quinta-feira, 5 de julho de 2012

Corrupção No Governo de Lula e Dilma: Juquinha das Neves ex-Presidente da Valec é Preso Pela PF


Juquinha das Neves Auxiliar de Lula e Dilma por 8 anos
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (5) a Operação Trem Pagador, que investiga desvios de recursos da Valec Engenharia, empresa pública responsável pela construção de ferrovias no Brasil. O ex-presidente do órgão, José Francisco das Neves, conhecido como Juquinha das Neves, está entre os presos e foi encaminhado à sede da PF em Goiânia por volta das 8h50.
Estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão temporária, sete mandados de condução coercitiva, 14 mandados de busca e apreensão e sequestro de 15 bens imóveis em seis municípios de Goiás e duas cidades de São Paulo.
As prisões, buscas e apreensões ocorrem em Goiânia (GO), Mundo Novo(GO), Uruaçu(GO), Inhumas(GO), Senador Canedo(GO), Orizona (GO), e nas cidades paulistas de Paulínea (SP) e Campinas (SP).
Segundo a PF, as investigações começaram em agosto de 2011, a pedido do Ministério Público Federal. Os mandados foram expedidos pela 11ª Vara da Justiça Federal, em Goiânia.

Juquinha das Neves é presidente do PR em Goiás. Ano passado,ele foi afastado do cargo, no Ministério dos Transportes, após denúncias de sobrepreço na construção da Ferrovia Norte-Sul.
Nos últimos oito anos, a Valec, a estatal que cuida das ferrovias no governo, acumulou denúncias de mau uso do dinheiro público. Durante este tempo, a empresa foi comandada por Juquinha.
Em julho de 2011, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR-AM), deixou o cargo após denúncias sobre um suposto esquema de superfaturamento em obras envolvendo servidores da pasta. A crise se agravou após suspeitas de que o filho do ministro tenha enriquecido ilicitamente em razão do cargo do pai.
Procurado pelo G1, o advogado de Juquinha, Eli Dourado, informou que entrará com habeas corpus ainda nesta quinta-feira. Dourado conversou com o cliente esta manhã e diz que ele está tranquilo.

Segundo Dourado, não há provas contra Juquinha. "Todas as vezes que ele foi solicitado, compareceu ao Ministério Público", informou. Para o defensor a prisão é "injusta, descabida e espetaculosa".

Nenhum comentário: