sábado, 24 de setembro de 2016

Operação Brasil Central Seguro Prende Três Por Roubo de Veículos


Atividades foram coordenadas pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores. Cumpridos cinco mandatos de prisão cautelar e cinco de busca e apreensão. Ação ocorre simultaneamente em sete estados que integram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento da região. Esta é a segunda fase da iniciativa, resultado de articulações entre unidades da federação que decidiram unir esforços no combate ao crime organizado


A Operação Brasil Central Seguro cumpriu nesta sexta-feira (23/09), cinco mandados de busca e apreensão e outros cinco de prisão cautelar em Goiânia. As atividades foram coordenadas pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (Derfrva). Três autores de roubos de carros foram capturados pelas forças policiais: Carlos Henrique Brauna, 23, Rafael Jesus da Silva, 23 e Angelo Matheus Felix, 19.

Dois suspeitos já estavam presos acusados de cometer crimes: Igor Alves Pires, de 18 anos, e Laisson Marques de Oliveira, 18. A ação do Brasil Central Seguro ocorreu simultaneamente em sete estados que integram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Tocantins, Minas Gerais e Distrito Federal.


Carlos Henrique e Rafael Jesus estão envolvidos no roubo de dois veículos: um HRV e outro Renegade, ocorrido em 07 de junho, no Jardim Europa. Ângelo Camilo foi preso pelo envolvimento no roubo de um Cobalt, em 18 de junho, no Jardim Nova Era, em Aparecida de Goiânia.



Igor Alves Pires e Laisson Marques de Oliveira são alvos de novos mandados de prisão em virtude do envolvimento no roubo de Fox, em 30 de junho, na Vila Canaã.



“São bandidos que não se conhecem e estavam sendo investigados por cartórios diferentes de nossa delegacia, mas todos têm em comum a preferência por roubar carros da marca Hyundai HB-20”, diz o delegado Adriano Costa, titular da Derfrva. A operação contou com o apoio de duas equipes da Denarc e com o apoio logístico da Gerência de Inteligência da PC.



Esta é a segunda fase da operação, resultado das articulações entre os estados que decidiram unir esforços no combate ao crime organizado. No Mato Grosso foram cumpridos 264 mandados de busca e apreensão somente na região metropolitana de Cuiabá. Concentra ainda 95 mandados de prisão.



De acordo com a polícia, outro exemplo de integração foi a instalação em julho, em Brasília, de um Comitê Integrado de Inteligência que reúne profissionais dos serviços de inteligência dos estados que integram o consórcio. A partir do trabalho nesse comitê de inteligência, os policiais estão mapeando todas as quadrilhas que agem no centro do país.



Pacto

O Pacto Integrador de Segurança Pública, presidido pelo vice-governador e titular da SSPAP, José Eliton, e que já integra 11 unidades da federação, tem por objetivo integrar os serviços de inteligência e planejar em conjunto as ações para coibir o crime organizado, entre eles o tráfico de drogas e de armas, o roubo de cargas e de veículos e os assaltos a instituições financeiras, com uso de armamento pesado e explosivos.



Com essa cooperação técnica entre os estados é possível aos governos ter uma visão macro das ações criminosas nos estados, reunindo informações de todas as forças policiais e dos serviços de inteligência, podendo antever ações e planejar intervenções em qualquer território dos signatários do pacto. Várias atividades conjuntas já foram realizadas dentro desse acordo de cooperação, resultado no desmantelamento de grandes quadrilhas em Goiás, Tocantins, Minas Gerais e outros estados.



Além de integrar os serviços de inteligência e planejar ações conjuntas, o Pacto Integrador também possibilita o compartilhamento de tecnologias. Trata-se de um modelo de gestão da segurança pública que é vanguarda no país e com resultados extremamente positivos.



Nenhum comentário: