domingo, 9 de abril de 2017

Marconi busca no BNDES recursos para construção do contorno viário de Goiânia, na BR-153


Ele também buscou linhas de financiamento para obras da Saneago, resíduos sólidos e energia solar
Os prefeitos de Aparecida de Goiânia, Hidrolândia e Senador Canedo participaram da reunião

O governador Marconi Perillo se reuniu, na sede do Banco, no Rio de Janeiro, com a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, para discutir linhas de financiamento visando a construção do contorno viário de Goiânia, na BR-153, saindo de Hidrolândia, passando por Aparecida de Goiânia e Senador Canedo e indo até próximo ao posto da Polícia Federal, na saída para Anápolis.

Ele propôs linhas de crédito para financiar também obras da Saneago, projetos para tratamento de resíduos sólidos e na área de energia solar. Acompanharam a audiência os prefeitos de Hidrolândia, Paulo Sérgio de Rezende; de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha; e de Senador Canedo, Divino Lemes; o presidente da Saneago, Jalles Fontoura, o secretário Vilmar Rocha (Secima) e o representante da Prefeitura de Goiânia, Samuel Almeida.

Marconi e a presidente do BNDES conversaram sobre a disponibilidade das linhas de financiamento, possíveis taxas e condições de pagamento. Ele ressaltou que a obra do contorno viário é extremamente importante para desafogar o trânsito no perímetro urbano da BR-153, dentro de Aparecida de Goiânia e de Goiânia. O contorno viário descongestionará o trânsito da BR-153 no trecho entre Hidrolândia (a dois quilômetros de Aparecida de Goiânia), e a Polícia Rodoviária Federal, saída para Anápolis. Ele terá 42 quilômetros de extensão em pista dupla e iluminada.

A concessionária Triunfo Concebra, responsável pela obra, solicitou financiamento do BNDES para realizá-la. Em 2014, o Governo de Goiás iluminou todo o trecho do perímetro urbano de Aparecida e de Goiânia, com investimento superior a R$ 5 milhões. Os prefeitos Paulo Rezende, Gustavo Mendanha e Divino Lemes destacaram, na reunião, que o contorno viário é muito importante para Goiás, principalmente para a Região Metropolitana de Goiânia, composta também pelas cidades que representam.

O governador tratou ainda da possibilidade de linhas de financiamento para obras para Saneago, resíduos sólidos e energia solar. Nessa semana, ele anunciou R$ 50 milhões para financiamento de projetos de energia solar no Estado, pelo programa Goiás Solar. O intuito é buscar, por meio das linhas de crédito, um aporte maior de recursos para o Programa Goiás na Frente, para execução dessas obras.

Nenhum comentário: