* TEMOS DADOS REGIONAIS
As famílias brasileiras devem desembolsar, até o final deste ano, 9% a mais com artigos relacionados à moda em comparação a 2023, quando o consumo foi de R$ 221,6 bilhões. A previsão é da Pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo nacional há 30 anos, com base em dados oficiais.
Segundo o estudo, só a categoria de vestuário confeccionado responderá por R$ 163,9 bilhões. Nos cálculos acima, também são levadas em conta despesas com calçados, joias, bijuterias e armarinhos.
Na liderança do ranking nacional, o estado de São Paulo responderá por mais de R$ 60 bilhões dos gastos, porém é o Distrito Federal que, na comparação com o ano passado, contabilizará a maior alta — de 26,5% — nas despesas com moda, totalizando aproximadamente R$ 4,5 bilhões. Já, perdendo participação nesse consumo, estão os estados de Amapá (-12,2%), Roraima (-6,3%) e Rondônia (-5%).
Embora em ritmo menor, a quantidade de lojas também cresce. Segundo o IPC Maps, de 2023 para cá, 14.767 comércios varejistas de vestuários e calçados, entre outros, foram abertos, somando atualmente 1.155.799 unidades presentes no Brasil.
Sobre o IPC Maps
Publicado anualmente pela IPC Marketing Editora, empresa que utiliza metodologias exclusivas para cálculos de potencial de consumo nacional, o IPC Maps destaca-se como o único estudo que apresenta em números absolutos o detalhamento do potencial de consumo por categorias de produtos para cada um dos 5.570 municípios do País, com base em dados oficiais, através de versões em softwares de geoprocessamento. Este trabalho traz múltiplos indicativos dos 22 itens da economia, por classes sociais, focados em cada cidade, sua população, áreas urbana e rural, setores de produção e serviços etc., possibilitando inúmeros comparativos entre os municípios, seu entorno, Estado, regiões e áreas metropolitanas, inclusive em relação a períodos anteriores. Além disso, apresenta um detalhamento de setores específicos a partir de diferentes categorias.
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