segunda-feira, 4 de julho de 2022

A Cada 45 Minutos Uma Pessoa Morre de Suicídio no Brasil

 


O psiquiatra Humberto Müller, de Rondônia, apresentou em audiência pública na Câmara dos Deputados, dados sobre o suicídio no Brasil e no mundo. Ele disse que acontecem 16 milhões de tentativas por ano no mundo. “No Brasil, acontece uma morte por suicídio a cada 45 minutos, mas para cada morte temos outras 20 tentativas. Os números são altos e preocupantes”, explicou.


Para o psiquiatra Fernando Fernandes, do Programa de Transtornos Afetivos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, a divulgação espetaculosa do suicídio, como aquela que o retrata de forma romântica, pode ser um fator precipitante para quem já tem uma vulnerabilidade. Essa é a mesma opinião de Eliane Soares, coordenadora da Comissão Nacional de Divulgação do Centro de Valorização à Vida (CVV). Dependendo da forma com que o suicídio for divulgado, pode ocorrer repetição por outras pessoas que já estejam em desequilíbrio emocional. Esse processo de “inspiração” é chamado de Efeito Werther. O termo vem do livro Os Sofrimentos do Jovem Werther, do alemão Goethe, em que um jovem rapaz se suicida. Logo após sua publicação, começaram a surgir na Alemanha relatos de jovens usando o mesmo método que ele para tirar a própria vida.

O suicídio acontece por uma conjunção de muitos fatores, explica o dr. Fernando Fernandes. Alguns deles são sociais, psicológicos, orgânicos e genéticos. Mas os motivos mais predominantes são transtornos psiquiátricos, sendo o mais comum a depressão (mas também há o transtorno bipolar, a esquizofrenia e o abuso de drogas). Um fator psiquiátrico é identificado em 90% dos casos de pacientes que tentam ou cometem suicídio

Nenhum comentário: