Governador lança programa educacional da Secima, no Parque Altamiro de Moura Pacheco, e reafirma importância das políticas ambientais
No mesmo evento, secretário Vilmar Rocha anuncia a gestão compartilhada das unidades de preservação ambiental, aproveitando as experiências obtidas na Saúde e Educação
O governador Marconi Perillo disse na manhã desta segunda-feira, no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp), que os recursos ambientais devem ser preservados para as próximas gerações. “Vivemos uma crise sem precedentes, mas daqui a 20 anos as crianças vão querer saber o que foi feito na área ambiental; pois as crises passam, mas os recursos ambientais não são renováveis, e precisam ser preservados”, afirmou, durante discurso de lançamento do Projeto de Conscientização Ambiental e Cidadania, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima).
Com essa preocupação, Marconi ressaltou os investimentos na área, que, desde o início de seu primeiro governo, teve multiplicado por cinco o número de unidades ambientais preservadas. Naquela época, havia 12 estações de tratamento de esgoto em Goiás. “Hoje, já vamos para 96”, destacou, ao lembrar ainda que Goiânia já conta com 90% de esgoto coletado e tratado, e que a Região Metropolitana terá água garantida para mais 50 anos, com o Centro Produtor Mauro Borges.
“Sempre estimulei programas como este, detalhado, estruturado e com foco”, afirmou Marconi, sobre o projeto lançado. Em seguida, elogiou o secretário Vilmar Rocha. “Sou muito tranquilo por vê-lo na secretária, pois tem cabeça aberta, especialmente em relação a esse tema, além de saber formar boas equipes”, avaliou.
Consciência ambiental
O governador entende que a consciência ambiental melhorou muito: “As crianças de hoje ensinam os adultos, que também vivem uma mudança de comportamento”. Para Marconi, esse projeto vai aguçar ainda mais a visão das crianças. O que é muito bom para Goiás, berço das águas. “Somos a cumeeira das águas do Brasil, com nascente das três bacias, do Prata, do São Francisco e Amazonas”, observou, ao revelar uma feliz coincidência. Disse ainda que, ao acordar pela manhã, cantarolava uma das músicas entoadas pelo Coral da Saneago, “Planeta Água”, do cantor e compositor Guilherme Arantes.
Para uma plateia lotada, o governador fez questão de dirigir-se aos alunos do Colégio Militar Hugo de Carvalho Ramos. Recordou ter tido a honra de realizar o propósito para o qual essa unidade foi criada, pelo então governador Ary Valadão. Em 1999, o Hugo foi transformado em escola militar. “Foi uma unidade criada para ser uma escola de líderes, mas estava entregue às drogas. Hoje, sim, é uma escola de líderes”, disse.
Em seguida, Marconi pediu para que levantassem a mão os alunos que gostam de estudar na unidade. A reação foi unânime, com todos os mais de cem alunos presentes de braços levantados. “Muita gente é contra a escola militar, mas queremos diversidade na educação. O que interessa são alunos com boa escola, com ensino de qualidade, como ocorre no Hugo”, explicou.
Ao final do discurso, todos cantaram “parabéns pra você”, pelos 53 anos do governador completados hoje, que, em seguida, cortou um bolo de aniversário entregue pelo prefeito Juninho, de Terezópolis, em nome da população da cidade. Antes, ao chegar ao parque, Marconi plantou uma muda de Ipê, ao lado do secretário Vilmar Rocha, em alusão às 100 mil mudas plantadas no parque desde setembro do ano passado dentro do projeto de Conscientização Ambiental e Cidadania, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.
Vilmar Rocha anuncia terceirização dos parques ambientes do Estado
O secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Vilmar Rocha, anunciou, na manhã desta segunda-feira, projeto de terceirização dos 12 parques ambientais do Estado. Segundo ele, o tema já foi conversado com o governador. “Inicialmente, nossa intenção era privatizar nossos 12 parques, mas como já temos a experiências nas OS implantadas na Saúde, e em implantação na Educação, optamos pela gestão compartilhada”, afirmou, durante o lançamento do Projeto de Conscientização Ambiental e Cidadania, desenvolvido pela pasta.
Ao destacar as parceiras de órgãos estaduais, como OVG, Agehab e GoiásTurismo, o secretário disse tratar-se de um projeto estruturado e permanente, que vai abranger 60 mil alunos de 18 cidades, no período de 2016 a 2018. O objetivo é promover com eles a discussão de temas como saneamento, energia sustentável, descarte e aproveitamento de lixo, entre outros.
Esses temas serão abordados por meio de palestras, debates e oficinas em escolas. Serão realizadas ainda visitas monitoradas e guiadas às unidades de preservação, exposições fotográficas e de animais empalhados. Às escolas serão distribuídas videotecas e bibliotecas. Um programa educativo, chamada “Ambiente-se” será apresentando na TV e na internet. A divulgação do Parque Altamiro de Moura Pacheco também faz parte do programa.
Para Vilmar Rocha, o lançamento desse projeto foi também uma “inauguração simbólica” da reforma do parque, envolvendo as partes hidráulica, elétrica e de pintura dos prédios da unidade. Em setembro do ano passado, foi iniciado o plantio de 100 mil mudas na área. O processo de crescimento das mudas, segundo o secretário, será acompanhado durante três anos pela empresa contratada. “Ainda vamos plantar mais 200 mil mudas em áreas degradas e de pastagens”, anunciou.
Participaram ainda do evento o prefeito de Anápolis, João Gomes; os deputados Júlio da Retífica e Onaide Santillo; o diretor-presidente da Saneago, José Taveira Rocha; o secretário de Meio Ambiente de Goiânia, Nelcivone Melo; entre outras autoridades e servidores da secretária e da Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário