quinta-feira, 15 de outubro de 2026

JOÃO BOSCO LUZ COMANDAVA O JURÍDICO DO GOIÁS QUANDO A DÍVIDA DA JF SPORTS FOI RENEGOCIADA: O QUE ELE SABIA E QUAL FOI SUA PARTICIPAÇÃO?

Documentos judiciais e demonstrações contábeis reabrem questionamentos sobre a atuação do advogado que, antes de presidir o Goiás Esporte Clube, integrou sua estrutura jurídica durante a renegociação de uma dívida milionária. Operação de R$ 3 milhões acabou vinculada a 50% da transferência do atacante Welliton para o futebol russo. A investigação procura esclarecer quem elaborou, examinou e autorizou os instrumentos contratuais.

A história de uma das mais controversas operações financeiras do Goiás Esporte Clube ainda guarda perguntas que não foram satisfatoriamente respondidas. No centro dessa investigação está o advogado João Bosco Luz de Morais, profissional que durante anos exerceu funções jurídicas no clube esmeraldino e posteriormente chegou à presidência executiva da instituição. Sua trajetória coincide com acontecimentos decisivos de uma disputa envolvendo a empresa JF Esportes Ltda., contratos de empréstimos, uma confissão de dívida milionária e a negociação internacional do atacante Welliton Soares de Morais.

A questão que agora se apresenta não é simplesmente saber quem assinou os documentos. É identificar quem participou de sua elaboração, quem examinou as obrigações assumidas, quais pareceres foram emitidos e que conhecimento tinha a estrutura jurídica do Goiás sobre as consequências financeiras de uma negociação que acabaria provocando uma longa batalha judicial.

João Bosco foi eleito presidente do Goiás para o biênio 2012–2013. Na ocasião, reportagem publicada pelo UOL registrou que o advogado havia defendido causas do clube entre 1996 e 2009. Portanto, sua atuação jurídica abrangia o período da renegociação realizada em janeiro de 2007.

A origem da dívida e a operação envolvendo Welliton

A relação financeira entre Goiás e JF Esportes começou antes da transferência do atacante para a Rússia. Conforme os documentos reproduzidos em reportagens anteriores do Blog do Cleuber Carlos, a empresa realizou operações de empréstimo ao clube durante a administração de Raimundo Joaquim Queiroz, mediante instrumentos particulares de mútuo.

Esses contratos deram origem a obrigações financeiras que, posteriormente, foram consolidadas em um instrumento assinado em 8 de janeiro de 2007. O documento reconhecia uma dívida de aproximadamente R$ 3.004.700,80 e estabelecia uma modalidade de pagamento vinculada à futura negociação do atacante Welliton.

O aspecto extraordinário dessa operação estava justamente na garantia econômica: a JF Esportes passaria a reivindicar 50% do valor da transferência do jogador, conforme os termos da renegociação.

Quando Welliton foi negociado com o Spartak Moscou, a operação foi descrita nos autos judiciais como uma transferência de aproximadamente R$ 21,04 milhões. Metade desse montante corresponderia a R$ 10,52 milhões, valor muito superior ao saldo consolidado na confissão de dívida de 2007.

Essa diferença constitui um dos elementos centrais da controvérsia. O Goiás questionou judicialmente a validade dos instrumentos, enquanto a JF Esportes sustentou que a participação no resultado da negociação havia sido livremente contratada.

O jurídico do Goiás e a responsabilidade pela análise dos contratos

É nesse ponto que surge a necessidade de esclarecer a participação de João Bosco Luz.

A existência de uma estrutura jurídica no clube durante a assinatura de uma confissão de dívida dessa natureza suscita perguntas administrativas relevantes. Uma obrigação inicialmente vinculada a empréstimos financeiros foi transformada em compromisso associado à valorização futura de um atleta profissional. Tratava-se de operação com consequências potencialmente expressivas para o patrimônio do Goiás.

Quem examinou a legalidade da operação? Houve parecer jurídico recomendando sua celebração? O departamento jurídico participou das negociações? A diretoria recebeu orientação formal sobre os riscos de vincular metade da receita futura de um jogador a uma dívida anteriormente constituída?

Essas perguntas não representam, por si, acusações contra João Bosco. São questões de interesse público e institucional, sobretudo diante do cargo que ocupava e da dimensão financeira da negociação.

Os documentos examinados até aqui não demonstram que ele tenha assinado pessoalmente a confissão de dívida de 8 de janeiro de 2007. A documentação histórica identifica Raimundo Queiroz como representante do Goiás nos contratos de empréstimo, ao lado de outros participantes e testemunhas.

Mas a ausência de assinatura não esclarece, por completo, se houve participação na análise jurídica, na preparação dos documentos ou nas discussões que antecederam a formalização da operação.

A dívida continuou nos balanços quando João Bosco chegou à presidência

A investigação ganha uma dimensão ainda mais relevante quando se examinam as demonstrações contábeis do Goiás relativas ao exercício de 2012, período em que João Bosco já exercia a presidência executiva.

O balanço, publicado pelo próprio clube e acompanhado de relatório de auditores independentes, registra na rubrica Títulos a Pagar o montante de R$ 3.145.309,00, tanto em 2011 quanto em 2012.

A nota explicativa nº 16 identifica expressamente a origem da obrigação: instrumentos particulares de mútuo firmados com a JF Esportes durante a administração de 2003/2004. O documento informa que os valores e as condições contratuais estavam sendo contestados judicialmente desde 2009.

Mais significativo ainda é o relatório dos auditores independentes, emitido em 25 de abril de 2013. Os profissionais registraram ressalva relacionada à disputa com a JF Esportes, informando que não podiam determinar os eventuais impactos financeiros decorrentes do desfecho da causa.

