quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Rafael Moura é suspenso por 6 jogos.


O atacante Rafael Moura está fora dos próximos cinco jogos do Goiás pelo Campeonato Brasileiro. O jogador foi punido ontem com a pena máxima prevista no artigo 258 (conduta antidesportiva) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) - suspensão por seis partidas -, em julgamento que durou mais de duas horas no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio. O técnico Leão foi suspenso por três partidas e o meia Romerito, foi absolvido. Os três foram julgados por conta do envolvimento na briga generalizada no Barradão, no dia 21, após empate por 2 a 2 entre alviverde e Vitória.
O advogado Carlos Portinho, que defende o Goiás no Tribunal, entrará hoje com recurso aliado ao pedido de efeito suspensivo da pena. "A pena podia ter sido um pouquinho menor para o Leão e o Rafael. Amanhã (hoje), já irei recorrer e pedir o efeito suspensivo, porque a Lei Pelé permite isso", contou Portinho ao POPULAR. A pena aplicada ao técnico e ao atacante foi por maioria de votos. Romerito foi absolvido por unanimidade.
Como Leão e Rafael Moura já cumpriram uma partida de suspensão (contra o Avaí) por estarem punidos preventivamente, eles ficarão de fora em dois e cinco jogos, respectivamente. Leão não poderá ficar no banco de reservas contra Palmeiras (domingo) e Grêmio (dia 15) - a punição não vale para a Sul-Americana.
Se o presidente do STJD, Rubens Approbato, indeferir o pedido de efeito suspensivo, Portinho já deve entrar com o pedido de conversão da pena do treinador, que é menor.
No caso de Rafael Moura, que cumprirá suspensão contra Palmeiras, Grêmio, Grêmio Prudente, Fluminense e Santos, o advogado esperará o recurso ser julgado se o pedido de efeito suspensivo for indeferido. Só então, pedirá a conversão. Ele cita com otimismo o caso do zagueiro Danilo, do Palmeiras, que teve seis partidas que restavam de suspensão (era num total de 11) por racismo convertidas em pagamento de cestas básicas. "Tem esse precedente e o próprio Código autoriza e incentiva isso", afirmou Portinho.
Injustiça
Absolvido no julgamento por aparecer nas imagens apenas contendo a briga no Barradão, Romerito acabou cumprindo um jogo de suspensão por conta da punição preventiva. Portinho considerou o fato uma injustiça. "Vai entrar para os anais como a maior injustiça do futebol brasileiro. A suspensão não considerou as provas dos atos. Se ele se envolveu, foi para separar e apartar", comentou o advogado.

Calaça
Suspenso dos treinos pelo departamento de futebol até sábado, o goleiro Rodrigo Calaça deve ficar fora da lista inicial de inscritos para a Copa Sul-Americana. A lista de 25 jogadores está sendo guardada a sete chaves pelo Goiás, que promete divulgá-la hoje. É tida como certa a ausência do goleiro, que foi suspenso porque teria feito declarações polêmicas, questionando a liberdade de dar entrevistas e orientações do técnico Leão.

Hoje à tarde, após o treino na Serrinha, o técnico Leão deve confirmar o time que enfrenta o Grêmio amanhã, na estreia na Sul-Americana. O atacante Pedrão está regularizado.
Sem ser apresentado, Júnior treina e sai no BID
Sequer apresentado pelo Goiás como reforço para o Brasileirão e para a Copa Sul-Americana, o lateral-esquerdo Júnior, de 37 anos, já treinou e até já está regularizado para atuar pelo clube - seu nome consta do Boletim Informativo Diário de ontem. O alviverde diz que irá apresentá-lo hoje à tarde, após o último treino antes da estreia na competição internacional, amanhã, contra o Grêmio, no Serra Dourada, às 19h30. Em entrevista ainda no aeroporto, o jogador contou como considera a chegada ao esmeraldino: "É um desafio na minha vida".
Júnior, que não atua há dois meses e seguiu treinando até segunda-feira no Atlético (MG), disse que é impossível estrear amanhã, mas poderá jogar já no domingo. Acostumado a jogar como ala e como meia, sempre pela esquerda, o jogador disse que espera uma conversa com Leão para saber onde será aproveitado. "Domingo dá até para jogar, mas quinta-feira é impossível. Tive o convite do Leão e vou tentar ajudá-lo", afirmou Júnior.
A tarefa não é das mais fáceis. O Goiás está na zona de rebaixamento do Brasileirão (17º lugar) e ainda não venceu após o reinício da competição depois da paralisação para a Copa do Mundo.
É a segunda vez que Leão leva Júnior para o clube que comanda. No início de 2009, o treinador indicou o jogador, que tinha sido tricampeão brasileiro com o São Paulo, para o Atlético (MG). Mas Leão deixou o clube mineiro meses depois. "O Goiás tem uma boa equipe e um bom elenco. Não era para estar nesta posição", disse Júnior à TV Anhanguera.(PP)
Grêmio repete time e não fará atividade em Goiânia
O técnico do Grêmio, Silas, confirmou ontem, em Porto Alegre, que para o jogo de amanhã contra o Goiás repetirá a escalação utilizada no clássico contra o Inter, domingo - empate sem gols, no Beira-Rio. A equipe terá Victor; Ozéia, Rodrigo, Rafael Marques e Maylson; Ferdinando, Adílson, Douglas e Hugo; Jonas e Borges.
Silas disse que a equipe gaúcha dará "a mesma importância para o Brasileiro e para a Sul-Americana". A equipe gremista, assim como o alviverde, passa por mau momento na competição nacional - está na zona de rebaixamento, em 18º lugar.
O Grêmio não treinará em Goiânia, conforme programação publicada no site do clube. O time treina em Porto Alegre hoje de manhã e viaja à tarde para a capital goiana. O jogo será amanhã, às 19h30.

Nenhum comentário: