Governador diz, durante inauguração do novo Consulado, que cresce cada vez mais o intercâmbio comercial, cultural e turístico entre Goiás e Espanha
O governador Marconi Perillo informou que deverá liderar missão comercial goiana em visita à Espanha no próximo mês de maio. Se a viagem for confirmada, esta será mais uma das missões que o governador realiza na Espanha, um dos mais fortes parceiros econômicos de Goiás na Europa.
O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (14) durante a solenidade que marcou a inauguração do novo Consulado Honorário da Espanha em Goiânia, evento realizado no Euro Park, empreendimento imobiliário localizado no Park Lozandes. A solenidade contou com a presença do prefeito de Goiânia, Iris Rezende.
“O primeiro ministro espanhol virá, em meados de abril, a Brasília e a São Paulo. E nós estaremos lá para recebê-lo. Em maio nós deveremos realizar uma nova visita a Espanha para intensificarmos as relações comerciais”, disse Marconi.
A cerimônia contou com a presença do embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de La Cámara, do novo cônsul da Espanha em Goiás, Juan Zamora, do prefeito Iris Rezende e dezenas de assessores dos governos municipal e estadual, além de empresários e membros da comunidade espanhola de Goiás.
“Casado com uma goiana, o cônsul da Espanha em Goiás é um amigo do nosso estado. É uma pessoa que empreende em Goiânia, no Estado e em seu País. É querida pela sociedade goiana, conhece as nossas tradições e o nosso potencial socioeconômico. Este consulado não poderia estar em melhores mãos”, declarou o governador nas boas-vindas a Juan Zamora.
Marconi disse também que as relações entre Brasil e Espanha são muito antigas e fortes, tanto pelos laços de amizade quanto da agenda comercial, educacional e turística: “Cada vez mais goianos visitam a Espanha, assim como cada vez mais espanhóis visitam o Brasil e os destinos turísticos de Goiás”.
Ele destacou também a potencialidade da região, especialmente o eixo Goiás/Brasília: “Essa região onde estão Goiás e Brasília não é desprezível. Já somos hoje dez milhões de consumidores, se considerarmos Goiânia, Goiás e Brasília. Esse deverá ser, em pouco tempo, o segundo polo consumidor mais expressivo do Brasil, perdendo apenas para o eixo São Paulo/Rio”.
Por fim, Marconi disse que “dado o histórico dessas relações entre Goiás e Espanha, eu não tenho dúvida em reafirmar que esta é uma data histórica para os espanhóis e para nós goianos e goianienses”.
Segundo estimativa da Embaixada da Espanha, cerca de mil espanhóis vivem em Goiás atualmente. A abertura do consulado tem a intenção de dar um maior apoio a essa comunidade e, ainda, ampliar as relações institucionais com os goianos.
A nova sede fica na Chácara Alto da Glória, próximo ao bairro Parque das Laranjeiras, na região Sul de Goiânia e já está realizando o atendimento ao público. O funcionamento é das 9 às 13 horas, todas as terças e quintas-feiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário