terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

“Saio deste encontro muito emocionado”, Afirma Marconi Na Terceira Entrega De Bolsas Universitárias Hoje

  O terceiro evento de hoje para entrega de bolsas universitárias, no Centro de Convenções de Goiânia, foi marcado por muita emoção. O depoimento da estudante de nutrição Samara Mota, que deixou o Maranhão para tentar oportunidade de trabalho e estudo em Goiás, e assim ajudar a sustentar sua família, emocionou o governador Marconi Perillo, a presidente de honra da OVG, Valéria Perillo, e as demais autoridades e estudantes que lotaram o Teatro Rio Vermelho.

  Samara relatou a vida de pobreza e de dificuldades enfrentada por ela e sua família, que durante muitos anos passou fome e viveu em uma casa de barro. Em seguida, falou sobre a realização do sonho ao ser contemplada pela Bolsa Universitária. “Eu agradeço muito a Deus porque ele acendeu essa luz na minha vida. Por ter colocado pessoas que me informaram da Bolsa Universitária. Agradeço a OVG e ao governo de Goiás por essa oportunidade que vai mudar a minha vida”, disse. Emocionada com o relato da estudante, Valéria pediu que a coordenação da Bolsa Universitária avalie a possibilidade de concessão da bolsa integral para Samara.

  Ao iniciar discurso, Marconi também se declarou muito comovido com o depoimento da estudante. “Já ouvi depoimentos parecidos, mas cada um tem um sentimento diferente, porque cada pessoa tem sua história, suas dores. Esse depoimento me tocou muito, pelas imensas dificuldades que Samara enfrentou, e por não ter perdido a esperança”, ressaltou. O governador lembrou que, durante suas gestões, já ouviu diversos depoimentos e agradecimentos de estudantes formados, e com carreiras em ascensão. “Lembrem-se sempre de que a única herança que não se perde é a educação, o saber, a cultura. É o único instrumento democratizador de oportunidades. Aprendi isso com minha mãe e agora repasso a vocês”, afirmou.

  O vice-governador José Eliton disse que Goiás vivenciou e vive um alvorecer de oportunidades. “Um programa como esse contribui com a melhoria pessoal e social. Marconi foi o precursor desse programa que é exemplo para todo o País”, enfatizou.

  A estudante de agronomia Deyse Vitória recebeu bolsa integral e comemorou o que chamou de um bom trocadilho com seu sobrenome. “É uma grande vitória porque é muito difícil pagar uma faculdade. É um esforço muito grande persistir nos sonhos. Agradeço ao governo de Goiás por essa ajuda”, declarou. Deyse também é beneficiada pelo programa Passe Livre Estudantil.

  7 mil estudantes beneficiados - Ao longo de todo o dia de hoje, 7,3 mil estudantes recebem a Bolsa Universitária. A entrega do benefício foi dividida em quatro eventos, para que fosse possível abrigar a todos no Teatro Rio Vermelho. Até o final deste ano, serão mais de 200 mil estudantes contemplados desde de 1999, início do programa.

  Durante o dia de hoje, ocorre também a abertura de inscrição para mais uma etapa do programa, que vai contemplar 10 mil novos estudantes. O Governo de Goiás investe, anualmente, R$ 80 milhões na Bolsa Universitária, que tem 84 instituições parceiras.

Nenhum comentário: