Não foi falta de avisar. Durante o processo eleitoral, muitas pessoas diziam que, caso Lula vencesse, a economia do Brasil iria derreter e o país estaria a caminho de ser igual a Venezuela. Passada a eleição e confirmada a vitoria de Lula, as expectativas estão se confirmando.
Em um único dia a perda de capital na bolsa de valores chegou a impressionante marca de 156 bilhões de reais na quarta feira.
O Ibovespa, que já tinha um dia ruim, afundou ainda mais e despencou 4,26%, aos 108,7 mil pontos por volta das 16h10 desta quinta-feira (10), após o vice-presidente eleito Geraldo Alckimin anunciar mais nomes para a transição, entre eles Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda no governo de Dilma Rousseff.
O ex-ministro deverá integra a equipe de Planejamento, Orçamento e Gestão.
Nesta quinta, o índice teve um dia para esquecer, em meio aos ruídos que chegam diretos de Brasília.
Mais cedo, o presidente eleito, Lula (PT), criticou os dividendos da Petrobras (PETR4) e disse que o Banco do Brasil (BBSA3) não vai ser privatizado.
Lula afirmou que há gastos públicos que têm que ser considerados como investimentos. “Por que as pessoas são levadas a sofrerem por conta de garantir a tal da estabilidade fiscal nesse país?”.
“Por que toda hora as pessoas falam que é preciso cortar gasto, é preciso fazer superávit, é preciso fazer teto de gasto?”, questionou Lula.
Neste ritmo vamos ser uma nova Venezuela bem antes do que se imaginava!
Nenhum comentário:
Postar um comentário