O documento contém a identificação de João Bosco Luz de Morais como presidente executivo, ao lado do vice-presidente e diretor financeiro Adriano Rodrigues de Oliveira e do contador Francinaldo Nunes da Silva.

Esse registro permite estabelecer um fato objetivo: a controvérsia financeira com a JF Esportes permanecia formalmente reconhecida nas demonstrações contábeis durante a administração de João Bosco, embora o Goiás contestasse a exigibilidade da obrigação.

Surge, portanto, uma segunda linha de questionamento. Além de esclarecer sua atuação jurídica em 2007, é necessário compreender quais providências João Bosco adotou, já como presidente, diante de uma disputa que envolvia valores potencialmente superiores aos contabilizados.

A batalha judicial e a sentença posteriormente cassada

A controvérsia chegou à Justiça e produziu decisões de grande repercussão.

Em maio de 2014, uma sentença de primeira instância acolheu a posição da JF Esportes em relação à validade dos contratos discutidos e impôs consequências financeiras ao Goiás, incluindo multa por litigância de má-fé e honorários advocatícios.

O magistrado considerou, naquele julgamento, que os empréstimos haviam sido efetivamente recebidos pelo clube e que a renegociação vinculada à transferência de Welliton deveria produzir efeitos.

Entretanto, essa decisão foi posteriormente cassada, em 2015, no julgamento de recurso relacionado à controvérsia. A cassação impede que aquela sentença seja tratada como pronunciamento judicial definitivo sobre a validade dos contratos ou sobre eventual má-fé do Goiás.

O processo nº 229582-96.2011.8.09.0051 integra esse histórico, mas o resultado definitivo e a situação processual atual ainda precisam ser confirmados por certidão ou consulta atualizada aos autos do Tribunal de Justiça de Goiás.

A complexidade da disputa torna ainda mais relevante a identificação dos responsáveis pelas decisões administrativas e jurídicas adotadas ao longo dos anos.

O que João Bosco precisa esclarecer

A investigação do Blog do Cleuber Carlos identifica dois momentos distintos da atuação do advogado.

O primeiro corresponde ao período em que integrava a estrutura jurídica do Goiás, quando foi formalizada a renegociação de janeiro de 2007. O segundo envolve sua gestão como presidente executivo, quando a dívida continuava registrada no balanço e era objeto de contestação judicial.

No primeiro momento, é necessário identificar se João Bosco teve acesso à minuta contratual, se participou das reuniões, se emitiu pareceres e se recomendou alguma alteração nas condições da operação.

No segundo, é preciso esclarecer quais informações recebeu sobre a dívida, quais orientações foram transmitidas aos advogados responsáveis pelos processos e quais medidas foram adotadas para proteger os interesses patrimoniais do clube.

Há também uma questão de transparência: os associados e conselheiros do Goiás tiveram conhecimento integral das condições pactuadas com a JF Esportes e dos riscos financeiros decorrentes da disputa?

A resposta exige documentos, atas, pareceres e registros administrativos. Não pode ser construída apenas com base nos cargos ocupados.

O direito de resposta e a necessidade de documentação

Em manifestação anteriormente atribuída a João Bosco Luz e relatada à investigação, o advogado teria negado participação pessoal na elaboração e assinatura da confissão de dívida, indicando Raimundo Queiroz como responsável pela assinatura do instrumento.

Essa versão precisa ser considerada na apuração. A reportagem não dispõe, nesta etapa, de documento que comprove que João Bosco tenha elaborado, autorizado pessoalmente ou assinado a renegociação de 2007.

Também não foi localizada, nesta consulta, manifestação atualizada do advogado sobre os questionamentos específicos apresentados nesta matéria.

O Blog do Cleuber Carlos considera indispensável que João Bosco tenha oportunidade de esclarecer sua atuação, apresentar documentos e indicar eventuais pareceres que possam estabelecer os limites de sua responsabilidade funcional.

Uma história que exige respostas

O caso JF Esportes ultrapassa a discussão sobre uma dívida antiga. Ele envolve a administração de recursos de uma instituição esportiva, a utilização de receitas futuras de transferência de atletas como instrumento de negociação e as responsabilidades dos profissionais encarregados de orientar juridicamente seus dirigentes.

Os documentos já examinados demonstram a existência dos empréstimos contabilizados, da renegociação de 2007, da controvérsia envolvendo a transferência de Welliton e da permanência da obrigação nos balanços durante a presidência de João Bosco Luz.

O que ainda precisa ser demonstrado é a extensão da participação pessoal do advogado nas decisões que deram origem à disputa.

João Bosco Luz esteve ligado à estrutura jurídica do Goiás no período da renegociação e, anos depois, presidiu o clube enquanto a dívida continuava sob contestação judicial. São dois fatos relevantes, mas que não constituem, isoladamente, prova de irregularidade ou responsabilidade pessoal.

O interesse público está justamente em esclarecer o que aconteceu entre esses dois momentos.

Afinal, quem orientou juridicamente a operação que vinculou uma dívida de aproximadamente R$ 3 milhões a metade da receita de transferência de um jogador posteriormente negociado por mais de R$ 21 milhões?

E qual foi, efetivamente, a participação de João Bosco Luz nessa história?

São perguntas que continuam exigindo respostas documentadas.

BLOG DO CLEUBER CARLOS — JORNALISMO INVESTIGATIVO

Nota de apuração: a reportagem foi construída com base em documentos contábeis publicados pelo Goiás, registros judiciais históricos e reportagens anteriores. Não foi possível confirmar nesta pesquisa o andamento processual definitivo até 15 de outubro de 2026 nem obter uma nova manifestação de João Bosco Luz. Esses pontos permanecem sujeitos à atualização.


Nenhum comentário: