domingo, 22 de outubro de 2017

Dirigentes do Futebol Pernambucano São Burros

Náutico e Santa Cruz estão virtualmente rebaixados para serie C do campeonato brasileiro e o Sport correndo risco de rebaixamento para série B. Este é o retrato do atual momento do futebol pernambucano. 

Essa situação é nada mais nada menos do que reflexo de anos de erros administrativos dos clubes. 

Náutico e Santa Cruz historicamente vivem em dificuldades financeiras,  cometendo sempre os mesmos erros que levaram os times a esta situação de penúria financeira e técnica.

Para ilustrar esses erros basta somar o número de jogadores que as duas equipes contrataram nos últimos 4 anos. 

De acordo com uma rápida pesquisa que realizei,  hoje o Náutico tem 38 jogadores em seu elenco, sendo que ao longo do ano,  apenas 8 jogadores da base foram utilizados em algum momento na competição. Os pratas da casa que já vestiram a camisa alvirrubra no ano foram Jefferson, David, Joazi, Manoel, Feliphe Gabriel, Cal e Gerônimo. 20 jogadores foram contratados somente para série B, sem falar nos jogadores contratados e dispensados no campeonato pernambucano.

Essa é uma conta que não fecha nunca. Para um time com poucos recursos financeiros e que está no centro de um dos maiores celeiros de formadores de jogadores do Brasil, o Náutico joga dinheiro fora sem ter. 

O circulo vicioso de contratar  e dispensar é muito mais oneroso do que fazer um trabalho a longo prazo de reestruturação e formação de jogadores, adotando a base como prioridade. O certo seria formar na base cerca de 70% dos seus jogadores e contratar apenas 30%. Com isso os custos do elenco seria infinitamente reduzidos e o fato de aproveitar sua base aumentaria a possibilidade de revelar, vender e fazer caixa para investir como já faz há anos o Santos. 

Não entendo como podem ser tão burros os dirigentes pernambucanos e de grande maioria dos times do futebol brasileiros!


Nenhum comentário: