quinta-feira, 6 de outubro de 2016

SSPAP Realiza 3º Curso de Análise Criminal (CAC)


Objetivo é qualificar policiais para funções específicas no assessoramento de novas metodologias adotadas no programa Goiás Cidadão Seguro, no Pacto Social de Segurança Pública e no Pacto Interestadual de Segurança Integrada

A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária deu início nesta quarta-feira (04/10) ao 3º Curso de Análise Criminal (CAC), que tem por objetivo qualificar operadores de segurança pública para o exercício de funções específicas de análise de crimes. Esses policiais irão atuar principalmente no assessoramento das novas metodologias adotadas no Programa Goiás Cidadão Seguro, no Pacto Social e no Pacto Integrador de Segurança Interestadual. 

O 3º CAC foi autorizado pelo secretário de Segurança Pública, José Eliton, por meio da Portaria nº 1211/2016, e será executado pelo Observatório de Segurança Pública da SSPAP, sob a direção do major da PM Geyson Alves Borba, gerente do Observatório. Terá 30 dias de duração, contando com uma grade curricular de 16 disciplinas específicas, estágio operacional e ciclo de palestras, totalizando 210 horas de aulas. 

A formação conta com 70 alunos da Secretaria de Segurança Pública, da PM, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Técnico Científica, da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária, do Ministério Público de Goiás, do Detran GO, da Polícia Rodoviária Federal, da Agência Brasileira de Inteligência e da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia. Participam ainda alunos dos estados membros do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual. 

A qualificação é parte de um conjunto de medidas adotadas pela Secretaria de Segurança Pública do estado de Goiás, no intuito de tornar mais eficiente a produção de informações e diagnósticos para a tomada de decisões, tanto em nível estratégico como operacional. O foco é a integração das instituições de segurança pública do estado e entre os demais estados, na busca pela excelência na atuação e atendimento à sociedade.

O vice-presidente do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, coronel R/R da PMERJ, Marcus Ferreira, fez a aula inaugural, na terça-feira, no auditório da Secretaria de Segurança Pública, quando abordou boas práticas e ferramentas de análise criminal usadas naquele estado. Participaram da aula várias autoridades, entre elas o comandante da Polícia Militar, coronel Divino Alves, que em seu discurso enfatizou a importância do trabalho de análise. “Não existe nos tempos atuais a possibilidade de realizar a segurança pública sem o apoio da análise criminal”. 

Nenhum comentário: