quinta-feira, 11 de abril de 2013

Artigo do Presidente "Entre Amizade e o Sport, Eu Fico Com o Sport"


Essa bravata é digna de repetitivo discurso, onde o verdadeiro sentido está por interesses inconfessáveis.
Na minha lúcida e ingênua reflexão, 30 anos de amizade e por tantos caminhos juntos percorridos, nas trincheiras em defesa do SPORT, mesmo até, quando me contrapus a adversários do mesmo sangue, jamais faltei com compromissos acertados, por honra e comprometimentos pretéritos, em nome da coerência e da dignidade.

Diante de tamanha perda, só posso entender, que o vil metal, é o maior destruidor da história e da fraternidade entre os povos e as pessoas.  Fora isso, somente o fundamentalismo fanático, pode alcançar tamanha destruição, em corações e mentes.
Embora não seja um homem religioso, tenho uma profunda fé; e isso não me permite remorso, porque essa crença inquebrantável nesse Ser, Infinito, Onipresente e Misericordioso, sempre me fez lutar com armas inimagináveis, na eterna defesa das minhas convicções e ideais, e, irremediavelmente, pautada no belo e no virtuoso.

Saindo um pouco, da candura da minha formação, torno-me irredutível e frio, bem como, aparentemente débil e distraído, quando conversas passadas e desconexas de um cem números de pessoas, aportavam no meu gabinete de trabalho, e nos mais diversos lugares, propondo indecorosas propostas, somente dignas de filmes “hollywoodianos”.

Ainda, florescendo no mundo profissional, tal comportamento, me fez chegar a Vice Presidência de uma Seguradora, onde na época, o maior predicado de um inexperiente representante de um Segurador, era não se render as tentações do mercado, dos corretores e clientes, que em troca de benefícios, pareciam ver num jovem, recém-saído de uma Faculdade, um campo fértil para vender ilusões e o “paraíso”, dentro do meu estreito universo da época, e com isso, minar-lhe do que é mais precioso na vida, sua dignidade.

Mas, sem nunca ter lido NIETZECHE, na época, já entendia que miserável é o homem que não ama a frugalidade. E nisso, nada me fazia iludir e nem sonhar; porque a essência da vida está em cultivar as amizades, o querer bem e apreciar as cousas mais simples que a vida lhe propôs; e neste mar de simplicidade, sem falsa modéstia, fiz minha riqueza de comportamento e de vida, neste mundo de Deus.

Lamento profundamente, aonde as cousas chegaram e onde possam alcançar; mas assim são os desígnios do Ser de quem eu falei, possa determinar.
Pelo Sport tudo, menos aviltar uma retidão de vida. A isso, meus adversários do campo de jogo ou não, podem dormir tranquilos, fora disso, é conversa em mesa de bar, que coração de leão está na postura e determinação de seus atos e objetivos.
E assim sempre será: cazá, cazá, cazá!

Luciano Caldas Bivar

Nenhum comentário: