segunda-feira, 2 de junho de 2014

Marconi Inaugura Novo Autódromo e Goiânia Volta à Linha de Frente do Automobilismo Brasileiro


Goiânia retorna ao circuito do automobilismo nacional. O governador Marconi Perillo inaugurou ontem o novo Autódromo Internacional de Goiânia, que passou por uma ampla reforma, que incluiu até mesmo a reconstrução dos 3.835 metros da pista, com investimento total de R$ 50 milhões. Para marcar a inauguração e o retorno de Goiânia ao calendário do automobilismo, foi realizada a 4ª etapa do Circuito Schin Stock Car, que reuniu um público de aproximadamente 50 mil pessoas.

No descerramento da placa de inauguração, o governador homenageou o ex-governador Leonino Di Ramos Caiado, que teve ideia de construir o autódromo, inaugurado em 28 de julho de 1974. Presente à solenidade, Leonino cumprimentou Marconi pela preservação da praça esportiva e a reforma que alinha o Autódromo Internacional de Goiânia aos melhores do País. “Essa não é uma praça apenas para a prática do automobilismo, mas de qualquer outro esporte, um centro de convivência das famílias goianas”, disse o governador.

Segundo ele, a reforma foi feita em tempo recorde, oito meses, e foi empregado o que há de melhor em termos de tecnologia de construção de autódromos. Marconi recebeu cumprimentos de organizadores, pilotos e de jornalistas especializados em automobilismo, dentre eles Galvão Bueno e Reginaldo Leme, da Rede Globo, que enalteceram a importância da revitalização do Autódromo de Goiânia, considerada pelos experts do automobilismo como um dos melhores traçados do mundo. O governador também recebeu dos pilotos e dos organizadores placas de agradecimento pela reforma.

Os pilotos, em coro, elogiaram a reforma. Ao governador disseram que o modelo serve para outras pistas que foram construídas há décadas e que também precisam se reciclar. Como exceção do traçado da pista, o Autódromo de Goiânia pode ser considerado totalmente novo.

“O circuito passou por uma ampla reforma não apenas na pista, nas instalações, mas principalmente nos conceitos”, destacou o presidente da Agetop, Jayme Rincón, ao ressaltar que nos dias em que não houver corridas, o espaço se transformará em um parque para Goiânia, uma vez que foram construídas quadras de skate, pista de patinação, teatro e arena. Além disso, o autódromo recebeu iluminação para que ciclistas possam circular pelo seu interior no período noturno.

Por conta da modernização feita, o Autódromo de Goiânia vai sediar, dia 8 de agosto deste ano, a tradicional Corrida do Milhão. A prova é considerada a mais importante do calendário do automobilismo brasileiro e este ano atingirá a marca de seis edições. Até então, a Corrida do Milhão só aconteceu uma vez fora de São Paulo, em 2009, quando foi disputada no extinto autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Acompanharam o governador na inauguração os secretários Sérgio Cardoso (Articulação Política), Joaquim Mesquita (Segurança Pública), Jayme Rincón (Agetop), o comandante-geral da PM, Silvio Benedito, o deputado federal Vilmar Rocha (PSD), os estaduais Fábio Sousa (PSDB), Marlúcio Pereira (PTB), entre outras autoridades do governo.

Nenhum comentário: