sábado, 5 de agosto de 2017

Goiás Se Aproxima do Fim da Era Pinheiro

Depois de mais uma derrota em casa na série B, desta feita para o Oeste, os torcedores do Goiás, pelo menos boa parte, jogaram a toalha em relação ao acesso para série A. O time arrota dinheiro, tem o segundo maior orçamento da série Emas não consegue traduzir esta superioridade financeira em resultados dentro de campo. Depois de buscar vários culpados pelas seguidas péssimas  campanhas na 2ª divisão do campeonato brasileiro,  alguns torcedores começam a sair da cegueira na qual ficaram mergulhados  anos e turvamente percebem que o problema não está nos jogadores e nem em técnicos mas sim no comando diretivo do clube. 

Não aos fantoches colocados na presidência para serem bois de piranha ao longo dos anos, mas sim em quem estabeleceu uma ditadura no clube por décadas.

O Goiás não é um time dos torcedores, nem mesmo dos sócios. O Goiás é um time que pertence a família Pinheiro. Nada acontece no clube sem anuência dos Pinheiros. Ao longo dos anos, apenas um presidente ousou enfrentar a dinastia pinheiro no Goiás e ele foi defenestrado do clube. Tentaram o colocar como ladrão que foi Raimundo Queiroz.

A imprensa então morre de medo dos Pinheiros e colaborou ao longo dos anos para a manutenção da ditadura no clube. Modéstia a parte não conheço outro jornalista que tenha enfrentado esta casta que comanda o Goiás e denunciado por anos,  os desmandos que acontecia no clube. Foi perseguido,  xingado pelos torcedores, processado por dirigentes, mas conseguiu vitória no STF que me deu o direito de contar a História Secreta do Goiás Esporte Clube. Um verdadeiro dossiê que irei transformar em livro brevemente.

Esse mesmos torcedores que hoje saem da cegueira, são aqueles que lá atrás me xingavam e defendia a dinastia dos Pinheiros.

O Goiás está chegando ao fim de uma era e a um novo começou. Se você fizer sempre as mesmas coisas, sempre vai obter os mesmos resultados. Durante quase 50 anos o Goiás fez somente o que os Pinheiros quiseram fazer e isso nunca vai mudar enquanto os pinheiros estiverem no clube. O Goiás nunca será campeão brasileiro, nunca irá entrar em uma competição nacional com o objetivo de ganhar. Essa é a mentalidade dos pinheiros e isso não vai mudar nunca. 

Na década de 90, acompanhei uma visita do Jornalista Armando Nogueira ao CT do Parque Anhanguera e naquela oportunidade ele ficou impressionado com a estrutura do Goiás e disparou: "Como pode um time que tem um estrutura como essa, maior que a dos times do Rio e de São Paulo não ganhar nada em nível nacional? O Goiás é um time de futebol ou um imobiliária? Torcedor não torce para estrutura e sim para time que conquista título. Se não é para ganhar título melhor fechar o time e transformar tudo isso em uma grande imobiliária."

20 anos depois, o Goiás continua sem ganhar título em nível nacional, os times do eixo Rio e São Paulo que não tinham sequer centro de treinamento, cresceram em títulos e estrutura e o Goiás com a mentalidade dos pinheiros caiu para 2ª divisão do campeonato brasileiro.

O Goiás só será um grande time quando acabar o reinado da família Pinheiro no clube e parece que depois de quase meio século isso está próximo de acontecer.










Um comentário:

Vm mariano disse...

Vc cleuber está prevendo a morte do Matusalém Pinheiro o Goiás só vai mudar depois que o HP morrer.