segunda-feira, 26 de maio de 2014

Marconi Inaugura Reforma e Ampliação do Ambulatório do HDT


O governador Marconi Perillo inaugurou, nesta segunda-feira (26), a reforma e a ampliação do ambulatório do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT/HAA). Ele passou a contar com mais três consultórios, além dos sete que foram reformados, ampliando para um total de dez. O novo setor dará mais conforto e segurança para os mais de 3.000 pacientes atendidos mensalmente no ambulatório da unidade, que é referência regional no tratamento de doenças infecciosas e dermatológicas. “Uma das minhas motivações de continuar na vida pública é poder transformar os nossos órgãos de governo, nossas secretarias, e os serviços que nós prestamos à população em serviços de qualidade. Eu não tenho dúvida de que é possível mudar para melhor e transformar a saúde pública para os brasileiros” afirmou Marconi.

“Eu coordenei pessoalmente a força-tarefa da saúde. Foram mais de 80 reuniões nesses 3,5 anos à frente do Governo de Goiás. Hoje quase não nos reunimos mais porque felizmente as pautas foram se esgotando graças às nossas ações energéticas. Nós estamos vivendo aqui uma grande experiência, e não é só no HDT. Eu não tenho dúvida de que vamos chegar à nota 100 tanto nas pesquisas como no Conselho da Saúde, graças ao empenho de cada um aqui presente”, pontuou o governador.

O Governo do Estado investiu cerca de R$ 2,3 milhões na obra (aquisição de equipamentos e mobiliário para as duas etapas da reforma). A adequação da estrutura física foi viabilizada por meio de um segundo aditivo ao Contrato de Gestão da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) com o Instituto Sócrates Guanaes (ISG), organização social que administra o hospital desde julho de 2012. “Eu acho que vai ser difícil comparar hospitais privados e filantrópicos com os nossos melhores hospitais, incluindo esse. Eu estou desafiando alguém a apresentar uma UTI melhor que a do Alberto Rassi. Ela está no nível da do Sírio Libanês, em São Paulo. A rede Hugo está com nove hospitais, quatro em construção e cinco funcionando. Nós temos que avançar nesse modelo implantado na saúde púbica em outras áreas”, lembrou o governador.

O aumento de espaço para atendimento ambulatorial vai melhorar a assistência aos pacientes, com mais qualidade e segurança no atendimento. “Essa inauguração representa a continuidade dos serviços de excelência que temos oferecido à população de Goiás. A cada mês nós temos um ambulatório melhor, temos uma UTI melhor e um atendimento mais adequado”, destacou o secretário da Saúde, Halim Girade. O novo ambulatório terá ainda salas para ouvidoria, pequenos procedimentos e consultório multiprofissional de psicologia e nutrição. Com a adequação da unidade foi possível a inclusão de 10 leitos-dia clínicos e dois leitos-dia cirúrgicos, destinados a pacientes que necessitam de uma internação parcial.

Os novos espaços vão proporcionar a organização do fluxo de atendimentos ambulatoriais eletivos; melhor atendimento com sala de pequenos procedimentos eletivos no ambulatório; ampliação e adequação do espaço da sala de vacinas, imunoglobulinas e soros antiveneno; estrutura física para as atividades da Ouvidoria para atendimento 24 horas; e sala para a coordenação médica e de enfermagem.



Ampliação do atendimento

Para a diretora geral do HDT, Anamaria Arruda, a nova estrutura física resultará no aumento da capacidade instalada, ampliação do número de consultas médicas, bem como a implantação de atendimentos multiprofissionais de nutrição, psicologia, fonoaudiologia e outros. “Nós aumentamos a nossa capacidade instalada, tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo. O paciente que já está aqui vai sentir a diferença. Quando eu passo pelos corredores do hospital é como se estivesse no túnel do tempo, entrando no futuro, que é o nosso presente”, ressaltou Anamaria. Segundo ela, com a criação da sala de pequenos procedimentos, o fluxo de pacientes ambulatoriais será corrigido de forma a minimizar a mistura com o fluxo da emergência e de internação. 

Apesar dos benefícios para o público interno e externo do HDT, a direção da unidade explica que o fim do problema de infraestrutura do hospital virá com a ampliação geral, cujas obras, coordenadas pela Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), foram iniciadas em fevereiro deste ano e devem ser concluídas no prazo de um ano.

O HDT conta atualmente com 124 leitos, faz cerca de 900 atendimentos mensais de emergência e acolhimento, aproximadamente 3,3 mil atendimentos ambulatoriais e tem pouco mais de mil funcionários. O hospital oferece atendimento em 16 especialidades.

Participaram da solenidade também o presidente do Instituto Sócrates Guanaes, André Guanaes, e o publicitário Nizan Guanaes.



Nenhum comentário: