Ele disse que, ao superar os efeitos da crise econômica nacional, Goiás entra no biênio de melhores perspectivas para o desenvolvimento
Governador reforça aos prefeitos a visão de que é preciso estabelecer metas e priorizar ações
Com o objetivo de eleger prioridades, canalizar os esforços e delimitar quais obras são estratégicas para implementar ainda mais o desenvolvimento do Estado, o governador Marconi Perillo revelou hoje, durante o dia de audiências com os últimos dos 246 prefeitos do Estado, que determinou a cada órgão da administração balanço completo das ordens de serviço em execução, autorizações e empenhos. Ele quer intensificar o ritmo das ações de governo, de modo a possibilitar que o Estado se transforme num canteiro de obras e se consolide como a primeira unidade da federação a superar os efeitos da crise econômica, com a retomada dos investimentos.
Na audiência aos prefeitos, assinalou: “O recurso do Estado é limitado. Quanto mais vocês forem econômicos, melhor”. O governador fez um esforço concentrado para atingir para atingir a marca de todos os 246 prefeitos recebidos em audiência por ele, antes de iniciar missão oficial aos Emirados Árabes, na próxima sexta-feira. Na maratona de hoje, dedicou os três turnos da agenda – manhã, tarde e noite – para completar a totalidade de municípios atendidos.
A primeira comitiva do dia foi a de Guaraíta, liderada pela prefeita Adna Ferreira de Almeida Martins (PTB). Dentre os pedidos, recapeamento urbano, construção de 100 unidades habitacionais e escola. Ao avaliar a audiência, a prefeita disse que a iniciativa do governador em receber os prefeitos foi muito importante, uma excelente ideia, que traz segurança aos prefeitos. “A gente volta com mais vontade de trabalhar”, resumiu.
A prefeita de Guarinos, Ana Maria Ferreira (PSD), que estava acompanha do deputado estadual Lincoln Tejota (PSD), levou ao governador pedido para recuperação de vias urbanas, construção de galerias, casas populares, apoio do Estado à romaria da cidade e conclusão das obras de pavimentação da GO-439, que falta apenas um trecho de quatro quilômetros. “Minha maior prioridade é estradas”, disse Marconi, que também orientou a prefeita a realizar obras por meio de execução direta, porque, segundo ele, isso faz o dinheiro render mais. “Foi além da minha expectativa”, avaliou a prefeita, ressaltando que o governador sinalizou claramente que quer apoiar o município.
Na maratona de audiências, Marconi recebeu também prefeitos eleitos pela oposição, como normalmente tem feito. A comitiva de Nova Ourora, liderada pelo prefeito Vilmar Carajá (PT), ouviu do governador que não há no governo qualquer tipo de discriminação de natureza político-partidária e as portas do Palácio das Esmeraldas estão abertas para todos. O prefeito pediu apoio do Estado para recuperação do terminal rodoviário, recapeamento urbano e reforma do ginásio de esportes, que deverá ser municipalizado. Ouviu do governador que será assinado um convênio para atendimento às demandas mais urgentes. “Para nós foi um prazer grande sermos recebidos pelo governador”, afirmou o petista.
Dentre as prioridades levadas ao governador pelo prefeito de Cachoeira de Goiás, Geraldo Antônio Neto (PSDB), estão a construção de escola municipal e casas populares, a recuperação de ruas da cidade e a doação de van para o transporte escolar. “Prefeito, conte com o apoio governo do Estado no que precisar”, reforçou Marconi.
Representando o município de Aloândia, o prefeito Sinomar José do Carmo (PMDB), o Prainha, levou para a audiência com o governador um conjunto de pleitos considerados por ele prioritários para o município. Ouviu de Marconi que os dois terão uma relação institucional da melhor qualidade. “Prefeito, vamos fazer uma grande parceria”, dirigiu Marconi a ele, no momento em que recebia ofícios com pedidos de recapeamento e construção de unidades habitacionais. “Nossa prioridade é a construção de casas”, reforçou Marconi, ao enfatizar que o Estado e o Município se fortalecem por meio de parcerias. “Prefeito, conte comigo”, resumiu o governador.
Sinomar José pediu ainda a construção de uma rotatória na saída para Goiatuba. O peemedebista, que estava acompanhado do deputado Álvaro Guimarães (PR), disse que saiu otimista da audiência. “Isso é muito importante para que o prefeito possa tomar conhecimento dos projetos governo do Estado”, sintetizou.
Na sexta audiência da manhã, Marconi despachou com o preito de São Patrício, José Eustáquio Cordeiro (PSDB). Ele pediu uma operação tapa-buraco de forma emergencial no município e parcerias para a construção de casas populares. “Aquele município que tem parceria com o governo certamente sai beneficiado”, frisou.
Ao receber o prefeito de Água Limpa, Valdir Inácio Prado (PP), Marconi repetiu a fala de que administrar é “estabelecer prioridades”. O prefeito encaminhou pedido de reforma de escola, recapeamento urbano e sinalização de vias urbanas, além de recuperação de uma ponte do município. Valdir Inácio foi informado pelo governador que será assinado um convênio e o município definirá o plano de aplicação dos recursos. O prefeito avaliou como positivo o despacho: “O governador sempre olhou para nossa cidade. Estou saindo muito satisfeito da audiência”, disse prefeito, que compareceu à audiência em companhia do deputado estadual Marquinho Palmerston (PSDB).
Acompanhado do deputado Isso Moreira, o prefeito de Damolândia, Américo dos Santos (PMDB) foi enfático: “Sem a ajuda do governador, ficaria difícil administrar”. E por contar com a parceira com o governo do Estado, o prefeito solicitou Cheques Moradia comunitários para a construção de duas praças, reforma de um ginásio e de uma creche e recursos para recuperação de asfalto urbano além de Cheques Mais Moradia para a construção de novas unidades habitacionais.
No terceiro mandato de prefeito, Américo avaliou o encontro com o governador Marconi Perillo como “bastante produtivo”. Confiante no atendimento de seus pleitos, encerrou dizendo ter ficado satisfeito “com a acolhida carinhosa do governador”.
O prefeito de São João da Paraúna, João Batista (PSD), deixou suas reivindicações ao lado do deputado Marlúcio Pereira. Pediu a ajuda do Estado para a construção de casas, recapeamento urbano, pavimentação das GOs ligando o município a Palminópolis e a Aurilândia e Cheque Moradia comunitário para a construção da Casa do Idoso. “Fiquei satisfeito e esperançoso de que seremos atendidos”, comentou ao final da audiência.
Wolney Moreira (PSB), prefeito de Moiporá, solicitou asfalto urbano, construção de um lago e ajuda do estado para atrair indústrias. “Precisamos gerar emprego para que nossos jovens possam se fixar na cidade”, comentou.
“É uma satisfação muito grande estar aqui com o governador. Goiás nunca teve um governador que se preocupasse tanto com os municípios quanto o Marconi. Estamos satisfeitos com a atenção. O governador tem feito a diferença em Goiás”, salientou.
Outro prefeito do PMDB, Chico da Silva, de Anhanguera, fez questão de testemunhar o bom atendimento que os prefeitos têm recebido do governador: “Fomos muito bem recebidos. Vamos ser atendidos porque o governador sempre cumpriu tudo aquilo que ele prometeu, independente do partido do prefeito”.
Durante a audiência, o prefeito apresentou três reivindicações: a construção de um Velório Municipal, recuperação asfáltica, pavimentação urbana e a construção de casas populares.
Também do PMDB, o prefeito Nenzim, de Gouvelândia, esteve com o governador acompanhado do deputado Álvaro Guimarães. Além de recapeamento e asfalto urbano novo, solicitou a pavimentação de 50 quilômetros da ligação entre Castelândia e Gouvelândia.
Ao final, o prefeito disse ter ficado satisfeito com o atendimento. “Foi muito bom. Fomos recebidos com atenção e carinho. Temos certeza que o governador vai nos ajudar atendendo todos os nossos pedidos”.
Outro prefeito do PMDB atendido na manhã de hoje na série de audiências concedidas pelo governador foi Davi José, de Novo Planalto. Ao governador, com a ajuda do deputado Lincoln Tejota, apresentou pedido de dois ônibus, um para o transporte de estudantes e outro para atender a área da saúde, asfalto urbano e recuperação da pavimentação da cidade.
O prefeito parabenizou o governador “pelo bom trabalho que realiza em todo o Estado”. Disse que vai trabalhar para fortalecer a parceria com o Estado e mostrou-se confiante no atendimento de todas as reivindicações. “O povo de Gouvelândia tem uma admiração muito grande pelo senhor. Eu admiro demais o seu trabalho e a maneira como o governa”, comentou.
Encerrando as audiências da manhã, o governador recebeu a prefeita de Santo Antônio da Barra, Leide Ramos (PMDB), que compareceu ao encontro com uma comitiva de vereadores. Depois de descrever um quadro preocupante no município pela escassez de recursos e a necessidade de realizar várias obras em todos os setores da administração, a prefeita apresentou pedidos de Cheque Mais Moradia, dois ônibus escolares, reforma do Ginásio de Esportes, regularização fundiária e Cheque Moradia comunitário.
Disposta a desenvolver um trabalho ao estilo daquele que notabilizou as administrações de Marconi Perillo, a prefeita disse que sua bandeira “não é o meu partido e sim o povo da minha cidade”. Segundo ela, “Marconi mostra o que é verdadeiramente ser municipalista. Ele está preocupado com o estado inteiro. Nós precisamos de ajuda e contamos certo que a teremos de Marconi”, salientou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário