sábado, 11 de março de 2017

Nas Filipinas, Pacto Social Goiás Pela Vida é apresentado para mais de 40 países


Participaram representantes da África, Ásia, Europa e países americanos. Durante conferência, foram apresentadas ações transversais e intersetoriais desenvolvidas no estado por meio da educação para prevenir criminalidade e combater evasão escolar 


O Programa Pacto Social Goiás Pela Vida foi apresentado a lideranças governamentais de mais de 40 nações de todo o planeta que participaram da Global Peace Conference 2017, promovida pela Global Peace Foundation (GPF), ocorrida de 28 de fevereiro a 03 de março, em Manila, capital das Filipinas. Durante a conferência, foram apresentadas ações transversais e intersetoriais desenvolvidas por meio da educação na prevenção da criminalidade e combate à evasão escolar e implementação de atividades preventivas como ocupação integral em contra turno escolar e o I9X da Educação.

O gerente de Articulação Institucional da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), Madson Rodrigues, integrou a comitiva representativa do Governo de Goiás, que contou ainda com o Superintendente Tenente-Coronel Francisco Ramos Jubé, e o Delegado da Polícia Civil Edilson de Brito.

Durante a conferência, o delegado Edilson de Brito apresentou um painel sobre liderança em momentos de crise. Participaram representantes de diversos países da África, Ásia, Europa e países americanos. “De forma consistente, projetada e articulada, Goiás se mostra produtivamente, estabelecendo novos parâmetros e relações com diversos países do mundo”, relata o delegado.

O programa

O Pacto Social Goiás pela Vida, lançado em 2016 pelo Governo de Goiás, por meio da SSPAP, une diferentes órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal. A iniciativa é focada principalmente nos 21 municípios que respondem por 89% dos crimes contra a vida e contra o patrimônio cometidos em 2015. O conjunto de ações são de curto, médio e longo prazos, que vão fortalecer a redução dos fatores propiciadores de crimes, catalisando a transformação da cultura de violência em conciliação e pacificação.

Conferências

No total, são 23 encontros que representam fase de implantação do programa. Após essa etapa, haverá um fórum com abrangência estadual, onde será apresentado um plano estratégico - cujas ações serão resultado das discussões nos municípios. A finalidade deste evento é estabelecer os parâmetros e as metas produzidas nas conferências municipais. Esse planejamento estratégico será uma ferramenta prática para fortalecer a capacidade de governança e o monitoramento dos resultados de enfrentamento e na prevenção de violências.

A metodologia baseia-se em benchmark de cases de sucesso em outros estados e países, adequada a nossa realidade e necessidade. Busca, portanto, orientar órgãos públicos e privados autônomos para a solução de problemas de segurança primária que demandem ações interdependentes.


LEGENDA PARA FOTOS: DIVULGAÇÃO



Delegação goiana que apresentou o Programa Pacto Social Goiás Pela Vida a lideranças governamentais de mais de 40 nações que participaram da Global Peace Conference 2017, em Manila, nas Filipinas:  ações transversais e intersetoriais são desenvolvidas no estado por meio da educação para prevenir criminalidade e combater a evasão escolar 

Nenhum comentário: