domingo, 12 de abril de 2020

Presidente Bolsonaro Estaria Imune ao Coronavírus Por Ter Usado Cloroquina

Cresce em Brasília os rumores que o presidente Jair Bolsonaro está imune ao coronavírus.

Bolsonaro foi aos EUA e oficialmente 23 pessoas da comitiva do presidente se contaminaram com o coronavírus.

Os 23 contaminados que integraram ou tiveram contato com a comitiva de Bolsonaro nos EUA são os seguintes:
  • Marcelo Thomé da Silva de Almeida, presidente da Federação de Indústrias de Rondônia
  • Major Mauro César Barbosa Cid, ajudante de ordens do presidente
  • Coronel Gustavo Suarez da Silva, diretor adjunto do Departamento de Segurança do GSI
  • Filipe Martins, assessor especial da Presidência
  • Embaixador Carlos França, chefe do cerimonial da Presidência
  • Sergio Segovia, presidente da Apex
  • Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia
  • Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional
  • Daniel Freitas, deputado federal
  • Flavio Roscoe, presidente da Federação das Indústria do Estado de Minas Gerais (Fiemg)
  • Marcos Troyjo, secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia
  • Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
  • Fabio Wajngarten, secretário de Comunicação da Presidência da República
  • Nelsinho Trad (PSD-MS), senador
  • Nestor Forster, encarregado de negócios do Brasil nos Estados Unidos
  • Samy Liberman, secretário Especial Adjunto de Comunicação Social da Presidência
  • Francis Suarez, prefeito de Miami
  • Sérgio Lima, publicitário que trabalha com a família Bolsonaro na criação do partido Aliança pelo Brasil
  • Karina Kufa, advogada de Jair Bolsonaro
  • quatro integrantes da equipe de apoio da comitiva

Bolsonaro teve contato com todas estas pessoas contaminadas, inclusive dentro de um avião; Seria praticamente impossível não ter se contaminado.

Em um primeiro momento chegou a ser anunciado que o presidente teria testado positivo para coronavírus, no entanto a contra prova deu negativo.

Com 65 anos, portanto  dentro do grupo de risco. Bolsonaro foi na farmácia e na padaria (necessidade zero!), contrariando até mesmo o isolamento vertical. Bolsonaro não é louco ou irresponsável para colocar em risco a própria vida e de outras pessoas que tem contato com ele. 


Retornando do Hospital das Forças Armadas parou para comprar medicamento na Drogaria Rosário. Além de não obedecer as recomendações sanitárias, Bolsonaro faz questão de ter contato com público, demostrando preocupação zero em ser contaminado.

O presidente desde o primeiro momento defendeu o uso da cloroquina e determinou que o exército fabrique em grande escala o medicamento. O presidente usou a cadeia de rádio e televisão para dr colocar contra o isolamento social e defendeu a liberação da cloroquina para toda população. 

Está claro que assim que pessoas próximas testaram positivo, o presidente "deve" ter sido medicado com cloroquina e se curado, antes mesmo da contra-prova ser realizada. A contra-prova deu negativa e o presidente se tornou auto-imune para o coronavírus.

A possibilidade que o presidente tivesse sido contaminado e estivesse assintomático está descartada, pois, se estivesse contaminado, o presidente estaria em isolamento para não contaminar outras pessoas e a contra-prova daria positivo.

De acordo com a evidência científica atual, a probabilidade de uma reinfecção é remota. Quem aposta nisso é o médico Anthony Fauci, líder da força-tarefa contra o coronavírus dos Estados Unidos e um dos maiores especialistas do mundo em doenças infecciosas. 

Numa entrevista para o programa The Daily Show, do canal da televisão americana Comedy Central, ele afirmou: “Se esse vírus age como qualquer outro que conhecemos, uma vez que você é infectado e se recupera, cria uma imunidade que protege de futuras infecções por esse mesmo agente”. 
Mais que auto imune, Bolsonaro sabe por experiência própria, que a cloroquina funciona para o tratamento do coronavírus.

sábado, 11 de abril de 2020

Erupção do Vulcão Krakatoa na Indonésia 1883: 35 mil mortos


Depois de uma semana de erupções, o monte Krakatoa, na Indonésia, atingiu o auge da ira no dia 27 de agosto. Foi quando aconteceram quatro explosões, sendo que a última pôde ser ouvida a mais de 4.800 quilômetros. As detonações arremessaram rochas a mais de 80 quilômetros de altura.
Por causa das explosões, vários tsunamis ocorreram em diversos pontos do planeta. Perto das ilhas de Java e Sumatra, as ondas chegaram a mais de 40 metros de altura. Provavelmente o tsunami mais destrutivo registrado na história originou-se da explosão do Krakatoa, em uma série de quatro explosões que espalharam cinzas pelo mundo. A maioria das vítimas foi morta pelas ondas gigantes e não pela erupção que destruiu dois terços da ilha. Ondas tsunami geradas pela erupção foram observadas em todo o oceano Índico e no Pacífico,[5] na costa oeste dos EUA, na América do Sul e até no canal da Mancha. Elas destruíram tudo em seu caminho e levaram para a costa blocos de corais de até 600 toneladas.

O escritor Simon Winchester descreveu o evento no seu livro: Krakatoa: The Day the World Exploded (Krakatoa: O dia em que o mundo explodiu). Um navio que se encontrava na área, de seu nome Berouw, foi arrastado terra adentro, tendo toda a tripulação morrido.[6] De acordo com Winchester, corpos apareceram em Zanzibar e o som da destruição da ilha foi ouvido na Austrália e na Índia

Mais Uma Ameaça Para a Humanidade. Vulcão Krakatoa Tem Explosão Violenta


O vulcão Krakatoa, na Indonésia, sofreu uma violenta explosão seguida de erupção de lava na noite desta sexta-feira (10), segundo a imprensa local. De acordo com serviços de monitoramento, a coluna de fumaça e cinzas subiu até 15km na atmosfera e foi detectada por satélites.

A explosão foi a mais violenta desde que o vulcão entrou em erupção em 22 de dezembro de 2018, segundo o site Volcano Discovery. Na ocasião, o fenômeno desencadeou um tsunami que matou centenas de pessoas na Indonésia.

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Vai Faltar Tilápia no Brasil. China habilita 11 frigoríficos Brasileiro que abatem tilápias

O mercado da tilápia é muito instável no Brasil. Hora falta peixe, hora sobra peixe e com isso o produtor fica inseguro para fazer investimento.

O Brasil é o quarto maior produtor de tilápias do mundo, atrás da China (1,86 milhão de toneladas), Indonésia (1,25 milhão t.), Egito (860 mil t.) e à frente de Filipinas (330 mil t.) e Tailândia (250 mil t.). De acordo com a FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – o mundo produziu 84 milhões de toneladas de peixes de cultivo em 2018 e o objetivo é superar 100 milhões de t. em 2025.

A realidade está preste a mudar. A china sempre foi a maior produtora de tilápia do mundo. Com capacidade de produção esgotada e mais de 1 bilhão de bocas para alimentar, de exportadora, a China passará a ser importadora de tilápia agora em 2020.

A produção atual de tilápia no Brasil não é suficiente nem mesmo para abastecer o mercado interno. Com a maior parte da produção sendo exportada para China, vai faltar tilápia no mercado interno e o preço vai subir, como subiu o preço da carne.

A Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR) comemora mais uma conquista da cadeia de peixes de cultivo. A China habilitou 11 frigoríficos em 9 estados, para exportação ao seu mercado. O trabalho, de acordo com a entidade, resultado de negociações realizadas durante o ano passado.

“É uma demanda antiga da atividade. Com a habilitação, temos a oportunidade real de enviar nossos produtos para um grande mercado consumidor, que tem sido o principal destino das exportações brasileiras”, avalia Francisco Medeiros, presidente da Peixe BR.

Continue a leitura após o anúncio





http://www.portaldbo.com.brMedeiros, da Peixe BR, diz que a demanda é antiga. Foto: divulgação.

As empresas habilitadas para exportação de tilápia para a China são Copacol (PR), Netuno (BA), Trutas NR (MG), Vitalmar (SC), Global Food (SP), C.Vale (PR), Zaltana (RO), Frigopesca (MT), Lakes Fish (GO), Pescado DuVale (RO) e Bem Bom Pescados (GO).

A atuação da entidade junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) foi fundamental para essa vitória do setor. “Estamos celebrando pois temos confiança na qualidade do peixe brasileiro, que atende aos mais altos padrões de qualidade e segurança alimentar”, afirma Medeiros. “Trabalhamos constantemente para melhorar os nossos processos, eliminando possibilidades de falha ou irregularidade de fornecimento.”

Em 2019, a tilápia consolidou-se como o carro-chefe dos negócios internacionais, com alta de 19% no volume exportado. “Nosso potencial de produção é enorme e com a demanda de peixes de cultivo pela China temos a chance de alavancar exponencialmente os nossos números”, pontua o presidente da Peixe BR. Fonte: Ascom

Jorcelino Braga Arma Tentáculos de Corrução na Prefeitura de Trindade

O Marqueiro Jorcelino Braga foi expulso da linha de frente da política em Goiás, depois que foi Secretário da Fazenda no Governo Alcides Rodrigues e ter seu nome envolvido em esquemas de corrupção, junto a supermercadistas e prestar depoimento suspeito de comandar grupo de extermínio, ao lado do então secretário de segurança pública Ernesto Roller.

Sem espaço no governo Caiado, Braga armou para entrar na Assembleia Legislativa para comandar a verba que seria destinada a publicidade. Teve seu projeto barrado pelo presidente da Assembléia, que não aceitou fazer parte da arapuca. Com portas fechadas na Assembleia, onde monitoro diariamente a movimentação, Braga migrou para a cidade de Trindade.

Tudo que Braga coloca a mão, tem rolo. Ele é incapaz de fazer algo por ideologia. Só age movido por muito dinheiro. Não existe nada que Braga participe que não esteja envolvido muito dinheiro. Geralmente dinheiro público  por prestações de serviços superfaturadas e licitações fraudadas.

Trabalhei muitos anos na rádio 730 que era comandada por Braga, portanto, conheço como pouco o agiota.

Braga se acha o supra-sumo do universo. Ele acredita que  sabe tudo, faz tudo e que o resto e apenas resto, que não tem importância. Se acostumou a viajar com malas de dinheiro em avião e institucionalizou a cobrança de propina no governo de Alcides Rodrigues criando um caixa central e dando metas para auxiliares do governo, como fez com Ridoval Quiarelotto, que não aceitou participar do esquema. 

Aliás, Alcides Rodrigues deve dinheiro entregue em caixa de sapato até hoje e não pagou quem emprestou. Alcides e Braga sabem de quem estou falando. Sabem também das malas de dinheiro levadas a uma fazenda no Pará.


Em Trindade, Braga se aproximou de Fernando Marinho, Secretário de Gestão e Planejamento, que é investigado pelo MPF por corrupção. Fernando Marinho é também tesoureiro do PSDB. Como sempre, Braga só se aproxima de pessoas que tem a chave do cofre.

Na manhã desta quinta-feira, um subalterno de Fernando Marinho,  apadrinhado pela primeira dama de Trindade, de nome Paulo Afonso, que assessora na comunicação o prefeito Jânio Darrot,  fez ataques a minha pessoa,  usando um grupo de whatsaap. Como resposta,  disse que não iria dirigir a palavra a ele, mas sim a seus DONOS. Já que o mesmo é um ilustre desconhecido que se cair morto no centro de Goiânia e não estiver portando documento, será enterrado com indigente. 

Ainda na manhã desta quinta-feira, Braga foi acionado, para saber como proceder diante das minhas reportagens. Como  conheço muito bem o senhor Jorcelino Braga, deve ter agido com o menosprezo próprio de quem se considera  rei da cocada preta e branca, acima do bem e do mal, fazendo o que interessa financeiramente, para tentar resolver com dinheiro as questões na justiça.

Como meu blog tem pouca audiência, cerca de 12 milhões de visualizações com média de 150 mil visualizações por mês, Braga e Fernando Marinho não devem se preocupar com a série de reportagens que iniciarem sobre eles, tendo como base a denuncia aceita pelo MPF e outras que me tem chegado quase diariamente de várias fontes em Trindade.

Eu costumo dar um boi para não entrar em uma briga, mas dou uma boiada para não sair de uma briga, quando encontro alguém afim de brigar comigo. Munição não me falta. Mesmo que tenha que desenterrar alguns defuntos e trazer de volta assuntos de amigos em comum que tenho profundo respeito e consideração. 



Cachoeira Diz Que Ernesto Roller Planejou Fuga e Assassinato







Goianos e a Nossa Dignidade

Dignidade do Goianos. O que se parece e que nos acovardarmos a situação desse governo. Pessoas que não entenderam a atual situação desse governo caótico e concorda com a política adotada por esse governo autoritário.
Nos chamados de Goianos, não nos acovardamos e não aceitaremos administrar o Estado de Goias com Coronéis. Contra daquilo que tanto lutamos para conseguir.
Um Estado livre democrático de direito.
O Nosso Estado lutava por coisas simples, tais como a oligarquia e o autoritarismo. Estado que conseguiu brigar e lutou pela migalhas do governo de mendicâncias. 
Hoje vejo o atual governo distribuir cesta básicas vamos se fosse em 1982.
Em pleno 2020 temos um governo que se prevalece de uma calamidade pública para se aproveita-se da atual situação, com distruídas de cestas básicas para tentar reparar a sua incompetência de governar. É um absurdo esse forma de governar.
Merecemos mais dignidade. Em pleno século vinte, distribuição de cesta básicas é um retrocesso a forma digna que o governo que tanto lutamos para conquistamos. 
Só peço dignidade ao povo goiano. Não queremos esmola, mas um apoio ao goianos para enfrentamos a atual situação, o chamado “Covid-19”. Voltar ao tempo com distribuição de cesta básicas, é volta ao tempo do coronelismos e servidão a família Caiado. Tempo esse que os goianos vivia de esmolas, e não é isso que queremos. 
O que queremos é viver com dignidade!

Morre Ex-Senador Iram Saraiva

O ex-senador Iram Saraiva morreu nesta quinta-feira (9) em Goiânia. Ele tinha 75 anos e deixa três filhos. Iram de Almeida Saraiva nasceu em Goiânia em 1944. Formou-se em Direito e História na UFG. Foi vereador, deputado estadual, deputado federal e senador por Goiás. Por fim, foi ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), onde se aposentou. Ele atuou como professor universitário e advogado.

Professor Alcides propõe suspensão de cobranças e ajuda para micro e pequenos empresários


Professor Alcides: proporcionar condições para essas categorias de empresários manterem seus negócios e os empregos



Projeto de Lei apresentado pelo deputado visa manter os negócios e garantir os empregos


A instabilidade econômica gerada pela pandemia do coronavírus (Covid-19) pode causar fechamento de empresas e, consequentemente, aumentar a taxa de desemprego no Brasil.


Visando reduzir o impacto deste problema na economia brasileira, o deputado federal Professor Alcides (Progressistas) protocolou na semana passada, na Câmara Federal, o Projeto de Lei nº 1384/2020, que determina, de maneira extraordinária, a suspensão temporária de cobranças a pessoas jurídicas, visando a preservação da atividade econômica exercida pelos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte e, consequentemente, a manutenção dos empregos nestes segmentos empresariais.


O projeto propõe que, em razão do enfrentamento de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da Covid-19 (coronavírus), do fechamento do comércio e do isolamento da população, todos os boletos e duplicatas emitidos de pessoa jurídica para pessoa jurídica, que tenham vencimento neste período de estado de calamidade pública, fiquem suspensos, sem acúmulo de parcelas, por 90 dias.


Conforme a proposta, ficam suspensos novos protestos, execuções, penhoras e inclusões nos cadastros constritivos contra a pessoa jurídica durante este prazo.


No projeto, Professor Alcides propõe ainda que, durante 90 dias, a contar da publicação da lei, e em decorrência da calamidade pública, o governo conceda auxílio emergencial de um salário mínimo mensal ao Microempreendedor Individual e que garanta o pagamento mensal dos salários das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.


“Queremos proporcionar condições para essas categorias de empresários manterem seus negócios e os empregos nesse período crítico da pandemia do coronavírus. O momento é grave e necessita de esforços para a manutenção dessas empresas e dos empregos”, justifica.


Professor Alcides considera que essa pandemia da Covid-19, que já matou muitas pessoas, obrigou os governantes a instituírem o fechamento do comércio e o isolamento social, o que impacta diretamente nas finanças das empresas e na preservação dos empregos.


Por isso, ele pede apoio para a aprovação da matéria no Congresso Nacional. “Pedimos o apoio dos parlamentares para a aprovação do projeto para que possamos proteger os empregos e os pequenos empresários de nosso país que, no momento, não conseguem desenvolver seu negócio, haja vista a situação de calamidade pública decorrente da Covid-19”. O Projeto de Lei nº 1384/2020 foi protocolado na Câmara dos Deputados na quarta-feira, dia 1º, e deve ser colocado em pauta para votação nesta semana.

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Corrupção Política da Família Caiado no Governo de Goiás


O vereador da cidade de Jussara, Itamar Caiado, primo do Governador Ronaldo Caiado, foi flagrado cometendo corrupção política em nome do DEM e do governo de Goiás.

 Conhecido como Coca, Itamar Caiado ligou para uma servidora  com contrato junto a Secretária de Educação do Estado de Goiás e na conversa foi claro, disse que ela seria demitida caso não se desfilia-se do PTC e filiasse no DEM, partido do Governador. Itamar disse ainda que isso era ORDEM SUPERIOR  e que não seria apenas ela que estaria nesta situação, mas esta regra era para ser aplicada em todos.

A ameaça do primo do governador é clara no áudio.

Itamar Caiado:  Cê tá boa?
Eva: Bem, e você?
Itamar Caiado: Tudo joinha. Deixa eu te contar um negócio aqui. Quando nós arrumamos esse negócio pra você ai, você lembra nós conversamos a respeito de partido. São vagas que o governo ajuda para a gente ajudar ele também. Você entendeu? Ai saiu o comentário, você lembra, eu pedi pra Jaqueline ligar pra você, que você tinha desfiliado do PTC. Eu tô  ligando procê, pra saber se você ainda tá filiada ou não?

Eva: Uai  ainda tô, porque eu não fui lá ajeitar nada né!.
Itamar Caiado: Pois é, deixa eu te contar. Você tem condição de filiar no DEM?
Eva: Uai eu vou pensar porque eu estou querendo ficar neutra nisso sabe.
Itamar Caiado: Pois é, deixa eu te contar. Você não vai levar a mal. Mas se você não puder e não desfiliar lá,  negócio seu, seu contrato  vai ser encerrado aqui. Eu tô te falando de verdade. É cobrança deles em cima da gente. Não é só ai não  e os outros também. Entendeu?

Eva: Entendi.

Itamar Caiado: Ai você dá uma pensadinha e eu vou te ligar amanhã pra saber.



Pelos áudios percebe que o governo está usando o erário público (cargos) em troca de filiações ao partido do governador com a participação do primo do governador e de uma assessora do governador. Isso vem provar a corrupção desse governo.

A servidora Eva foi exonerada e ligou para a sub secretária da educação de Jussara Helenilza para saber o motivo da exoneração.

Eva: Boa tarde Helenilza, a Clemilda passou um aúdio aqui falando que você me exonerou. Queria saber o que tá acontecendo.

Helenilza: Você sabe que eu já tentei de todo jeito, você não dá resposta. É o grupo, eu te falei. Não é eu que exonerei você não, é o grupo. Você não deu posição pra ele; Ele te pediu....

Eva: Ele falou pra mim assim Helenilza. Eva hoje ou amanhã você me dá resposta. Eu vou te ligar. Eu estou esperando ele me ligar.

Helenilza: Pois é, o que você resolveu, você vai filiar no DEM?

Eva: Deixa eu te falar Helenilza, eu tenho um primo em Goiânia e pedi pra ele puxar, ele puxou e eu não estou filiada em nenhum partido.

Helenilza: Mas você não falou assim: Coca(Itamar Caiado), eu estou com você no DEM. Você não falou isso pra ele. Ele já passou o nome pra outra pessoa. O dia que eu te chamei no meu gabinete eu te dei uma chance. Você deveria ter falado assim, Helenilza eu estou junto cocêis. 

Eva: Pois é, mas no caso o que tá acontecendo, me tirou do serviço?

Helenilza: Tirou. Tirou. Era pra ter tirado a mais tempo. Ai ele conversou com você ontem e eu perguntei pra ele hoje, É pra exonerar. Ele disse é pra exonerar. Eu sou muito humana sei que emprego tá difícil.

Eva: Eu não estou filiada em partido nenhum. Eu estou neutra. Não vou me candidatar.

Helenilza: Pois é, estou te perguntando, você vai apoiar o Arthur Junqueira mais o Coca?

Eva: Eu vou ficar neutra. Eu vou ficar neutra.

Helenilza: Não então tem que te exonerar mesmo. Ficar neutra prá nós não serve.

Eva: Então a partir de amanhã não precisa de ir trabalhar mais não?

Helenilza: Vai depender docê Eva. Vai depender docê minha fia. Você vai apoiar o grupo ou não?






Em memória de Arnaldo Barbosa Lima, vítima da covid-19 – por Demóstenes Torres

Cunhado do autor morreu em 5.abr

Fora diagnosticado em 31 de março
Arnaldo foi internado no Hospital Anis Rassi, em GoiâniaDivulgação



08.abr.2020 (quarta-feira) - 5h50
atualizado: 08.abr.2020 (quarta-feira) - 7h55






Há 2 semanas, escrevi nesta coluna alguns comentários acerca de pensamentos que me assustavam. Lembrei que, dos parentes mais próximos, só um se encontrava fora da chamada zona de risco, meu irmão caçula. Como uma premonição macabra, antevi: “Se as piores previsões se consumarem, minha família será devastada e amigos fraternos, em 3 ou 4 meses, já não mais existirão. Não poderei ir a seus velórios (se ocorrerem), nem consolar os mais próximos”.



Receba a newsletter do Poder360





No domingo (5.abr.2020), meu cunhado Arnaldo faleceu, vítima da covid-19. Resumo os fatos: no dia 25 de março, apareceu com uma pequena febre e telefonou para um pneumologista de sua confiança, o qual lhe recomendou o mesmo que seus colegas televisivos, ficar em casa; como o quadro se agravou no dia seguinte, voltou a ligar para o médico, que prescreveu-lhe a permanência em isolamento domiciliar, porque seria a melhor solução; no dia 27, como surgiram tosse e outros sintomas, foi pedida, por tal discípulo de Hipócrates, uma tomografia computadorizada.

O resultado foi remetido a uma sobrinha médica em Brasília, que mandou correr com ele, imediatamente, para um hospital. E assim se fez. Com a tomografia na mão, foi atendido, internado e cuidadosamente tratado pela equipe do hospital Anis Rassi, em Goiânia. Entrou vivo e saiu carregado pela morte “feito um pacote em seu manto”.

O teste para coronavírus foi realizado no ato da internação. O resultado positivo só sairia em 31 de março. Foi medicado, até então, como portador de H1N1 e da moléstia que o fulminaria. A nós, familiares, só restaria acompanhar os boletins diários, os relatos de intensivistas que dele cuidaram e clamar aos céus por misericórdia.

Existiam dias melhores e outros nem tanto. Confesso que quando ele iniciou a diálise me lembrei de uma visita que fiz ao maior político que conheci, Antônio Carlos Magalhães, e o encontrei com os rins falidos, fazendo o mesmo procedimento; 48 horas depois, o “Velho” sucumbiu.

Arnaldo foi enterrado sem velório, com o caixão lacrado, na presença apenas de minha triste irmã, seus 2 filhos, 1 sobrinho e 1 padre. Aos demais, nada era permitido.

Quando me lembro dele, vem à memória a cena bíblica da entrada de Cristo em Jerusalém. Jesus subiu ao templo, viu muitas pessoas no pátio comprando e vendendo animais e trocando dinheiro. Zangado, derrubou mesas e expulsou animais e comerciantes (Marcos 11:15-16); algumas versões dizem que levava um chicote na mão. Para a divindade, ali deveria ser um lugar especial onde as pessoas podiam orar em paz. Mas os comerciantes estavam tornando-o um mercado barulhento (Lucas 19:46). Eles se aproveitavam dos peregrinos, vendendo os animais para os sacrifícios e trocando o dinheiro para o imposto do templo a preços muito altos. Em síntese, roubavam o povo dentro da casa de Deus.

