias para projetos e ações conjuntas.
Goiás é o único estado, entre os participantes do consórcio, a estabelecer desde o ano passado uma política municipalista e de real apoio a todos os municípios, com repasse de recursos para investimentos em obras prioritárias.
É, também, o estado que inova ao transferir para a esfera estadual a regulação do atendimento na rede pública de saúde, com oferta de cirurgias eletivas em hospitais estaduais e consultas no terceiro turno.
Para compor uma agenda estratégica, o grupo também aposta em agropecuária, logística, industrialização, educação, empreendedorismo e inovação.
Acompanham o governador José Eliton, o secretário da Fazenda, Manoel Xavier; o secretário de gestão e planejamento, Joaquim Mesquita; o secretário Executivo do Consórcio Brasil Central, Leonardo Jayme; e o superintendente geral de planejamento, Gustavo de Pina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário