segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Jornal O Hoje Publica Fake News Sobre Marconi

Com objetivo claro de agradar o governador Ronaldo Caiado, o Jornal O Hoje, que não tem credibilidade nenhuma no meio jornalistico goiano, produziu uma reportagem FAKE NEWS contra o ex-governador Marconi Perillo.

Na reportagem, o jornal manipula informações, tentando responsabilizar o ex-governador Marconi Perillo pela redução de leitos hospitalares do SUS no período de 2011 a 2018. O pseudo jornalista do O Hoje, Pedro Moura, tenta dar credibilidade a sua falsa matéria, citando números do Conselho Federal de Médica e afirma que o governo tucano fechou 1.860 leitos. 

Não se trata apenas de um erro jornalistico, o que seria aceitável, mas é claramente uma reportagem completamente desprovida de verdade. Produzida por encomenda, feita por uma pessoa sem caráter e publicada por um jornal sem o mínimo compromisso com a ética jornalista.

Bastaria uma rápida pesquisa para descobrir o que é falsa a afirmação que o governo tucano fechou leitos hospitalares em Goiás. O fechamento de leitos do SUS é algo que aconteceu em todo no Brasil,  durante o período em que o PT governou o país, como mostra reportagem do Globo.com, publicada no ano de 2012.

SUS perdeu quase 42 mil leitos em sete anos, aponta relatório do CFM.


Esta tendência nacional continuou nos anos seguintes, conforme matéria publicada no site da Agência Brasil em 2018.


A Reportagem diz o seguinte:

Nos últimos oito anos, mais de 34,2 mil leitos de internação da rede pública foram desativados. Em maio de 2010, o Brasil tinha 336 mil leitos para uso exclusivo do Sistema Único de Saúde (SUS), número que caiu para 301 mil em 2018, o que representa uma média de 12 leitos fechados por dia ao longo do período analisado.

Somente nos últimos dois anos, mais de 8 mil unidades foram desativadas. O levantamento foi feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) a partir de dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde.

Em resumo, durante o governo do PT, foram fechados mais de 76 mil leitos do SUS no Brasil de acordo com o CFM.

A reportagem FAKE NEWS do Jornal O HOJE, tenta jogar de forma irresponsável e maldosa, o fechamento de leitos do SUS em Goiás,  nas costas do ex-governador Marconi Perillo. 

Em nenhum momento o CFM menciona o ex-governador Marconi Perillo, nem responsabiliza ele pelo fechamento de leitos do SUS em Goiás. Isso é uma ilação maldosa e mentirosa da reportagem do Jornal O HOJE.


Os leitos fechados são do SUS, privados e municipais. Durante a sua gestão como governador, Marconi Perillo, mais que dobrou o números de leitos do SUS estaduais em Goiás. 

Em Goiás, vários hospitais particulares, tradicionais, fecharam as portas,  devido as sucessivas crises que o setor passou durante o governo petista no Brasil. Como Lúcio Rebelo, Santa Genoveva  e outros. Houve uma redução também no número de leitos do SUS nos municípios. 

O ex-governador Marconi Perillo  melhorou significativamente o sistema de saúde estadual, com a construção de mais de 10  hospitais novos,  mais do que dobrando o número de leitos hospitalares.

Nenhuma Santa Casa foi fechada durante o governo Marconi, devido ao apoio permanente de convênios com o governo estadual.

Marconi construiu o HUGOL e Modernizou o HUGO. Construiu vários hospitais regionais, deixando pronto para funcionar o Hospital do Servidor Público e o Hospital Regional de Uruaçu, de onde Caiado tirou os equipamentos durante a madrugada, para levar para o Hospital São Marcos de Itumbiara, simplesmente para não deixar funcionar, um hospital que Marconi construiu.

Caiado precisa esquecer Marconi e começar a governar. Já se passaram quase dois anos de um governo que fracassou em todos os sentidos e não tem nenhum obra construída durante sua gestão.

O povo já se arrependeu do voto em Caiado, que será governador de apenas um mandato  e começa a sentir saudade do Marconi.

Nenhum comentário: