sábado, 24 de março de 2018

Kaysar Faz Declaração de Amor ao Brasil e Emociona Brasileiros

Kaysar Dadour estava se recuperando da quinta cirurgia na perna direita em um hospital de Odessa, no sul da Ucrânia, quando ouviu uma voz, sugerindo que ele procurasse os primos no Brasil. “Não foi simplesmente uma intuição. Parecia alguém falando muito alto mesmo”, contou ele aos amigos. Mudar-se para o Brasil era o fim de uma temporada de cinco anos de sofrimento naquele país. Seis meses antes, o ora participante do Big Brother Brasil 18 voltava do trabalho quando deu de cara com uma gangue nacionalista e foi espancado por carregar um crucifixo no pescoço. Acabou com a perna direita quebrada em quatro partes e o braço esquerdo, em três. Sem contar aos pais sobre a agressão, ligou para casa, em Alepo, na Síria, e pediu o contato de Abdo Abage, cônsul honorário da Síria do Brasil e primo da sua mãe, a dona de casa Diane. Abdo enviou uma carta para a embaixada do Brasil na Ucrânia pedindo ajuda para liberá-lo. Um mês depois, em junho de 2014, Kaysar, finalmente, desembarcava no aeroporto de Curitiba. Foi recebido por outro primo, Nassib Abage. 

Fluente em árabe, inglês, francês, grego, russo e ucraniano, Kaysar aprendeu rápido o português. Em cinco meses, também já falava bem o idioma. Para facilitar a sua adaptação no Brasil, adotou o nome de Cesar. Matriculou-se no curso de hotelaria do Centro Europeu na esperança de conseguir um emprego na área. “Ele era esforçado e vivia de bom humor. O que me chamou atenção nele é que era muito correto. Sabemos que o curso era caro e oferecemos uma bolsa de 50%. De vez em quando, conversávamos para saber se estava tudo bem e ele dizia que estava conseguindo pagar a mensalidade. Ele poderia pedir para aumentarmos o desconto, mas nunca fez isso”, diz José Ost, presidente-executivo da escola.

Foi no curso que Kaysar conheceu a empresária Stephanie Keller. Dona da Tão Tão Distante, empresa de animação que oferece atores trajados como os personagens das histórias infantis para diversos festas e outros tipos de eventos, chamava o colega de turma para dar uma ajuda e ganhar um extra. “Ele é exatamente como na TV: sempre alegre. Já chegava de manhã, brincando com todo mundo e rebolando sempre que colocávamos música nas aulas. Como tem bom físico, logo percebi que poderia interpretar o Homem-Aranha”, conta ela. Além do super-herói adolescente, Kaysar se vestiu de Olaf, o boneco de neve do filme Frozen, como o Príncipe da Branca de Neve e de Aladdin. Por trabalho, ganhava 110 reais. “As crianças o adoravam porque ele gostava de brincar de o tudo. Uma vez ficou chateadíssimo porque não o deixaram descer em uma tirolesa, pela idade e peso.”

Essa semana Kaysar deu uma aula de brasilidade que repercutiu muito nas redes sociais.

Veja o que disse Kaysar em conversa com Viegas

"Cara, o Brasil que eu vejo pra mim cara é muito! Eu não saio daqui. Eu quero casar com uma brasileira e ter  uns filhos brasileiros. Ninguém me tira daqui. O povo reclama muito do Brasil e esquece o lado bom dele. O povo fica só olhando o lado de politica e esquece a liberdade que tem. A liberdade que tem no Brasil você não encontra em nenhum outro lugar. Você vai falar pra mim, tem ladrão, tem bandido mas me fale um país que não tem isso? Me mostra um país! Não existe. Todo lugar existe. Tudo é escondido. Se você tá falando do bandido, tem país que tem guerra, tem bombas. Claro que podia ser melhor, tudo bem. Eu falo sempre assim: O que você quer? frio? desce pro sul. Calor? sobe para o norte. Mar? vai lá no lado mar. Natureza? Vai na amazônia. O que você quer?

Essa coisa que me deixa....sabe,  que não gosto...da pessoa falar...ah vou viajar para os EUA. Então tchau, vai., deixa o Brasil pra mim, eu cuido dele."




Nenhum comentário: