Dr. Womer e família. Foto arquivo pessoal |
Em mais de 6 anos à frente da direção clinica do hospital municipal, desta nossa cidade, nunca fui muito de comentar em grupos de WhatsApp, sequer tenho perfis em redes sociais, acredito até que essa pode ser a primeira vez que venho a escrever alguma coisa por aqui ou em qualquer outro grupo que não seja estritamente o da minha família ou de amigos íntimos. Não é que eu não me importo ou qualquer cosia do tipo, na verdade, quem me conhece bem sabe que não tenho é muita simpatia ou paciência para estas coisas, acho tudo muito legal, admiro quem consiga administrar bem estes recursos e contribuir socialmente com eles, mas acabo por utilizar com cautela as vantagens destas plataformas digitais.
Porém, nestes últimos dias, venho sentido uma grande necessidade de conversar com todos vocês, de reportar o quanto é importante este momento para todos nós. Esta pandemia é um fato mundial, histórico e único, jamais a humanidade lidou com isto nesta escala, em nível global e de tão rápida disseminação. A globalização trouxe avanços benéficos, mas também tem suas consequências negativas, um destes efeitos colaterais é justamente fruto deste acesso intercontinental simplificado, que, ao facilitar transpor fronteiras geográficas tão facilmente, beneficia a propagação de um organismo letal de um continente para o outro fatidicamente em poucas horas. E sim, é verdadeiramente letal. Diferente de algumas informações não técnicas, não cientificas, não especializadas, que incorrem por toda a internet, o altíssimo risco de contaminação é verdadeiro e o contaminado pode chegar ao óbito em poucos dias. Não é somente o grupo de risco (idosos, enfermos gravosos ou aqueles imunologicamente frágeis), você que está lendo pode morrer, seu filho pode morrer, seu companheiro ou esposa pode morrer, entendeu?
Meu objetivo não é causar pânico, mas sim desacreditar aqueles que ainda não se atinaram para o risco. Como já falei a vocês eu navego pouco pela internet, mas mesmo fazendo tão pouco uso desta ferramenta pude perceber que tem aqueles que criticam, brincam, fazem piada com o momento, há até políticos que desinformam ou sequer dão a devida importância. Eu não quero ser alarmista, longe disto, mas, de coração, não quero ver as pessoas que cresci, que jogaram bola comigo na rua e que tive o prazer de ser um de seus conterrâneos aqui no hospital, só porque caíram na bobeira de acreditarem que se tratava de mais uma “gripe que matava somente gente velha e doentes”.
Não posso deixar também de agradecer a sorte que venho tendo nestes anos como clinico no hospital, trabalho e trabalhei com muita gente guerreira, pessoas fortes e profissionais sem preguiça de arregaçar as mangas do jaleco. Mesmo sabendo, conforme estudos preliminares, que o Covid-19 apresentou risco de contaminação de 30% (trinta por cento) aos operadores da saúde (enfermeiros, técnicos e médicos) que lidaram com pacientes infectados não tive reclamações ou verifiquei falta de vontade em ajudar, minha equipe é de encher o peito de orgulho. Ainda bem que são eles ali todos os dias, se não fossem eles, do pessoal da limpeza ao diretor administrativo e secretaria da saúde, todos os dias ali comigo ao meu lado, acho que não teria conseguido todos estes anos. Nos vamos passar por mais este período emergencial, vamos sofrer com a dor e angustia dos amigos que atendermos, mas nós, assim como toda a cidade, vamos superar trabalhando para ver dias melhores. E é isto, enquanto todos devem ficar em casa vamos trabalhar sim, pois somos os únicos habilitados para estar na linha de frete contra esta doença. Tivemos também apoio da administração pública, do nosso prefeito, secretario de finanças e secretaria de Saúde se não fossem eles, dificilmente teríamos os recém adquiridos equipamentos e materiais e EPI, itens indispensáveis para a diminuição do risco de nossa contaminação. Não tive noticia de nenhum outro hospital público de porte semelhante no Estado que foi agraciado com esses investimentos.
Por fim, acho que vocês já devem estar se perguntando – e este medico que nunca fala no grupo e quando finalmente decide escrever não para mais? Mas é que tem coisas que não podemos guardar, e esse agradecimento a todos da área da saúde de minha cidade de Hidrolândia, GO, estava tão grande no peito que não podia mais ser contido, eu queria mesmo era poder ir de casa em casa, abraçar todos vocês colegas, agradecer pessoalmente, mas como não posso, por motivos óbvios, me contento a vir aqui, nesta internet fria e chata, agradecer desta única forma possível. Muito obrigado a todos, até o próximo plantão, ao qual agradeço a Deus que vai ser com um de vocês, porque, como já disse, se fossem outros não sei o que seria de mim.
Dr. Womer Luiz Vieira – Diretor Clinico do Hospital Municipal de Hidrolândia, Goiás.
10 comentários:
Estamos aqui pedindo a Deus que proteja cada um dos nossos
profissionais da saúde
Que Deus te abençoe🙏🙏🙏
Parabéns Dr pelo cuidado com a população de Hidrolândia pelo profissional que é é pela sua equipe de trablho Dsejo toda sorte de bênção e que Deus os proteja.
Deus te abençoe e te proteja juntamente com a sua família abençoado e nobre doutor.
Parabens Dr., que antes de tudo um ser Humano incrivel. Digo, porq o conheço desde a adolescência. Fica firme no campo de batalha que Deus estará sempre protegendo a vc e toda sua equipe
Que Deus abençoe sempre vocês.Tenham mais sabedoria e amor incondicional para continuar cuidando do próximo como estão fazendo, pois só o amor vai vencer.Vamos orar e obrigada.
Parabéns equipe do hospital municipal de Hidrolândia que tanto me orgulho de ter feito parte e sinto saudade.vcs são verdadeiros guerreiros.e além de muito preocupados com a população demostram preocupação e empatia com os funcionário.uma equipe que sempre está no meu coração e em minhas orações.saudade de vcs.
Parabéns te acho um profissional nota 10
Esse e o nosso Médicos e essa família e especial... parabéns equipe que Deus continue abençoando grandemente...
Parabéns Dr Womer e sua equipe pelo ótimo trabalho que tem feito nesses últimos.anos, eu pude ver de perto sua total dedicação quando minha família perdeu nossa mãe você deu total suporte a Ela mais Deus quis ela do lado dele,eu serei eternamente grata por tudo que vc e sua equipe fizeram. Que Deus abençoe cada um de vcs e blinda vcs contra esse vírus, isso logo vai passar em nome de Jesus
Postar um comentário