quinta-feira, 4 de julho de 2019

Goiás Peixes, COOPERGOIÁS e Gran Pescado Fazem Parceria Para Beneficiar Produtores de Peixes de Goiás


A Cooperativa de Produtores de Peixes do Estado de Goiás, Goiás Peixes e frigorifico Gran Pescado, firmaram uma parceria para impulsionar a piscicultura no estado de Goiás. 

Os produtores de peixes do estado de Goiás enfrentam uma grande dificuldade para a venda  da tilápia. O numero de frigorifico no estado é reduzido e o principal problema é que para vender o peixe para outro estado, o peixe goiano é tributado em 7,5% e em alguns casos até 12%, enquanto que o peixe de outros estados, entram em Goiás sem qualquer tributação. 

Em resumo, existe um desequilíbrio fiscal altamente prejudicial aos produtores goianos. 

A parceria entre COOPERGOIAS, Goiás Peixes e Gran Pescado, cria uma alternativa para que o produtor de tilápia do estado de Goiás,  tenha uma opção segura para venda do seu peixe.

Para ter a garantia da venda do  peixe, o produtor precisa se filiar a COOPERGOIAS e em seguida, ele ganha o direito de adquirir o juvenil de tilápia para a engorda. O Juvenil é produzido na parceria, sendo os alevinos da Cia do Peixe. 

Um dos grandes erros que o produtor de tilápia comete é querer criar peixe  a partir do alevino. 

O ciclo de engorda da tilápia a partir do alevino é de 6 a 7 meses, sendo os dois primeiros meses, com ração cara e mão de obra delicada, que pode gerar um perda de até 20%, pois,  a partir do 5 mês, geralmente o peixe começa a desenvolver bactérias que provocam mortalidade.

Já o ciclo com engorda a partir do juvenil de 40 gramas, é de apenas 4 a 5 meses, com dois meses a menos de mão de obra, ração mais barata e o risco do peixe desenvolver bactéria muito menor.

Em resumo, só engorda tilápia, a partir do alevino, quem ainda não colocou na ponta do lápis as vantagens de se engordar a partir do juvenil. 

A falta de oferta de juvenil de tilápia para os produtores era um gargalo para o setor. Este problema foi resolvido, pelo menos para os produtores filiados a COOPERGOIAS, que agora poderão ter o juvenil para a engorda e a garantia da venda do peixe depois de gordo.

O problema da tributação deve ser resolvido no segundo semestre, colocando os produtores de peixe de Goiás em igualdade de competitividade com os demais produtores de outros estados brasileiros. 

Telefones para contatos: 62 98264-7422 / 64 99229 01944

Um comentário:

Unknown disse...

O segundo número de telefone está errado tem um número a mais.