• Governador José Eliton cresce e aparece na segunda posição
• Assim como Caiado, Daniel também despenca, 5,9 pontos porcentuais, e cai para terceiro
Pesquisa Serpes/O Popular para o Governo de Goiás divulgada nesta segunda-feira, 9, a menos de seis meses das eleições de 7 de outubro, mostra a fragilidade da candidatura do senador Ronaldo Caiado (DEM). Apesar de ainda liderar a corrida para o Palácio das Esmeraldas, com 39,7%, Caiado teve queda de 4,3 pontos porcentuais na comparação com o levantamento anterior, realizado pelo Serpes a pedido da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg).
Na rodada anterior, Caiado aparecia com 44% das intenções de votos. O levantamento atual mostra que o índice da pesquisa anterior é o teto de votos do senador. A última Serpes também traz outras duas informações importantes sobre a corrida eleitoral: o candidato do MDB, deputado federal Daniel Vilela, também despencou e o governador José Eliton, candidato do PSDB à reeleição, cresceu e foi da terceira para a segunda posição.
Na rodada da Acieg, Daniel aparecia com 12,1% das intenções de votos. Na Serpes/O Popular de hoje, o deputado federal tem 6,2%, queda de 5,9 pontos porcentuais na comparação desta com a anterior. José Eliton, por sua vez, cresceu: tinha 6,2% das intenções no levantamento passado e agora aparece com 6,7% das intenções, alta de 0,7 ponto porcentual. Assim, o governador tucano foi o único a registrar crescimento na preferência do eleitorado.
Em relação a Daniel Vilela, os números da Serpes mostram que o apoio do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), ao deputado federal foi, ao contrário do que se esperava, ruim para o pré-candidato emedebista. O impacto negativo é provavelmente resultado da administração mal avaliada do cacique do PMDB na capital, marcada por obras paralisadas, caos na coleta de lixo e limpeza urbana e pela péssima qualidade da pavimentação urbana, que derreteu durante o período chuvoso.
Já a base do governador José Eliton só tem a comemorar. O crescimento da candidatura dele coincide com o rush de inaugurações de obras do Goiás na Frente comandado pelo governador e pelo ex-governador Marconi Perillo. Além disso, o fim da janela partidária reforçou a base aliada estadual e consolidou as candidaturas do governador à reeleição, de Marconi ao Senado e da senadora Lúcia Vânia à reeleição. Isso ocorreu em meio à corrida pelas vagas de suplentes dos senadores e da vice de José Eliton.
Comparativo das pesquisas Serpes/Acieg de dezembro e Serpes/O Popular de hoje mostra queda dos candidatos da oposição
Pesquisa Serpes/O Popular divulgada nesta segunda-feira, 09/04, mostra um cenário preocupante para o senador Ronaldo Caiado (DEM) e desastroso para Daniel Vilela (MDB). Comparando a pesquisa Serpes/Acieg que foi divulgada em 05 de dezembro de 2017 com a pesquisa Serpes/O Popular de hoje se constata que Ronaldo Caiado caiu 12% e Daniel Vilela caiu 50% daquilo que tinham de intenção de votos para o governo de Goiás. Já o governador José Eliton (PSDB) foi o único que oscilou para cima. Em dezembro de 2017 o Serpes mostrou Caiado com 44%, Daniel Vilela com 12,1% e José Eliton com 6,2%. Já na pesquisa divulgada hoje pelo mesmo Serpes, Ronaldo Caiado tem 38%, José Eliton tem 6,7% e Daniel Vilela 6,2%.
Análise correta
A análise correta do momento é que a candidatura de Ronaldo Caiado, à medida em que tempo passa e o eleitor verifica o cenário geral, vai caindo sistematicamente. O próprio estilo agressivo de Caiado fazer campanha o afasta consideravelmente do eleitor, além do fato da ausência total de propostas reais até agora, também ser um fator de frustração por parte do eleitor goiano. Quanto a queda de 50% das intenções de voto de Daniel Vilela é preciso compreender que além de não ter apresentado nada em termos de novidade para a população, o perfil do jovem candidato do MDB não passa a confiança necessária que um candidato a governador precisa ter junto ao povo. Já a estabilidade de José Eliton que não perdeu intenção de voto de dezembro até agora, mostra que o agora governador de Goiás precisa mostrar aos goianos a sua marca pessoal de governar, e precisa mostrar claramente que essa marca, esse estilo é aquilo que as pessoas verdadeiramente querem do governante. A grande estrutura partidária composta por quase duas dezenas de partidos políticos precisa entrar em cena e fazer a diferença pró-Zé Eliton já nos próximos levantamentos e assim se aproveitar desta tendência de queda de Ronaldo Caiado.
Marconi favorito para o Senado
O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) é o primeiro colocado nas intenções de voto para a disputa ao Senado em Goiás, com 16,1%, segundo pesquisa Serpes/O POPULAR realizada dos dias 30 de março a 5 de abril. A senadora Lúcia Vânia (PSB) é a segunda colocada, com 11,7%. Em um cenário com oito nomes apresentados ao eleitor, o vereador de Goiânia Jorge Kajuru (PRP) aparece em terceiro lugar, com 8,4%, e o ex-senador e procurador de Justiça licenciado Demóstenes Torres (PTB) vem em seguida, com 6,1%.
O deputado federal João Campos (PRB) e o ex-deputado Vilmar Rocha (PSD) registram porcentual semelhante - 5,2% e 5,1%, respectivamente. O deputado federal Pedro Chaves (MDB) tem 2,6%. O senador Wilder Morais (ex-PP, agora no DEM) é o último colocado, com 1,4%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário