O equilibrado jogo de ida, na Espanha, terminou com vitória do time da casa por 1 a 0. A expectativa para esta terça-feira, quando Bayern de Munique e Real Madrid entraram em campo na Allianz Arena, era de mais uma partida parelha na decisão do primeiro finalista da UEFA Champions League. Só que, com vinte minutos de jogo e dois gols de Sergio Ramos, o resultado já estava praticamente decidido. Mas não foi só isto. Cristiano Ronaldo marcou duas vezes, inclusive em uma cobrança de falta, mandando a bola genialmente por baixo da barreira, e quebrou dois recordes de gols do torneio. No fim, 4 a 0 no placar e Real Madrid na decisão.
O adversário dos merengues na final da UEFA Champions League será conhecido nesta quarta-feira, quando Chelsea e Atlético de Madri duelarão em Stamford Bridge. No jogo de ida, no Vicente Calderón, os Blues seguraram um empate em 0 a 0.
Assim que a bola rolou, ficou claro que o Bayern de Munique adotava uma postura mais ofensiva do que em Madri. Os comandados de Pep Guardiola tentavam atacar com mais velocidade, mas davam mais espaço para os velozes e perigosos contragolpes do Real. Sem eficiência na frente, o clube alemão pagou o preço logo aos 16 minutos. Em um escanteio da direita, Luka Modric cobrou, e Sergio Ramos subiu no segundo pau e cabeceou forte para bater Manuel Neuer e abrir o placar.
O Bayern, que passava a precisar de três gols para chegar a classificação, mal teve tempo de assimilar o baque. Quatro minutos depois, em lance parecido, o Real Madrid aumentou. Angel Di Maria cobrou falta próxima à entrada da área, e Sergio Ramos, mais uma vez, fez de cabeça. Pela primeira vez na carreira, o zagueiro marcou duas vezes em um jogo de Champions League.
Dois gols e um par de recordes para Ronaldo
O senso de urgência fez o Bayern jogar-se ao ataque desordenadamente, e o máximo de perigo veio com um chute cruzado de Franck Ribery, que passou à direita do gol de Casillas. Pouco depois, aos 34, Real desferiu o golpe - ou melhor, contragolpe - fatal. Em jogada rápida, Karim Benzema achou Gareth Bale com espaço. O galês avançou e, na entrada da área, tocou para Cristiano Ronaldo marcar o terceiro.
Foi também o 15º gol do atacante português nesta edição Champions League, quebrando o recorde compartilhado por Lionel Messi (2011/12) e Mazzola (1962/63), que haviam anotado 14 vezes cada em uma única edição do torneio. Cristiano Ronaldo também tornou-se o maior artilheiro da história dos mata-matas da competição, com 32 gols - um a mais que Messi. Só que o português ainda ampliaria estes números.
O segundo tempo parecia uma formalidade, com o Bayern correndo, lutando, mas sem sequer ter o controle sequer da posse de bola, algo tão cobiçado pelas equipes de Guardiola. O time da casa produziu um cruzamento de Thomas Mueller aqui, um chute cruzado de Mario Goetze ali, mas nada que superasse Casillas. Os visitantes seguiram apostando em contra-ataques, mas sem forçar tanto.
Para Ronaldo, no entanto, não bastava. O atacante seguia buscando dribles e a meta adversária, até que uma cobrança de falta aos 45 satisfez sua sede. O português mandou a bola por baixo da barreira, bateu Neuer e selou a goleada: 4 a 0. E recordes, agora sim, estabelecidos: 16 gols em uma edição da Champions League e 33 tentos nos mata-matas.
Marcas negativas para o Bayern, inéditas para o Real
O clube alemão saiu de campo amargando um resultado inédito em sua gloriosa história em competições continentais. O Bayern jamais havia sido derrotado em casa por uma diferença de quatro gols. O pior resultado até esta terça-feira era um revés sofrido em 1963, diante do Dínamo Zagreb: 4 a 1.
O Real Madrid, por sua vez, é o recordista de participações em finais da Champions League, com 13. Campeões nove vezes, os merengues levantaram a taça pela última vez em 2002. A história joga a favor do clube espanhol. Nas últimas três vezes que o Real eliminou o atual campeão da Champions League (1998, 2000 e 2002), o time ficou com o título. E bater os detentores do caneco não é novidade para o clube. O Real Madrid já fez isto oito vezes - mais um recorde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário