sábado, 23 de abril de 2016

Mulheres "Morrem de Inveja de Marcela Temer"

A matéria da Veja sobre a mulher do vice-presidente Michel Temer, publicada na segunda-feira, 18, gerou polêmica nas redes sociais. Na publicação, Marcela Temer é descrita como “bela, recatada e do lar”. Os adjetivos e o tom do texto motivaram mulheres a realizarem campanha contra o machismo. Em resposta à reportagem, as timelines foram tomadas por fotos de mulheres que aderiram à ação.

A ação tem clara motivação de inveja, como se fosse proibido a mulher ser bela, recatada e do lar.

Mulheres em geral não gostam quando outra mulher seja elogiada pela beleza, ainda mais quando este elogio vem seguido de  outras qualidades que não incluem beleza física, mas beleza de comportamento. A reportagem foi um tapa na cara da maioria invejosa das mulheres.

Mulheres ironizam adjetivos utilizados por Veja para descrever esposa de Michel Temer (Imagem: Reprodução/Tumblr)O movimento ganhou força com o apoio da revista feminina digital AzMina, que publicou matéria criticando o padrão feminino construído na matéria sobre a “quase primeira-dama”, como diz a Veja. De acordo com a jornalista Nana Queiroz, “o problema não é ser quem Marcela é – ela quem sabe o que a faz feliz –, é vender Marcela como o padrão a ser seguido por todas as mulheres”.




De acordo com a matéria criticada, Marcela tem sorte pelo relacionamento com o vice-presidente. Além disso, a esposa do político é descrita como a “vice-primeira-dama do lar” e as fontes da revista afirmam que a moça “tem tudo para se tornar a nossa Grace Kelly”, “sempre foi recatada” e “gosta de vestidos até os joelhos e cores claras”.

Para as internautas que aderiram o movimento utilizando a hashtag #BelaRecatadaEDoLar como ironia, a matéria da Veja deixa implícito o recado de como devem se comportar todas as mulheres. As fotos publicadas em resposta à revista estão reunidas no Tumblr que possui o mesmo nome da ação.

“Tudo bem ser bela, recatada e do lar. Tudo bem ser o completo oposto disso. Porque ao contrário do que a Veja gostaria de impor, as mulheres vão ser o que elas bem entenderem”, dizem as organizadoras do Tumblr.

Além disso, para AzMina, “os adjetivos bela, recatada e ‘do lar’ são, claramente, uma cutucada na presidenta Dilma Rousseff, ofendida frequentemente por muitos – e principalmente por Veja e seus leitores – com os adjetivos ‘feia, mandona e intrometida na esfera pública’”.

A ONG feminista Think Olga também falou sobre o assunto, afirmando que o perfil publicado parece ter sido escrito nos anos 50. “Somos livres para ser o que quisermos, inclusive donas de casa recatadas que se adequam aos padrões de beleza socialmente estabelecidos. O incômodo vem do fato de que, quando somos algo diferente disso, especialmente o oposto, ainda somos vítimas de escárnio, violência, isolamento, perseguição”, afirmam as representantes da organização.

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