quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Após audiências com Marconi, novos prefeitos conhecem rede de proteção social do Governo de Goiás

Governador determinou que os órgãos do governo estadual agendem audiências com os prefeitos empossados em 1º de janeiro deste ano para orientá-los como melhor operacionalizarem as parcerias

Os prefeitos goianos eleitos e reeleitos ano passado conhecerão os programas e ações de Assistência Social da Secretaria Cidadã, seguindo orientação do governador de Goiás, Marconi Perillo, como já está sendo feito na área da habitação com a Agehab. A Pasta realizará encontros que começam no próximo dia 21, com os novos gestores municipais que participarão de capacitação sobre os programas sociais que podem ser aplicados em suas cidades, por meio de convênios.

Todos os prefeitos estão sendo convidados para os encontros, que serão realizados, em Goiânia, durante três dias. Os programas e as ações em Assistência Social são executados pela Superintendência de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Com a mudança nas gestões municipais, a partir das eleições de outubro passado, é fundamental aos novos prefeitos e gestores conhecerem bem o funcionamento do SUAS, que é um grande aliado nas políticas públicas sociais nos municípios. Nosso objetivo é capacitar e orientar os prefeitos e servidores para o desenvolvimento de um bom trabalho nas novas gestões”, comenta o secretário em exercício da Secretaria Cidadã, Carlos Peixoto.

A Secretaria Cidadã também coordena alguns programas federais que atendem aos municípios, como o Bolsa Família e outros por meio de convênios que podem contar com a participação das prefeituras. “Muitas vezes, não conseguimos efetivar a contento um programa no interior por falta de informação. Por isso, vamos iniciar esse trabalho de nivelamento de informações para todos os novos prefeitos e assim poder ampliar melhor nossas ações em todo o estado”, observa o superintendente do SUAS Jales Barreto.

Vários programas sociais do Governo de Goiás chegam às prefeituras financiados praticamente apenas pelo Estado, mas outros dependem de contrapartidas das prefeituras. Além de apresentar cada programação ou ação social da Secretaria Cidadã, o encontro também vai detalhar a operacionalização dessas ações e como cada prefeito pode recorrer à secretaria para pleitear convênios e receber melhor os benefícios para a população de sua cidade.

Nenhum comentário: