sábado, 11 de março de 2017

Miss Liberdade: Alegria e Descontração em Desfile de Moda de Detentas


Além de café da manhã organizado para homenagear as internas pelo Dia Internacional da Mulher, evento distribuiu às três primeiras colocadas prêmios e título de Miss Liberdade. Superintendente Sidney Costa e Souza diz que iniciativa procurou “construir algo que seja positivo do ponto de vista das relações sociais e da autoestima”

Uma manhã bem diferente da rotina diária da Casa de Prisão Provisória (CPP) marcou nesta sexta-feira (11/03) as comemorações do Dia Internacional da Mulher entre as reeducandas daquela unidade e também da Penitenciária Consuelo Nasser, no Complexo de Aparecida de Goiânia. Um café da manhã especial, com muitas flores, sorteio de brindes e música e, o mais inusitado, um desfile de modas com premiação e troféu. Doze internas se inscreveram para o concurso que elegeu Lindasony Salgado Pereira a Miss Liberdade. As internas Jessica Alves dos Santos e Katiely Fernandes Freire ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.


A iniciativa foi da Superintendência de Reintegração Social e Cidadania da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap), da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) que quis promover a socialização e integração das detentas num momento de descontração e alegria. E foi a primeira vez que se realizou evento em que as reeducandas desfilaram sua beleza em trajes sociais fornecidos por instituições parceiras. “Foi uma grande festa e vimos que a alegria contagiou todos os presentes, incluindo autoridades de Aparecida de Goiânia e do governo do estado, entre outros convidados”, disse o superintendente Sidney Costa e Souza.

Segundo explica, o objetivo foi principalmente o de despertar a autoestima das reeducandas. “Procuramos mostrar a elas que é possível, mesmo nessa experiência dolorosa e difícil de cumprimento de penas, construir algo que seja positivo do ponto de vista das relações sociais e da autoestima que possa agregar novos valores à vida futura de cada uma delas”, afirma. Para isso, ele contou com diversos parceiros, além do apoio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Aparecida de Goiânia e da Superintendência Municipal de Saúde daquela cidade. “Creio que plantamos uma semente que florescerá”, acentuou Sidney que pretende repetir o feito no próximo ano.



Além das três vencedoras, participaram do desfile as reeducandas Thayne Correira de Alcantra, Jessica da Silva Gonzaga, Vânia de Sousa Faria, Haueles Rodrigues Antunes Martins, Aleta de Carvalho Joani, Jaira Gonçalves Ramos, Lisarara Fonseca dos Santos, Nágila Regina de Abadia e Raquel Lopes Cardoso. Ao final do evento, o superintendente Sidney Costa agradeceu a participação das internas que engradeceram o desfile. “Com esse evento, homenageamos as 60 reeducandas que cumprem pena na Penitenciária Consuelo Nasser e às outras 160 que atualmente aguardam julgamento na CPP”, disse ele.



Por questão de logística, as internas da Penitenciária Consuelo Nasser foram transferidas para a CPP. De acordo com Sidney Costa e Souza, esta é uma das datas do calendário das mulheres internas no Complexo de Aparecida que passam a ser festejadas, como medida de socialização e de valorização da mulher também nos próximos anos. “Muitas delas participam de atividades na indústria de confecção e também querem estudar; este será um próximo passo”, acentua o superintendente, explicando que está fazendo o levantamento para identificar escolaridade das reeducandas e propor um plano de educação para elas.



Conforme assegura Sidney Costa e Souza, a Superintendência de Reintegração Social desenvolve vários projetos no Complexo Prisional de Aparecida. Além da indústria de confecções e teares que está sendo ampliada, alguns estão em fase de planejamento, como o de aproveitamento de lixo orgânico e o projeto de piscicultura, entre outros. Segundo ele, Goiás é também referência para outros estados no que se refere a esforços para reintegrar internos do sistema penitenciário.






LEGENDA PARA FOTOS: SEAP



Doze internas se inscreveram para o concurso que elegeu Lindasony Salgado Pereira a Miss Liberdade: iniciativa da Superintendência de Reintegração Social e Cidadania da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária promove socialização e integração das detentas num momento de descontração e alegria

Nenhum comentário: