domingo, 9 de abril de 2017

Campeonato Goiano: Aparecidense x Vila Nova e Goiás x Atlético as semifinais

A 1ª Fase do Goianão 2017 está concluída. A 5ª e última Rodada do 3º Turno neste domingo, dia 9 de abril, sacramentou o rebaixamento do Goianésia e definiu os confrontos semifinais, Aparecidense x Vila Nova e Goiás x Atlético.

Pelo 8º ano consecutivo, sem nenhum jogo adiado, suspenso, interrompido ou inacabado.
O extrato final da 1ª Fase apresentou Aparecidense, Goiás, Atlético e Vila Nova como os quatro semifinalistas e Goianésia e Crac como os dois rebaixados para a Divisão de Acesso/2018.
Méritos para os quatro semifinalistas. 
A Aparecidense é semifinalista do Goianão pela 3ª vez, todas elas nos últimos cinco anos. O time de Aparecida de Goiânia, mesmo ainda longe de consolidar como uma equipe que tem torcida, se estruturou de tal forma, que caminha naturalmente para se tornar a 4ª força do futebol goiano.
O Goiás é semifinalista pelo 15º Goianão consecutivo e busca seu 3º tri e o 27º título de campeão goiano, o time mais vezes campeão goiano.
O Atlético é semifinalista pelo 2º ano consecutivo e pela 11ª vez nos últimos 12 anos. Vai tentar recuperar o título conquistado pela última vez em 2014.
O Vila Nova também é semifinalista pelo 2º ano seguido, consolidando-se após três anos de ausência das mesmas, de 2013 a 2015, este inclusive estava na Divisão de Acesso.
Méritos parciais para os quatro times que ficaram nas posições intermediárias, mesmo porque não foram adiante no Goianão 2017.
O Iporá, 5º colocado, foi a grata surpresa do Goianão 2017. Em sua primeira participação, o caçula jamais esteve na faixa do rebaixamento, conquistando inimaginável vaga no Brasileiro da Série D/2018.
O Itumbiara, 6º colocado, cai da 5ª colocação de 2015 e 2016, porém pelo 2º ano consecutivo alcança vaga para o Brasileiro da Série D.
O Anápolis, 7º colocado, não foi nem sombra do time vice-campeão goiano do ano passado, mas salvou-se nesta última rodada, evitando o rebaixamento.
O Rio Verde, 8º colocado, marcou seu retorno ao Goianão, como um time completamente desestruturado, mas que aos trancos e barrancos, conseguir se manter no Goianão para 2018.
Reflexão para os dois rebaixados.
O Goianésia, 9º colocado, perdeu o foco e o fôlego na reta final da 1ª Fase culminando com o até surpreendente rebaixamento após sete edições seguidas de permanência no Goianão.
O Crac, 10º e último colocado, justamente quando parecia que tinha saído definitivamente da turbulência vivida nos últimos anos anteriores ao ano passado, de repente, dá uma guinada de 180º para trás, sendo rebaixado após 14 longos anos de permanência ininterrupta no Goianão.
Pelo 2º ano consecutivo, os dois times que vieram da Divisão de Acesso, Rio Verde e Iporá permanecem no Goianão, a exemplo de Vila Nova e Anápolis no ano passado.
Agora vem as semifinais. Aparecidense x Vila Nova e Goiás x Atlético. A exemplo do Goianão do ano passado, ninguém tem vantagem. Empate em pontos ganhos, classifica-se para a Final, o time com o melhor saldo de gols nos confrontos. Empate no saldo de gols, provoca decisão por pênaltis.

Nenhum comentário: