O Sindicato dos Delegados de Policia do Estado de Goiás vem a público externar sua contrariedade em relação à Nota de Repúdio divulgada pelo Comando da Polícia Militar que, a pretexto de manifestar apoio ao membro de sua corporação conduzido à Delegacia de Polícia por suspeita da prática de crime, passou a tecer juízos de valor em relação à conduta do Delegado de Polícia Civil responsável pela ação.
O Delegado de Polícia, no exercício de sua função, tem o dever de agir em caso de suspeita da prática de crime, quem quer que sejam os envolvidos em sua perpetração e, através de uma investigação séria e isenta, apurar se houve ou não a prática delituosa.
As críticas em relação à legalidade da ação, caso julgadas devidas, devem ser formuladas em seara própria, por meio dos procedimentos cabíveis, e não serem externadas em Notas de Repúdio que somente contribuem para abalar o bom relacionamento entre as Instituições de Segurança, o que confunde e, de fato, causa prejuízos aos cidadãos.
A livre manifestação das opiniões é garantia constitucional assegurada a todos os brasileiros e deve ser respeitada, mas deve ser avaliada em relação aos desdobramentos desagradáveis dela decorrentes, como os que já vem sendo percebidos. Na data do fato, viaturas da Polícia Militar permaneceram em frente à unidade policial e, após constrangerem o Delegado de Polícia, retiraram dali o suspeito que aguardava a averiguação a respeito da situação da arma de fogo.
Outro lamentável fato ocorreu na data de 08.04.2013, quando 06 (seis) viaturas de unidade especializada da Polícia Militar, em clara atitude de intimidação e ameaça, passaram, por duas vezes, em frente a Delegacia de Polícia em que o Delegado trabalha, mantendo sirenes ligadas e ostentando armas longas, relembrando fato semelhante ocorrido anteriormente em frente às dependências da Organização Jaime Câmara e que levou à suspensão das atividades da ROTAM.
Assim, a busca por soluções pacíficas e, preferencialmente, internas, devem ser priorizadas sob pena de que a influência de manifestações açodadas de superiores hierárquicos cause perda de controle que, aqui sim, levará a constrangimento e desgastes desnecessários.
Por fim, o SINDEPOL acompanhará a apuração dos fatos e prestará integral apoio ao colega Delegado, acreditando que ao final, aquele que cometeu crime e os que fizeram apologia ao criminoso, sejam punidos
5 comentários:
GOVERNADOR,POR FAVOR, INTERCEDA PARA QUE ESSE POVO PARE DE BRIGAS. ESTÃO FAZENDO UMA TEMPESTADE NUM COPO DE ÁGUA. O DELEGADO FOI CORRETO E SÓ ESTÁ ACONTECENDO ESSE BLA BLÁ TODO PORQUE O POLICIAL MILITAR É TENENTE. SE FOSSE COM UM SOLDADO NINGUÉM ESTAVA FALANDO NADA. OS BANDIDOS ESTÃO AI DEITANDO E ROLANDO, ROUBANDO CARROS, RESIDENCIAS E MATANDO PESSOAS, ENQUANTO A POLICIA FICA PREOCUPADA PORQUE O DELEGADO LEVOU UM POLICIAL PARA A DELEGACIA. ISSO É UM ABSURDO.
o PROBLEMA NE ESSE NÃO COMPANHEIRO É QUE NÓS PMS ESTAMOS CANSANDO DE SERMOS SACOS DE PANCADA E ESTAMOS PARA PERDER A CABENÇA ESTAMOS TRABALHANDO PRA CHEGARMOS NAS DELEGACIAS E SERMOS MAL TRATADOS, DAMOS DURO DIUTURNAMENTE NAS RUAS SE É PRA JOGAR MERDAD NO VENTILADOR ENTÃO VAMOS JOGAR PORQUE VCS TBEM NÃO SÃO SANTOS, SE É PRA ABORDARMOS E FAZER CUMPRIR A LEI MUITOS FICARIAM ANDANDO A PÉ POR TEREM OS CARROS ILEGAIS E OUTRAS COISAS QUE FICAMOS SABENDO DA BOCA DOS TRAFICANTES E NÃO FICA PROVOACANDO NÃO SE NÃO O LEÃO ADORMECIDADO VAI ACORDAR E JOGAR BASTANTE MERDA NO VENTILADOS MIS BASTANTE MESMO.......
A PM não é acima da lei, não entendi essa revolta toda por prenderem um cidadão que estava alcoolizado e armado! Não misture outros casos com esse como justificativa para esse. A população toda está do lado do delegado.Ninguém mais suporto essa PM goiana acusada de tantos crimes e omissões!
A PM de Goiás é muito bem remunerada, andam de viaturas novas, armamento novo, para ter tanta gente despreparada e ruim de serviço, a lei se aplica a todos, agora se não quer ser policial e quer ser um quase semi-Deus, muda-se para brasília, vai ser deputado federal, senador, ministro ou quem sabe presidente da república ai vc se junta a lista dos intocáveis.
Esperar o quê de uma policia que tem na sua carreira o função de "coronel", resquicio do Brasil império. Quantas arbitrariedades já cometeram e ainda cometem. Quantas familias tiveram suas casas e portas quebradas no pontapé sem nenhum tipo de mandado judicial.
Postar um comentário