Governador em exercício, José Eliton participa, nesta quarta-feira, às 10 horas, da abertura oficial da 70ª Exposição Agropecuária de Goiás, realizada até 29 de maio, no Parque de Exposições do Setor Nova Vila, em Goiânia. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) – Pasta que voltará a ser comandada por José Eliton a partir de quinta-feira, quando o governador Marconi Perillo retorna de viagem aos EUA - integra o evento por meio de um estande dividido entre suas superintendências executivas (Agricultura e Pecuária; Ciência e Tecnologia; Indústria e Comércio; Desenvolvimento Regional e Comércio Exterior) e órgãos jurisdicionados ligados ao setor (Emater, Agrodefesa, Ceasa e Goiás Fomento).
No estande, localizado no pavilhão 44, próximo à entrada da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), os visitantes terão a oportunidade de conhecer, por exemplo, importantes projetos e programas desenvolvidos pela SED. Cada superintendência executiva terá equipe técnica e material de divulgação para atender o público. Três arranjos produtivos locais (APLs) ligados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico também irão expor seus produtos e oferecer degustações. São eles: APL de Apicultura do Norte, no dia 14/5, quinta-feira; APL de Cachaça Artesanal, dia 16/5, sábado; e APL de Orgânicos da Região Metropolitana de Goiânia, no dia 20/5, quarta-feira.
Jurisdicionadas
Os órgãos jurisdicionados à SED também participarão do estande do Governo do Estado na exposição agropecuária. O Ceasa, além da tradicional mostra de frutas e verduras produzidas em Goiás, vai promover exposições de tomates-cerejas plantados em vasos e de uma abóbora gigante natural. O público infantil terá como atração as réplicas de animais em miniaturas, como os cavalos pôneis. A Goiás Fomento terá técnicos para informar os interessados sobre as linhas de crédito disponíveis. O estande será um posto de atendimento onde o público já poderá fazer o seu cadastro para pleitear benefícios.
A Agrodefesa vai levar para o estande o seu Núcleo de Educação Sanitária que, além de apresentar todos os programas desenvolvidos pela agência, irá fornecer informações aos visitantes sobre os animais transmissores da raiva, um dos principais alvos do órgão. Os interessados poderão tirar suas dúvidas com os técnicos e ainda ver de perto exposição de morcegos preservados em formol. O público também terá acesso a informações sobre as campanhas de vacinação contra raiva e febre aftosa.
Já a Emater preparou exposição com plantas nativas do cerrado, algumas melhoradas a partir de pesquisas. É o caso do pequi sem espinhos. Ainda serão expostas outras frutas nativas como baru e mangaba. A equipe técnica do órgão, com agrônomos e veterinários, estará à disposição para informações sobre criação animal e plantações diversas. Toda a ornamentação do espaço da Emater é feita com plantas típicas da região. Uma atração a mais para o estande do Governo de Goiás na 70ª Exposição Agropecuária de Goiás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário