domingo, 10 de junho de 2018

Pesquisa Serpes Para Senador Tem Erro Grosseiro: Não Computou Segundo Voto Para Demóstenes e Dividiu o Primeiro Por Dois

A pesquisa Serpes para senador divulgada neste domingo pelo Jornal O popular apresentou um erro grosseiro que invalida por completo os números apresentados. 

A pesquisa cometeu um erro absurdo,  simplesmente esqueceu de computar  o 2º voto de senador para Demóstenes Torres e  dividiu por dois  os votos dos senadores quando na verdade deveria somar, pois são eleitos dois senadores por isso a conta tem que ser sobre 200% e não 100% como fez o SERPES. É um erro amador. Na votação para senador o eleitor vota em dois senadores os votos da primeira opção, são SOMADOS com os votos da segunda opção e dai se extrai o percentual obtido pelo candidato. 

Na pesquisa para primeira opção, Demóstenes aparece com 9,6% das intenções de votos. No entanto na segunda opção os votos de Demóstenes não estão computados na pesquisa.

Na primeira rodada de pesquisa realizada pelo Serpes, Demóstenes apareceu com 6,1% com tendência de crescimento de acordo com outras pesquisas. Nesta segunda rodada,  Demóstenes subiu de 6,1% para 9,6% crescendo 3,5% em relação a primeira pesquisa Serpes, confirmando  tendência de crescimento. 

No entanto,  os votos de Demóstenes Torres como 2ª opção, que é onde ele aparece em melhor condição na pesquisa anterior do próprio SERPES,  não foram computados e simplesmente dividiu os votos dele por dois. INACREDITÁVEL! 


A possibilidade de Demóstenes não ter tido nenhum voto como 2ª opção é nula, porque a própria pesquisa aponta tendência de crescimento de Demóstenes que está a frente de Vanderlan Cardoso  que teve apenas 4,5% como primeira opção, menos da metade dos votos de Demóstenes que teve 9,6%.

Mas  Vanderlan Aparece com  12% dos votos de segunda opção, enquanto Demóstenes simplesmente não teve seus votos computados, o que mostra claramente uma incoerência dos números apresentados.

Não resta dúvida que é um erro grosseiro do  SERPES que invalida por completo a pesquisa. Se o erro foi intencional   pode ser considerado criminoso. 

A pesquisa exata apontou que o percentual de  
segundo voto de Demóstenes é maior do que o percentual de primeiro voto. Demóstenes tem 8,0% de intenção no primeiro voto e 11,7% de intenção no segundo voto o que dá um percentual de 19,7% da intenção de votos para senador. Já que os votos de primeira e segunda opção, são somados e não divididos com fez o Serpes.




Nenhum comentário: