sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Marconi Quer Manter Relação Republicana e Focar Parcerias Com Prefeitos Eleitos

“A gente vai ter uma relação boa com todo mundo, inclusive com a oposição”, disse Marconi


Governador observou que quer estabelecer parcerias com todos os prefeitos para melhorar as áreas da Educação e Infraestrutura Urbana


O governador Marconi Perillo afirmou ontem que manterá uma relação republicana com todos os prefeitos eleitos em Goiás e que vai focar em parcerias para melhorar a educação infantil e a estrutura urbana. “A nossa ação vai ser republicana. Vamos estabelecer parcerias com os prefeitos na educação infantil e na estrutura urbana”, disse durante o quadro Governador Responde, em que atende os seguidores das redes sociais.


Na última eleição municipal, os partidos da base do governo elegeram 199 prefeitos em Goiás. Das 50 maiores cidades do Estado, 38 prefeitos eleitos são aliados e 10 se autodeclaram oposição (outros dois municípios – Goiânia e Anápolis – estão em segundo turno). “A gente vai ter uma relação boa com todo mundo, inclusive com a oposição”, disse.


Marconi enfatizou a importância de parcerias para melhorar a educação infantil, cuja responsabilidade legal é dos municípios. “Esta etapa é fundamental para que nas séries seguintes os alunos possam ter um avanço mais significativo com relação à aprendizagem. O desenvolvimento da vida de um jovem depende muito da forma como ele foi educado na infância, da alimentação e dos cuidados que ele teve. E nesse aspecto eu quero estabelecer muitas parcerias”, explicou.


Sobre a melhoria urbana, quer contribuir de alguma forma para o avanço do programa de pavimentação: “As cidades estão com pavimentos velhos e estragados. Quero ver o que eu poderei fazer para ajudá-los nesse aspecto. Além das minhas obrigações de cuidar dos assuntos que são inerentes ao Estado: educação, segurança, estradas, meio ambiente, espero ter parcerias com todos”.


O governador ainda esclareceu que quer avançar na cooperação, tanto na esfera municipal quanto federal. “Eu procurei sempre dar exemplo nas minhas atitudes e nos meus relacionamentos com os prefeitos e com o governo federal, independentemente de quem fosse. Continuo assim, fazendo a mesma coisa. E não será diferente agora, pelo contrário, espero avançar mais ainda na cooperação com os municípios”, observou.

Confira a íntegra do trecho do quadro Governador Responde em que Marconi fala sobre as parcerias com os novos prefeitos de Goiás:

"Estamos de portas abertas para todos os prefeitos, inclusive os da oposição"

Prefeitos eleitos pela oposição serão recebidos pelo governador
Os partidos da nossa base elegeram um número significativo de aliados. Já temos 199 prefeitos na minha contabilidade nós já temos 199 prefeitos que terão relação de aliados com o governo estadual. Repito, dos 50 maiores dois terão segundo turno, 38 dos prefeitos eleitos têm uma relação de aliados conosco, 10 de oposição. Desses 10, a gente vai ter uma relação boa com todo mundo, vai depender deles. Nessas eleições eu conversei e fiz parcerias praticamente com todos. O 1º prefeito de oposição a procurar o governo foi o prefeito da cidade de Nova Aurora, Vilmar do Carajá, eleito pelo PT com 67% dos votos. De imediato foi recebido pelo secretário de articulação política Sérgio Cardoso e assessor especial do Governador João Meirelles. O Governador interrompeu uma reunião com outros governadores em Rondônia para conversar por telefone com o prefeito e colocou o governo do estado a disposição e marcando para receber o prefeito em audiência no palácio das esmeradas


À exceção de um que nunca me procurou, todos os outros tiveram as portas abertas aqui do Palácio das Esmeraldas. E não vai ser diferente agora. A nossa ação vai ser republicana, nós vamos procurar estabelecer as melhores parcerias com os prefeitos, especialmente com alguns focos: ajudar os prefeitos a melhorar a educação infantil. A educação infantil é fundamental para que nas séries seguintes os alunos possam ter um avanço mais significativo com relação à aprendizagem. Tudo que vai acontecer na vida de um jovem, de um adulto, depende muito da forma que ele foi educado na infância, depende muito da alimentação que ele teve na infância, dos cuidados que ele teve na infância. E nesse aspecto eu quero estabelecer muitas parcerias com os prefeitos novos, para ajudá-los em relação à educação infantil. Uma outra parceria que eu quero fazer é em relação à melhoria urbana. As cidades estão com pavimentos muito velhos, muito estragadas, e eu quero ver o que eu poderei fazer para ajudá-los nesse aspecto, além das minhas obrigações de cuidar dos assuntos que são inerentes ao Estado: educação, segurança, estradas, meio ambiente. Espero ter parcerias com todos.

Nunca fiz e não haverá discriminação alguma com quem quer que seja. Nós estaremos de portas abertas e acho sinceramente que os prefeitos, muito deles eleitos agora e até mesmo na oposição, terão maturidade suficiente para distinguir o que é política partidária e o que é ação administrativa. Uma briga entre um prefeito e um governador ou entre um governador e um presidente pode prejudicar muito as pessoas. E tudo que eu não quero é ter qualquer tipo de problema político com prefeitos, para não prejudicar a vida das pessoas. O mais importante para nós que administramos é ter a atenção e a sensibilidade em relação ao ser humano.

Eu procurei sempre dar exemplo nas minhas atitudes e nos meus relacionamentos com os prefeitos e com o governo federal, independentemente de quem fosse. Continuo assim, fazendo a mesma coisa... E não será diferente agora, pelo contrário, espero avançar mais ainda na cooperação com os municípios.

Nenhum comentário: