domingo, 26 de março de 2023

Alô Ministério Público Licitação Bilionária da Metrobus é Questionada na Justiça


A Enel ingressou na Justiça questionando uma licitação bilionária na Metrobus para aluguel de ônibus elétricos. O valor da licitação é de 1,5 bilhões de reais.


Ronaldo Caiado articulou a troca da Enel pela equatorial com sua filha Ana Vitória participando efetivamente do processo como advogada da Equatorial.


Caiado afirma que a Enel está tentando  impedir a licitação para o aluguel de ônibus elétricos que atenderão a linha do Eixo-Anhanguera. O pregão está marcado para 9h da próxima segunda-feira (27).

 Mas por que tanto interesse de Caiado nesta licitação?

Nas redes sociais, o governador afirmou que a Enel tenta “melar” o processo com o ingresso de mais de 100 questionamentos que solicitam a suspensão. As questões foram feitas na última quinta-feira (23), prazo final para recursos, e respondidos pela Metrobus. Ainda assim, a empresa italiana recorreu à justiça.

Diante da decisão, Caiado fez duras críticas ao grupo.

Como se já não bastasse o serviço pífio prestado ao estado nos últimos anos e a forma indecorosa como chegou a Goiás, a Enel joga contra os goianos mais uma vez e agora quer melar a licitação para aquisição de ônibus elétricos para o Eixo Anhanguera, prevista para segunda (27).

A Enel esperou até 22h de quinta-feira (23) para apresentar mais de 100 questionamentos sobre o pregão e pedir suspensão da licitação. Obviamente, tudo foi respondido pela Metrobus já na sexta. Ainda assim, a Enel foi à Justiça para levar adiante sua iniciativa ardilosa.

Não chega a surpreender. Nunca vi a Enel como uma empresa, mas como uma facção criminosa que entrou em Goiás de forma obscura e quase destruiu nosso sistema energético. Agora tenta impedir a melhoria do transporte coletivo de Goiânia.

Trata-se de uma manobra clara com o único objetivo de prejudicar a licitação, visto que alguns dos questionamentos se referem à modelagem que a própria Enel propôs quando apresentou seu Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), ainda no ano passado.

Nossa defesa será apresentada o quanto antes. Não temos nada a esconder. Nosso objetivo é promover ampla melhoria no transporte da região metropolitana. Quanto à Enel, ainda nos questionamos se é uma empresa ou um braço da máfia italiana.

A nova licitação tem valor máximo de mais de R$ 1,5 bilhões e prevê 16 anos de contrato. Cada ônibus vai custar R$ 74 mil mensalmente. O Governo de Goiás garante que, caso seja proferida uma decisão favorável para a Enel na Justiça, irá recorrer.

Em nota à imprensa, a Enel alegou que enviou solicitações de esclarecimento e sugestões técnicas para o processo de licitação de ônibus elétricos para o estado. A companhia diz que solicitou mais prazo com base na legislação para apresentação das propostas de todos candidatos.

 Abre o olho Ministério.....

Já existe um processo instaurado na 73ª Promotoria de Justiça da Comarca de Goiânia para investigar uma noticia crime de violação dos Principios Administrativo na Metrobus.

Onde há fumaça pode haver fogo.

 
MP Investigue quais são as empresas interessadas na licitação e tente responder porque Caiado está nervoso e com medo da Enel ganhar esta licitação.

Investigue quem são os advogados das empresas envolvidas no processo.

Investigue se o edital não é carta marcada para determinada empresa ganhar a licitação. 

Estarei de olho e vou investigar para saber o que existe por trás deste interesse do Caiado.


Algo não está cheirando bem nesta história.

Nenhum comentário: