Secretário e deputado federal participou da viagem inaugural da empresa em Goiânia, antes mesmo do início oficial da operação
A primeira viagem da Uber em Goiânia aconteceu antes mesmo do início oficial da operação da empresa em Goiânia, nesta sexta-feira (29/01). O roteiro inaugural ocorreu na quinta-feira (28/01), teve partida do Setor Bueno, com passagem rápida pelo Parque Vaca Brava, e o destino foi a Praça Cívica. O primeiro passageiro na capital goiana foi o deputado federal e secretário de Gestão e Planejamento de Goiás, Thiago Peixoto. Ele foi escolhido pela empresa norte-americana por sua postura moderna, representatividade política e defesa pública da vinda do aplicativo para Goiás.
“É uma grande honra ter sido escolhido para ser o que a Uber define como Rider Zero, que é a primeira pessoa da cidade a experimentar o serviço. Mas, mais do que isso, é gratificante saber que o goianiense passa a contar com uma opção de transporte que é moderna, ágil e barata. É um ganho enorme para a mobilidade da nossa capital”, explica Thiago Peixoto.
Mas a experiência com a Uber só é nova para o deputado nas ruas de Goiânia. Ele já conhece o aplicativo há algum tempo, já tendo-o utilizado no exterior, nos Estados Unidos e Europa, e em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. “Sou um adepto e entusiasta de novas tecnologias. Creio que elas só têm a acrescentar. Em Goiânia, por exemplo, o Uber passa a ser uma opção a mais de transporte, somando-se a bicicletas, motos, carros, táxis e ônibus”, afirma o deputado.
Thiago Peixoto foi atendido na primeira viagem pelo motorista Bruno Maia, selecionado pela empresa para transportar o Rider Zero. Ele buscou o deputado em casa, no início da manhã de quinta, e levou-o ao vizinho Parque Vaca Brava, onde uma equipe da Uber gravou um depoimento sobre o apoio à vinda da empresa para a capital e sobre as impressões a respeito da chegada. Depois, o secretário foi levado para o Palácio Pedro Ludovico Teixeira, onde fica a sede da Segplan.
“Pela experiência da primeira viagem, vejo que o padrão de qualidade de atendimento da Uber vai se repetir em Goiânia. O carro é de ótimo padrão e o motorista tem um excelente nível. Dirige bem e foi bastante educado. Creio que a Uber não demorará a ter muitos adeptos na capital”, explicou Thiago Peixoto. Ele acrescentou, ainda, a importância do viés social. “Nesse momento de crise, tem um impacto positivo muito grande a questão da geração de empregos. E a Uber oferece a possibilidade de uma nova fonte de renda”, salienta.
Regulamentação
Além da defesa particular do uso do aplicativo, Thiago Peixoto também é um defensor político. Em outubro do ano passado, na Câmara dos Deputados, ele apresentou um Projeto de Lei (3384/2015) que busca regulamentar o uso do aplicativo em todo o país. A proposta altera trechos do Código de Defesa do Consumidor, Lei dos Taxistas, Lei da Mobilidade Urbana e o Código de Trânsito Brasileiro. Uma das justificativas dos taxistas que é negativa à chegada do aplicativo tem relação com um possível não pagamento de tributos. Mas isso não procede. O motorista do Uber, por fazer um transporte privado individual, paga vários impostos como IOF, ICMS, IPVA e ISS. Já os taxistas recolhem uma taxa anual ao município e pagam somente ISS, em alguns casos, sendo isentos dos demais impostos.
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