segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Agência internacional Fitch rebaixa nota de crédito da Rede Globo

Essa noticia jamais seria divulgada pelo Jornal Nacional, mas com certeza se agência tivesse rebaixado a nota do Brasil seria manchete. Na última quinta-feira (7), a agência internacional de classificação de risco de crédito, Fitch Ratings, rebaixou a nota de crédito da Rede Globo. Segundo a agência, a mudança foi motivada pela queda no desempenho operacional da emissora, além da mudança das receitas publicitárias para outras plataformas.

De acordo com o site Money Times, que divulgou a análise, até o final de junho, se comparadas com o mesmo período do ano anterior, as receitas da Globo caíram 7,7% somente em razão da publicidade, que é responsável por mais de 60% dos ganhos da emissora. Além disso, a margem bruta, que é o resultado de quanto uma empresa efetivamente ganha, caiu de 29,9% para 23,4% no mesmo período, as razões para a queda seriam a alta dos direitos de exibição e o aumento da mão de obra.


Outra razão para a queda da nota de crédito, segundo a Fitch, é o fato de ser incerto que a Globo, apesar de boas projeções para a economia do país, consiga usar sua posição de mídia de massa para conquistar benefícios.

– Embora seja a maior emissora de televisão e provedora de programação para TV por assinatura do Brasil, com 40% da audiência nacional, sua participação está diminuindo. Isto, aliado ao crescimento da publicidade em meios digitais, diminuiu seu poder de precificação, o que aponta para dificuldades de longo prazo para companhia – completou a Fitch.

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