Arnaldo era tão bom que nem essa raiva santa possuía. Brincava com ele: “Você tem direito de explodir de vez em quando; até Cristo perdeu a paciência”. Era um pacato cidadão. Resolvia os problemas a seu modo. Sempre por consenso, nunca no calor da refrega. Era o mineirinho de Araguari, formado em engenharia civil no Rio de Janeiro. Nem a metrópole o conspurcou.






Lembro-me das viagens que fazíamos, a família toda, inúmeras pessoas, meninos aos montes. Numa delas, saímos todos de carro com destino a uma praia paradisíaca no Estado do Ceará, uns 2.700 Km a percorrer. Ele adorava se incumbir da logística. Naquela época, as estradas eram problemáticas; os carros, abastecidos com combustíveis diferentes; almoçávamos em restaurantes de beira de estrada e dormíamos em cidades um pouco maiores que pudessem ter hotéis razoáveis. Ele, com seu “Guia 4 Rodas” e muitos mapas, levou-nos ao Éden. Um roteiro épico, atravessando 5 Estados, se considerarmos as facilidades que temos hoje.

Enquanto meus pais viveram, aos domingos almoçávamos na casa deles. Minha mãe era uma lady; todos a tinham como sobressalente de sua própria genitora. Cuidava do preparo do que cada filho, genro, nora e outros gostavam. Eram banquetes homéricos. Meu pai era um notório mão aberta e gostava da casa cheia. Muitas vezes nos impacientamos com crianças; ele as adorava. Herdei dele as 3 coisas. Arnaldo gostava muito de MPB, e nessas domingueiras aprendi com ele que o Clube da Esquina era superior à Tropicália. Bem humorado, apreciava um conjunto satírico chamado Língua de Trapo, e nos divertíamos desbragadamente. Era amante da pescaria, meu companheiro inseparável nas aventuras pantaneiras.

Em 2018, cometi a imprudência de levá-lo para coordenar financeiramente minha campanha de despedida da política. Arnaldo não acreditava no que via: pessoas que saíam para distribuir panfletos, livros e outros materiais eram apanhadas com frequência em botecos, orgias e nos mais estapafúrdios desvios. Acompanhando a conversa com “líderes”, sindicalistas, religiosos, presidentes de associação… disse-me: “Deve ser mais fácil negociar com traficantes do que com essas pessoas”.

Poderia, aqui, descrever por muito tempo o sem número de qualidades que ele possuía. Era extremamente cuidadoso com sua saúde. Tinha medo; hipertenso havia mais de 40 anos, nunca teve qualquer alteração por conta disso; tomava seu remédio impreterivelmente. Magro, era praticante de caminhadas. Não tinha stress. Talvez, se tivesse optado pela profissão de psicólogo, também alcançaria o imenso êxito profissional que teve em sua carreira; era dele a faculdade de acalmar as pessoas.

Esta pandemia retrata com terror o que já lemos acerca de desastres tão horripilantes descritos, exemplificativamente, por Bocaccio, Pedro Nava, Nelson Rodrigues, Monteiro Lobato e tantos outros. As divergências médicas, as formas de tratamento, os novos remédios, a busca da cura pela evolução científica, estão drasticamente retratados e parecem se repetir como uma tragédia.

Não temos certeza alguma de qualquer coisa; os médicos parecem estar aprendendo agora sobre o que vai acontecer, e alguns até têm medo de atender presencialmente seus pacientes. As clínicas se encontram fechadas, os laboratórios só funcionam em sistema de plantão. A impressão é que ninguém sabe nada.

Quando jovem, muitas vezes ficava revoltado com uma morte que parecia ser a inversão da ordem natural das coisas. Nesse momento, meu pai dizia uma frase que, de tão óbvia, servia de consolo para qualquer um: “Meu filho, para morrer, basta estar vivo”. Era um sábio.

O alento nisso tudo é que minha irmã, embora pareça ter o mesmo vírus, pela convivência diuturna com o marido, está assintomática. Estranha doença: o marido morre e a mulher, sua companheira inseparável, não dá um espirro. A partir de agora, não seguirei os conselhos dos tais especialistas; ao menor sinal de que algo está acontecendo comigo ou com algum dos meus, procurarei os médicos, como em qualquer época normal, afinal de contas, para que eles existem?

A mim só resta o desejo de um dia reencontrá-lo. Crente que sou de que há uma vida após esta.

Arnaldo, abençoado seja.