terça-feira, 27 de setembro de 2016

Imprensa Só Ajuda Time Ganhar Jogo de Futebol Quando Fala Mal de Jogadores

Tenho  quase 30 anos atuando na imprensa esportiva, dos quais quase 20 anos no dia a dia na cobertura de clubes e da seleção brasileira. Neste tempo aprendi que 90% das pessoas que militam na imprensa esportiva são analfabetos táticos, que falam de futebol, mas não entendem de futebol como deveriam para serem considerados profissionais. São tão leigos quanto a maioria dos torcedores que vêem o futebol pelos ouvidos. Os chamados papagaios passionais.

Imprensa não joga portanto não ganha jogo, certo? Errado cara pálida. Imprensa pode muito bem ajudar a ganhar jogos. Não quando elogia mas sim quando critica. A critica motiva mais que o elogio. A maioria dos cronistas esportivos não fazem ideia da importância de um vestiário, até porque nunca estivem em um vestiário, nem antes, durante ou depois de uma partida de futebol. Logo não poderia mesmo saber. 

No vestiário se ganha e se perde jogo como vi inúmeras vezes acontecer. Principalmente com o técnico Cuca que tem um dos melhores vestiários dos treinadores que conheci. quando a coisa não dava pelo lado técnico era preciso criar algo de novo para tentar tirar os jogadores forças que nem eles sabia que tinha. Eu vi isto acontecer inúmeras vezes. Sabe como? Usando a imprensa. 

Foi isto que aconteceu no último jogo do Goiás contra o Oeste. A diretoria de comunicação do Goiás fez uma montagem de todas as criticas que imprensa fez a time, jogadores e isso foi para dentro do vestiário. Cuca fazia isso quando eu era repórter que cumpria o Goiás. Eu ficava encarregado de provocar critica dos comentaristas a determinados jogadores, provocar declarações polêmicas de jogadores adversários, dirigentes. Qualquer coisa que pudesse ser usado dentro do vestiário. Cuca colocava um som dentro do vestiário e estes aúdios eram reproduzidos, vários cartazes colados na paredes dos vestiários com criticas da imprensa, então Cuca trabalhava o lado emocional do jogador. 
"Eles não acreditam, eles te criticam. mas nós acreditamos em você, nós vamos te apoiar, nos vamos te abraçar e você vai fazer a melhor partida da sua vida.  Nós vamos ganhar este jogo por nós e pelo nossos familiares".  Hoje não vamos superar apenas nosso adversário, hoje vamos superar os nosso próprios limites" Dizia Cuca no vestiário. Nem imaginavam os jogadores que todo aquele ambiente era criado pelo próprio Cuca. 
Foi assim que Cuca tirou o Goiás de um rebaixamento e fez a mais espetacular sequência do Goiás no campeonato brasileiro. Hoje não sei se ele ainda faz isso, mas no inicio da carreira foi assim.

Qual o problema de se fazer isso? Futebol tem a ver mais com o lado emocional do que imaginam as vãs filosofias. Se não fosse assim, o Goiás jamais teria caído para série B tendo um time com Josué, Thiago, Túlio, Marabá, Danilo, Alex, Araújo, Fernandão e Aloisio.

Fiquei sabendo que alguns comentaristas ficaram "putinhos" com a assessoria de imprensa do Goiás e com o próprio técnico Gilson Kleina por utilizarem gravações para motivar os jogadores. Pobres leigos, mal sabem eles que só ajudam o time quando criticam, portando, os elogios são dispensáveis e mais prejudicam do que ajudam. 

Nenhum comentário: