sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Marconi: 250 mil seguidores no Facebook

 Governador alcança marca com cobertura em tempo real do Goiás na Frente, além de vídeos e fotos que mostram o seu dia-a-dia

· Cada vez mais à vontade nas redes sociais, Marconi revela lado humano da política e divulga informações quentes do governo

Apontado como político de Goiás mais influente nas redes sociais, o governador Marconi Perillo (PSDB) atingiu nesta quinta-feira uma marca significativa: 250 mil seguidores no Facebook. Não é coincidência o fato de o governador ter chegado aos 250 mil no momento em que ele leva obras e benefícios do programa Goiás na Frente aos municípios: a quantidade de interações em sua página cresceu com vídeos, fotos e notícias exclusivas que Marconi posta quase em tempo real, entre um evento e outro. 

Depois de uma rápida olhada nas redes sociais do governador, constata-se que o Goiás na Frente está ajudando não só a contornar gargalos de infraestrutura, saúde, educação e segurança no Estado, mas serve também de pretexto para o governador se familiarizar com a rotina de postagens. Além de mostrar o lado mais humano de Marconi, a internet contribui para dar mais transparência ao seu trabalho. É ampla a divulgação da agenda administrativa e de notícias de interesse público. Já são mais de 150 cidades visitadas. 

Os vídeos e fotos no Facebook - replicados no Instagram e Twitter - mostram o governador como uma pessoa simples, acessível e que dialoga com todos, sem aparatos de segurança. É o governador que devora marmitas no carro, como mostrou o vídeo feito por um assessor que viajava com ele, no mês passado, a caminho do município de Vianópolis, ou que interrompe a agenda para comer um pastel de carne com guaraná Tubaína em uma lanchonete, como na última terça-feira, em Edeia. Sentado, diga-se de passagem, e com toda calma do mundo. É o governador das selfies, que tem de dedicar pelo menos 10 minutos em cada município para fotos. 

GRATIDÃO - Nas redes sociais, Marconi divulga não apenas o depoimento de pessoas que requisitam obras para as comunidades onde vivem, mas também testemunhos de gratidão por parte de famílias cujas vidas mudaram graças a benefícios, projetos ou obras do governo. É o caso, por exemplo, de Isaura de Freitas, de Itapuranga, que no dia 26 de julho deste ano levou Marconi às lágrimas ao dizer que a vida do seu filho havia sido recuperada graças à internação no Centro de Recuperação de Dependentes Químicos (Credeq). 

Algo parecido havia acontecido no dia 30 de junho, praticamente um mês antes, na cidade de Abadia de Goiás. Já tem sete meses que meu filho está de alta, e até hoje o Credeq nunca se esqueceu do meu filho. Todos os meses eles ligam para saber como está o andamento do tratamento, se ele está bem”, disse Regina da Silva olhando nos olhos do governador, em um dos vídeos postados por Marconi no Facebook. 

Oposição também tem espaço - Nas redes sociais do governador, pintam de vez em quando prefeitos de oposição que fazem dobradinha com Marconi na gravação dos vídeos. Chamou atenção, por exemplo, o entrosamento entre Marconi e Agenor Rezende (PMDB), ex-governador de Goiás e hoje prefeito de Mineiros. Amigos há mais de 30 anos, apesar de pertencerem a partidos adversários, os dois deram uma aula de republicanismo que deveria ser assistida pela minoria que faz oposição raivosa ao tucano, como o deputado estadual José Nelto, o deputado federal Daniel Vilela ou o senador Ronaldo Caiado.

“Marconi é arrojado, rápido e corajoso. Governador amigo de Mineiros, que traz a ajuda que o município pediu”, disse Agenor no vídeo postado nas redes pessoais do governador no dia 28 de julho. “Sabemos das limitações dos governos. A situação está difícil para todo mundo. Por isso agradeço com tanta ênfase o repasse de R$ 3 milhões para asfaltar o bairro Bela Vista, com toda infraestrutura urbana”. 

Outro que também gravou vídeo ao lado do governador foi Iris Rezende (PMDB), no dia 3 de agosto. O vídeo foi feito depois da visita que Marconi fez ao Paço Municipal para tratar da assinatura de convênios relativos ao programa Goiás na Frente para Capital e para formação de um grupo de trabalho para discutir assuntos relacionados a saneamento básico na cidade. Marconi levou secretários com ele e, na saída, ressaltou o espírito republicano que sempre prevaleceu no relacionamento dele com Iris. 

Mais influente  - A influência de um político nas redes sociais mede-se não apenas pela quantidade de seguidores que ele tem, mas também pela interação e engajamento que os seus posts provocam. Levando-se em conta estes três fatores, a Eureka Comunicação realizou um levantamento com dados do Scup, Tweet Rank e Socialbakers Analytics que colocou o governador Marconi Perillo (PSDB) como político mais influente de Goiás, seguido pelo deputado federal Delegado Waldir (PR) e pelo senador Ronaldo Caiado (DEM). 

O ranking é elaborado de acordo com três critérios: interação, alcance e engajamento. A soma deles (que pode ir de um a 11) resulta no índice “influência”. Marconi anotou 8 em interações, sete em alcance e nove em engajamento (24 em influência). Waldir registrou nota oito em interação, oito em alcance e sete em engajamento (influência 23). Caiado, o terceiro colocado, alcançou oito, sete e sete respectivamente (chegando a 22 pontos de influência). Na sequência do ranking estão, pela ordem, o deputado federal Thiago Peixoto (influência 20), o deputado estadual Major Araújo (influência 19), o vereador Jorge Kajuru (influência 19), o deputado federal Daniel Vilela (18), o vice-governador José Eliton (18), o prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal (16) e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (15).  

O ranqueamento analisou plataformas no Facebook e Twitter entre os dias 30 de junho e 30 de julho de 2017. O monitoramento e a metodologia ficaram a cargo da Bula Compass. O estudo define interações como curtidas, comentários, compartilhamentos e retweets. “Alcance” são as interações divididas pelo número de postagens durante o período analisado. E engajamento é o numero de interações divididas pelo número de postagens durante o período analisado

Nenhum comentário: